Páginas

sexta-feira, 16 de julho de 2010

ROTARY IBIRAPUERA PROPÕE PARCERIA COM A UMAPAZ

Ontem, 15 de julho, foi a posse da nova diretoria do Distrito Ibirapuera do Rotary Clube de São Paulo, que passa a ser presidido pelo Advogado Gilberto Orsi Machado Jr.

Na ocasião foi apresentado um Protocolo de Intenções entre a Secretaria Municipal do Verde e o Rotary Ibirapuera para apoio à UMAPAZ, em benefício da educação socioambiental e cultura de paz em São Paulo.

O Rotary Club tem uma história internacional e em São Paulo, que indica o caráter de serviço voltado para o bem comum da organização.

O Rotary Club nasceu em 1905, em Chicago (EUA), pelas mãos de Paulo Harris, um advogado que queria reproduzir em um grupo profissional o mesmo espírito de amizade que caracterizava as pequenas cidades em sua juventude. O nome “Rotary” resultou da prática inicial de rodízio das reuniões entre os escritórios dos integrantes do grupo. Hoje a instituição tem mais de um milhão e duzentos mil rotarianos em mais de 200 países e, em termos de missão, expandiu-se alem dos interesses profissionais e sociais de seus integrantes, visando colaborar para o bem estar das comunidades em que atua.

No Brasil, a instituição chegou em 1923, no Rio de Janeiro e, um ano depois, a São Paulo.

Os Rotarys organizam-se em distritos, por regiões. Atualmente são 38 distritos no Brasil, com mais de 2.300 unidades rotárias, das quais fazem parte mais de 53.000 rotarianos segundo informa o site da organização (http://www.rotary.org/), que informa: “Com a proximidade do século 21, o Rotary dedicou-se a atender às necessidades de uma sociedade em constante mudança, expandindo seus serviços de modo a enfocar tópicos de alta importância como a degradação do meio ambiente, analfabetismo, fome e crianças em situação de risco.” Desse modo, o apoio a projetos, programas e instituições do meio ambiente inscrevem-se nos objetivos rotarianos atuais.

Na cerimônia de posse do Dr. Gilberto Orsi Machado Jr. foi lançado o Instituto Paulo Viriato Corrêa da Costa, em homenagem ao arquiteto, já falecido, que foi o terceiro brasileiro a presidir o Rotary Internacional., em 1990-91. Homem de visão, que lançou na sua gestão, o Programa Preserve o Planeta Terra.

O Protocolo de Intenções assinado entre a Secretaria Municipal do Verde e o Rotary Ibirapuera é o primeiro passo para viabilizar a colaboração e parceria em benefício da educação socioambiental e cultura de paz em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário