Páginas

quarta-feira, 2 de março de 2011

UMAPAZ ANO 6
Março 2011
“Periga até entrar-lhe um peixe no olho”

Amar a água, essência da vida, nos ensinou lindamente Moacyr Scliar, especialmente na Gota D`Água, a história do encontro de uma gota de água com um menino.

Quem mora em São Paulo mora perto de algum curso d’água, pois o nosso sítio geográfico é repleto de rios, riachos e córregos. Os grandes rios são conhecidos, mas nem sempre conhecemos o rio “da nossa aldeia”, isto é, aquele que passa pertinho de nós, porque muitos dos riachos de São Paulo estão escondidos – foram canalizados. E quando o conhecemos é porque ele transbordou, encheu a rua, a casa... Esquecemos que os rios e os riachos têm um leito expandido e que isso é natural. Pior, esquecemos que instalamos avenidas e construções em cima deles, impermeabilizamos o solo que absorveria a chuva e que, jogando lixo em qualquer lugar, a água e o lixo entrarão na nossa casa, nas nossas ruas e em nossos veículos.

Muitos lugares já redescobriram como tratar, com amor, os seus rios. Nós estamos reaprendendo. Quando fazemos parques lineares em nossa cidade – Tiquatira, Canivete, Fogo, Itaim, Rapadura, Sapé, Ipiranguinha - estamos respeitando as várzeas, criando áreas permeáveis e arborizadas e poderemos nos reencontrar com os rios de forma prazerosa e confiante.

Em São Paulo, somos todos ribeirinhos e será bom quando nossos rios e riachos estiverem tão limpos e amados que, nadando neles, pode ocorrer até de nos entrar um peixe no olho.

Siga a UMAPAZ em www.twitter.com/umapaz

                                                           DESTAQUE                                            

INÍCIO DA 5ª TURMA DA CARTA DA TERRA EM AÇÃO
Capacitação de Agentes Urbanos de Sustentabilidade Socioambiental.
Público Focalizado: Pessoas com mais de 18 anos e escolaridade média ou superior que desejam se preparar para atuar na comunidade. Saiba mais www.youtube.com/watch?v=64iOUgPXga4
Corpo docente: Educadores, sociólogos, biólogos, comunicadores sociais da UMAPAZ e convidados.
Turma Matutina: De 15 de março a 16 de junho. Em agosto início da Turma Noturna.
INSCRIÇÕES ENCERRADAS





                                                             CURSOS E OFICINAS                                   
 • Curso “Vivenciando a Carta da Terra no dia a dia” Tem o objetivo de estimular o desenvolvimento pessoal através dos princípios da Carta da Terra. A metodologia utiliza técnicas prático-vivenciais seguidas de análise e discussão; exercícios individuais e em grupos que promovem impacto, reflexão e autoconhecimento e simulações da vida real que valorizam a experiência do grupo em conexão com o aporte teórico.
Público focalizado: aberto a todos os interessados.
Datas e Horário: 01, 15, 22 e 29 de março; 05, 12 e 19 de abril, das 19h às 22h.
Facilitadora: Daniela Piaggio, especialista em Psicologia Social e Organizacional, sócia da Germinare Desenvolvimento Humano.
Coordenação: Eveline Limaverde
INSCRIÇÕES ENCERRADAS

• Curso “Saberes e Sabores da Educação Integrativa”
Tem por objetivo apresentar e exercitar abordagens pedagógicas integrativas para que sejam capazes de promover a ampliação, a superação e a transcendência da visão separatista, reducionista e cientificista dos nossos tempos. O resgate do sujeito, o conhecimento integral, as dinâmicas do vivo e da vida são alguns exemplos do que é premente recuperar e re-significar. Propõe a aproximação vivencial e reflexiva de abordagens pedagógicas integrativas na construção do conhecimento para a educação do século XXI.
Datas e Horário: 02, 16, 23 e 30 de março; 13, 20 e 27 de abril, e 04 de maio (quartas-feiras), das 14h às 17h.
Facilitadora: Daniela Kolhy Ferraz, bióloga, mestre e doutora em Ecologia, educadora e mediadora de processos participativos.
Coordenação: Estela Maria Guidi Pereira Gomes e Thereza Christina Rosa.
INSCRIÇÕES ENCERRADAS

• Curso “Planejação: Planejamento e Gestão de Projetos para Organizações do Terceiro Setor”
Ao longo do curso os participantes irão vivenciar o aprender-fazer de todas as etapas para a gestão de um ou mais projetos ligados à sua atividade principal, do alinhamento das primeiras idéias a entrega e apresentação do resultado final. Esta vivência é acompanhada de reflexão sobre os principais fatores para o sucesso e os cuidados que devem ser tomados na elaboração, execução e conclusão de projetos, com ênfase na gestão dos recursos financeiros.
Público focalizado: Conselheiros, Agentes sociais locais e regionais, ex-alunos do Curso Carta da Terra em Ação e Educação Gaia, e outros interessados.
Datas e Horário: 15, 17, 22, 29 e 31 de março; 05 e 07 de abril (terças e quintas), das 19h ás 22h.
Facilitador: Áureo Magno Gaspar Pinto - Coordenação: Valério Igor Príncipe Victorino e Rose Marie Inojosa.
Vagas: 40 – HAVERÁ SELEÇÃO

• Curso “O Grito do Prefixo Trans”
Propõe despertar os participantes para a necessidade de mudanças no pensar, sentir e agir para colaborar com a construção de um mundo mais amoroso.
Público focalizado: aberto a educadores, colaboradores da Escola, estudantes, e demais interessados.
Datas e Horário: 17, 24, e 31 de março, 07, 14, e 28 de abril e 05 e 12 de maio de 2011 (quintas feiras), das 09h30 às 12h30.
Facilitadora: Lygia Maria Cerviño Lopez - Coordenação: Glacilda Pinheiro Corrêa
Vagas: 50 – HAVERÁ SELEÇÃO -
INSCRIÇÕES: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br (até dia 11 de março).

• Curso “A Análise Transacional como recurso na Mediação de Conflito”
Utiliza o método psicológico da teoria da Analise Transacional como recurso na mediação de conflitos. Com a AT conseguimos desenvolver qualidade e eficácia na comunicação.
Público focalizado: pessoas que buscam o autodesenvolvimento e têm interesse ou atuem com mediação de conflitos.
Datas e Horário: 01, 15, 22 e 29 de março; 05, 12 e 19 de abril, das 14h às 17h.
Facilitadora: Daniela Piaggio, psicóloga Social e Organizacional -
Coordenação: Eveline Limaverde.
INSCRIÇÕES ENCERRADAS

• Curso: “Mandalas: Construindo novos caminhos”
O objetivo desse trabalho é a construção de novos caminhos para a ampliação da consciência. Tem por embasamento o estudo sobre mandalas inspirado no trabalho da terapeuta artística Mary Porto “O Ciclo das Mandalas”, um ciclo com sete mandalas numéricas feitas em aquarela. A prática propõe ampliar a consciência no diálogo do mundo externo (círculo) com o interno (centro).
Datas e Horário: 21, 28/03; 04, 11, 18, 25/04 e 02/05/2011 (às segundas-feiras), das 12h às 17h.
Facilitadora: Regina Chiesa, artista plástica e arte-educadora -
Coordenação: Márcia Amélia Moura, docente da UMAPAZ.
INSCRIÇÕES ENCERRADAS

• Curso: “O Desenvolvimento do potencial criativo do educador transdiciplinar”
O objetivo do curso é a aproximação do ser criativo e da ampliação de abordagens e práticas transdiciplinares. A Transdisciplinaridade como nova abordagem educacional é um desafio em sua complexidade, na intenção da unidade do conhecimento. Em um momento planetário em que temos ao nosso alcance todas as culturas mundiais, do passado e do presente, faz-se necessário o desenvolvimento de um Ser Integrado e Integrador desses diversos universos.
Datas e Horário: de 22 março a 21 de junho (terças-feiras), das 17h às 21h.
Facilitadoras: Regina Chiesa, artista plástica e arte-educadora, e M. Christina Belfort, educadora ambiental e terapeuta.
Coordenação: Márcia Amélia Moura, docente da UMAPAZ.

• Curso: “Ombudsman Ambiental para as próximas gerações”
O curso tem por objetivo conhecer e analisar a figura do ombudsman ambiental existente em alguns países; discutir as possibilidades e pertinência de um ombudsman ambiental para as futuras gerações no Brasil; refletir sobre as ações necessárias para a incorporação dessa experiência na cidade de São Paulo.
Datas e Horário: 02 e 03 de março, das 16h às 19h.
Público focalizado: conselheiros da área socioambiental, consultores socioambientais, participantes de ONGS e movimentos voltados à sustentabilidade ambiental, estudantes e demais interessados.
Facilitadora: Sandra Inês Baraglio Granja, doutora pela Universidade de São Paulo na área de negociação e mediação de conflitos socioambientais.
Coordenação: Rose Marie Inojosa.
INSCRIÇÕES ENCERRADAS

• Curso: “Alimentação Sustentável”
Tem como proposta abordar a importância energética dos alimentos vivos orgânicos que podemos cultivar em nossos quintais, promovendo a saúde e criando fontes de sustentabilidade e oferecer a oportunidade de elaborar pratos saborosos e saudáveis utilizando ingredientes locais.
Datas e Horário: 16/03, 23/03, 30/03, 06/04, 13/04 e 20/04 (quartas-feiras), das 13h30 às 16h30.
Focalizadora: Denise Haddad - Coordenação: Angélica Berenice de Almeida e Suely Feldman Bassi, docentes da UMAPAZ.
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
                                              PALESTRAS, ENCONTROS e EVENTOS                              
• Palestra: “Visão Integral: Rodas de conversas transdisciplinares”
Dia 15 de março (terça-feira), das 18h às 21h
A palestra aborda uma nova e revolucionária sistemática para resolução dos problemas humanos – os Estudos Integrais - que foi desenvolvida nas últimas três décadas pelo pensador americano Ken Wilber, um dos maiores filósofos e pensadores contemporâneos, considerado o fundador do campo de "Estudos Integrais".
Palestrante: Roberta Ribeiro, médica, especialista em saúde integral. Criou uma metodologia própria e inovadora de abordagem médica, com foco na saúde e no bem-estar integral, utilizando técnicas da medicina convencional e práticas complementares.
Coordenação: Márcia Amélia Moura.
(Não é preciso se inscrever. Pedimos chegar com 15 minutos de antecedência).

• Circuito de Filmes – Temáticas Socioambientais
Dia 12 de março, das 10h às 12h30
Documentário: SURPLUS: TERRORIZED INTO BEING CONSUMERS
Neste documentário o diretor e produtor Erik Gandini realiza uma ácida crítica à extravagante cultura consumista e aos sistemas político-ideológicos vigentes. Mostra como governos e corporações encenam o drama da civilização moderna impondo comportamentos e ideologias que fazem os indivíduos acreditar que a felicidade está no consumismo desenfreado, mesmo à custa da degradação dos ecossistemas do planeta.
O Circuito de Filmes da UMAPAZ acontece no primeiro sábado de cada mês, com a exibição de documentários, filmes e entrevistas com foco em temáticas socioambientais. O evento tem o objetivo de desenvolver a visão aprofundada, crítica e prospectiva da realidade, sempre focando os desafios da sustentabilidade socioambiental.
Em razão do Carnaval, o evento estará sendo apresentado no dia 12/03.
Facilitador: Valério Igor P. Victorino, docente da UMAPAZ, sociólogo e doutor em sociologia pela Universidade de São Paulo.
Coordenação: Nadime Boueri, docente da UMAPAZ.
(Não é necessário inscrição. Pede-se chegar com 15 minutos de antecedência)

• Programa Meio Ambiente e Saúde – Cuidando da Ecologia Integral
Tem o objetivo de oferecer caminhos de reflexão e práticas físico-meditativas e esferas afins, que propiciem o desenvolvimento da qualidade de vida, preservação da saúde e do meio ambiente, garantindo uma vivência saudável entre o ser humano e a natureza.
Tema: “PAVS – Programa Ambientes Verdes e Saudáveis: Desenvolvendo ações integradas em saúde e meio ambiente no município de São Paulo”.
Palestrante: Yamma Mayura Duarte Alves e Eunice Emiko Kishiami.
Dia e Horário: 25 de março, (sexta-feira), das 14h às 17h.
Coordenação: Suely Feldman Bassi e Vitor Lucato.

• Fazendo Arte na Biblioteca
Dia 26 de março (sábado), às 10h às 12h – Espaço Sapucaia
Atividades ludopedagógicas para crianças. Brincadeiras, teatro e contação de histórias. Evento mensal promovido pela UMAPAZ e a Aliança pela Infância.

• 36º Fórum Aliança pela Infância
Espaço de discussão, reflexão e aprendizagem que tem como objetivo ampliar e aprofundar a compreensão da infância através do diálogo entre diferentes perspectivas com o olhar voltado para a situação atual da infância, interligando temas com foco no desenvolvimento integral e saudável do ser humano e na promoção de uma cultura de paz e respeito à essência de cada criança.
Data e Horário: 12 de março, das 9h às 12h.
Público focalizado: educadores.
Informações e inscrições no site: http://www.aliancapelainfancia.org.br/eventos.php
Realização: Parceria Aliança pela Infância e UMAPAZ.

• Galeria de Retratos – “Rudolf Steiner”
Dia e Horário: 25 de março (sexta-feira), às 14h30.
Coordenação: André Luis Moura de Alcântara e Nadime Boueri Netto Costa.
      CURSO E OFICINAS          
Em andamento -  Inscrições Encerradas            
 • Danças Circulares e Sabedoria dos Povos
De 11/02 a 15/04 (às sextas-feiras), das 9h às 12h.
Focalizador: Samuel Souza de Paula, pesquisador das Culturas dos Povos e Estela Maria Guidi Pereira Gomes – focalizadora de Danças Circulares.
Coordenação: Estela Maria Guidi Pereira Gomes e Thereza Christina Rosa, docentes da UMAPAZ.

• Valores da Cultura Indígena
De 10/02 a 07/04 (às quintas-feiras), das 9h às 12h.
Focalizador: Samuel Souza de Paula, pesquisador das Culturas dos Povos.
Coordenação: Angélica Berenice de Almeida e Thereza Christina Rosa, docentes da UMAPAZ.

• “Plantar Sementes: Do cultivo à elaboração dos alimentos na escola”
De 24/02 a 07/04 (às quintas-feiras), das 14 às 17 h.
Focalizador: Denise Haddad.
Coordenação: Angélica Berenice de Almeida e Suely Feldman Bassi.

                                      PROGRAMAS E ATIVIDADES CONTINUADAS                  
• Aventura Ambiental no Parque Ibirapuera
Oferecido pela UMAPAZ desde 2006. A programação prevê: visita monitorada com apresentação histórico-cultural, flora e fauna do parque; vivências e reflexões que possibilitam vínculo afetivo com a natureza e o despertar de valores humanos. Aberto a usuários, escolas e organizações locais, em grupos de 15 a 40 pessoas (crianças, jovens e adultos).
Agendamento: Telefone (11) 5572-1004.
Coordenação: Angélica Berenice Almeida e Thereza Christina Rosa.

• Danças Circulares
As danças circulares fazem parte de um movimento mundial de resgate de danças tradicionais e contemporâneas dos povos, buscando a convivência cooperativa, o respeito por si mesmo, pelo outro e pelo planeta.
Dia e horários: Às quartas-feiras, das 9h às 11h.
Coordenação: Estela Maria G. Gomes – Focalizadora de Danças Circulares (técnica da UMAPAZ).

• Grupo Experimental de Diálogo
A proposta, que integra o projeto “A Prática do Diálogo para o Fortalecimento das Redes de Convivência”, tem por objetivo a reflexão conjunta e a prática continuada do diálogo. Os encontros são quinzenais.
Coordenação: Márcia Amélia Moura (docente da UMAPAZ).
Público Focalizado: ter concluído um dos cursos ou workshop de Diálogo ou oficina de Introdução ao Diálogo.
Datas: 03, 17 e 31 de março; 14 e 28 de abril, 12 e 26 de maio; 02, 16 e 30 de junho.
Dias e horário: Às quintas-feiras, das 14h30 às 16h30

• Meditação
Prática que conduz à permanência na quietude e no centro do equilíbrio do Ser.
Coordenação: Suely Feldman Bassi. Facilitação: Jerusha Chang – educadora e discípula do mestre Taoista Liu Pai Lin.
Às quartas-feiras, das 11h às 12h30.

• Tai Chi
Prática milenar de origem chinesa para a integração do Céu da Terra e do Ser Humano, que propicia saúde e paz.
Coordenação: Suely Feldman Bassi. Facilitadora: Jerusha Chang – educadora e discípula do mestre Taoista Liu Pai Lin.
Às segundas-feiras, das 10h30 às 12h30.

• Roda de Capoeira
Manifestação cultural que inclui em sua prática a luta, a dança, a música, dramatização, brincadeira, jogo e a espiritualidade. Expressão da tradição afro-brasileira baseada na convivência e na interação dos participantes, transmitida oralmente de mestre para discípulo.
Facilitadora: Daisy Caribé da Rocha Braga – SVMA.
Às segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h.

• Videoconferências Palavras de Paz – “A Paz e o Contentamento Interior”
Exibição de vídeo da série Palavras de Paz, com Prew Rawat, seguido de roda de conversa sobre a paz, contentamento interior e temas afins.
Atividade em parceria com a Sociedade de Apoio à Paz Interior.
De março a dezembro de 2010 (às terças-feiras), das 18h30 às 19h30.
                                                 ATIVIDADES DESCENTRALIZADAS                                
• Curso: “Vivenciando a Carta da Terra no dia a dia” A UMAPAZ é um Departamento da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) da Prefeitura do Município de São Paulo. Em funcionamento desde o final de 2005, a UMAPAZ tem por objetivo o fomento e a facilitação da formação de pessoas para a convivência socioambiental sustentável e pacífica, transdisciplinariedade e interculturalidade, cultura de paz e não-violência e acesso universal à informação. Atua em parceria com instituições afins, permitindo diversificar a programação e atender um maior número de pessoas. Todas as atividades promovidas pela UMAPAZ são gratuitas.
Parque Jardim da Luz - Praça da Luz s/n – Bom Retiro - Tel. (11) 3227-3545
Datas e Horário: 01, 15, 22 e 29 de março; 05, 12 e 19 de abril, das 9h às 12h.
Tem o objetivo de estimular o desenvolvimento pessoal e de comportamentos através dos princípios da Carta da Terra. Utiliza técnicas prático-vivenciais; exercícios individuais e em grupos.
Público focalizado: aberto a todos os interessados.
Facilitadora: Daniela Piaggio, psicóloga Social e Organizacional, consultora, sócia da Germinare Desenvolvimento Humano.
Informações e Inscrições: Pelo e-mail: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br ou na administração do Parque (endereços acima)

• Vivências “Dançando Histórias”
Dia 10/03, das 14h30 às 17h - Parque Jardim da Luz - Praça da Luz s/n – Bom Retiro - Tel. (11) 3227-3545.
Dias 12 e 26/03, das 14h às 17h, e 13/03, das 9h30 às 12h - PET - Rua Canuto de Abreu, S/n – Tatuapé – Tel. (11) 2671-8788.
Dia 03/03, das 14h às 17h - Parque Lions Clube Tucuruvi – Rua Alcindo Bueno de Assis, nº. 500 - Tremembé/Tucuruvi - Tel. (11) 2203-5837.
As vivências de mediação de histórias com danças circulares têm o propósito de estimular reflexões que contribuam para a melhoria das relações interpessoais, com a comunidade e com o meio ambiente, a partir de um contato com a sabedoria ancestral. A metodologia inclui a mediação da história com as danças circulares, dinâmicas relacionadas com o tema e partilha entre os participantes.
Público focalizado: aberto a todos os interessados - jovens e adultos.
Facilitadora: Daniela Ferraz, bióloga e educadora - Coordenação: Estela Maria Guidi Pereira Gomes, docente da UMAPAZ.
Informações e Inscrições: Por telefone ou diretamente na administração dos parques (endereços acima).

 
• Programa TAI CHI nos Parques
Parque Lions Clube Tucuruvi – Rua Alcindo Bueno de Assis, alt. nº. 500 - Palmas do Tremembé/Tucuruvi - Tel. (11) 2203-5837.
Às quartas-feiras, das 7h às 9h.
Prática milenar de origem chinesa para a integração do Céu da Terra e do Ser Humano, que propicia saúde e paz.
Público focalizado: Atividade aberta a todos os interessados.
Facilitadora: Emi Miura - Coordenação: Suely Feldman Bassi, docente da UMAPAZ.

 
• Danças Circulares nos Parques
A prática das Danças Circulares em parques e em áreas verdes na cidade de São Paulo teve início na década de 1990, por iniciativa de Bia Esteves e focalizadores voluntários. Desde 2009 o programa foi levado aos parques municipais, promovido pela UMAPAZ em parceria com o DEPAVE - Departamento de Parques e Áreas Verdes, da SVMA, e coordenado por Estela Maria Guidi Pereira Gomes, docente da UMAPAZ. O programa é gratuito e aberto a todos os interessados.

 
• Parque Esportivo do Trabalhador (PET)
End.: Rua Canuto de Abreu, s/n, Tatuapé - Informações: Tel. 2671-3832.
Horário: Às terças-feiras às 9h - a partir de 15/fevereiro.

 
• Parque Ermelino Matarazzo
End.: Rua Abel Tavares, 1584, Ermelino Matarazzo. - Informações: Tel. 2214-7481.
Horário: Às quintas-feiras às 9h - a partir de 17/fevereiro.

 
• Parque Severo Gomes 
 End.: Rua Pires de Oliveira, 356, Granja Julieta - Informações: Tel. 5687-4994.
Horário: Aos sábados, às 10h. Dias: 05 e 19 de março; 02 e 16 de abril; 07 e 21 de maio.

• CEMUCAM 
 End.: Rua Mesopotâmia s/n – km 25 da Rod. Raposo Tavares – Cotia - Informações: 4702-2126 ou 4702-8404.

Horário: Aos domingos, às 9h. Dias: 20 e 27 de março; 03, 10 e 17 de abril; 08, 15, 22 e 29 de maio e 05, 12 e 19 de junho de 2011.
                                                   BIBLIOTECA - ESPAÇO SAPUCAIA                     
 Acervo voltado ao meio ambiente e cultura de paz. Livros, teses, trabalhos técnicos, periódicos, CDs, DVDs, VHS e fotografias.
Dedicada à pesquisa, consulta e empréstimo. O acervo pode ser conhecido no site http://umapaz.phl-net.com.br.
De segunda a sexta-feira, das 9h às 19h e aos sábados, das 9h às 13h.
Informações: (11) 5083-1928 ou pelo e-mail: bibliotecaumapaz@prefeitura.sp.gov.br

• Fazendo Arte na Biblioteca
Dia 26 de março (sábado), às 10h às 12h – Espaço Sapucaia
Atividades ludopedagógicas. Brincadeiras, teatro e contação de histórias. Evento mensal promovido pela UMAPAZ e a Aliança pela Infância.
                                                                ACONTECEU                                            
• 04 de fevereiro – A UMAPAZ participou, com Nadime Boueri Costa, do World Café Internacional e Intergeracional, facilitado por Juanita Brown e David Isaacs, criadores da metodologia, que é utilizada com freqüência pela UMAPAZ. O convite à UMAPAZ foi feito por Beatriz Redko, parceira e facilitadora de cursos e eventos.


• 09 de fevereiro – A UMAPAZ participou da atividade expandida “Educação para a Sustentabilidade”, proposta pelo Instituto Paulo Freire no contexto do Fórum Mundial 2011 – Dakar, na Casa da Cidadania Planetária. A mesa, com o Prof. Moacir Gadotti e a Profa Rose Marie Inojosa, em São Paulo, dialogou com os presentes em São Paulo, com internautas e com o grupo reunido em Dakar, na África.

 
• 25 de fevereiro – A homenagem ao poeta, filósofo e pacifista Rabindranath Tagore, contou com presença, entre outros, do Cônsul-geral da Índia Jeitendra Kumar Tripathi, Lia Diskin, co-fundadora da Associação Palas Athena, Swami Nirmalatmananda, diretor espiritual da Ramakrishna Vedanta Ashrama de São Paulo, Hamilton Faria do Instituto Polis e do secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge. Christiane Ceron apresentou números de dança clássica indiana estilo Odissi.

                                                              
Veja também:
Programação Planetário e Escola Municipal de Astrofísica Prof° Aristóteles Orsini
Programação da Escola Municipal de Jardinagem
Informativo Mensal da Divisão de Formação da UNIVERSIDADE ABERTA DO MEIO AMBIENTE E CULTURA DE PAZ – DEA/UMAPAZ / SVMA
                                                              







Nenhum comentário:

Postar um comentário