Páginas

terça-feira, 20 de julho de 2010

INSCRIÇÕES ENCERRADAS PARA O CURSO

“Aprendizagem e educação, a partir dos fundamentos biológico-culturais”
*com Ignacio Muñoz Cristi

A UMAPAZ oferece o Curso “Aprendizagem e educação, a partir dos fundamentos biológico-culturais”, destinado a professores, pesquisadores e profissionais da educação que desejem ampliar a visão tradicional da aprendizagem e entender o fenômeno da educação em sua totalidade, a partir de uma perspectiva sistêmica.

As aulas serão realizadas nos dias 29 de julho e 05 de agosto (quinta-feira) das 14h às 18h. São 80 vagas e os interessados devem enviar ficha de inscrição para o e-mail: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br.

Os fundamentos Biológico-Culturais do ser humano surgem do trabalho de Humberto Maturana e Ximena Dávila, da Escola Matríztica de Santiago.

Segundo o antropólogo chileno Ignacio Muñoz Cristi, facilitador do curso, a partir da compreensão biológico-cultural do ser humano podemos constatar que a educação não é a mera transmissão de informações ou do conhecimento, mas sim uma transformação na convivência a partir do acolhimento e da escuta do outro.

Desde a Biologia-Cultural podemos constatar que as dificuldades na educação, se não ocorrem por algum dano fisiológico, decorrem fundamentalmente de problemas no emocional. Meninos, meninas e jovens se transformam em seu contínuo crescimento, de acordo com os adultos com quem convivem e, como diz Humberto Maturana, eles não são o futuro da humanidade. Assim, a tarefa educativa deve oferecer o espaço necessário para que os jovens se transformem em pessoas adultas, que podem viver espontaneamente no respeito por si mesmo, com autonomia em suas reflexões e ações, capaz de gerar uma convivência responsável com consciência ética e social.


Sobre Ignacio Muñoz Cristi
Antropólogo, professor, pesquisador e consultor. Pertence à linha de biólogos culturais educados por Humberto Maturana e Ximena D’Ávila. Foi membro da equipe docente, do grupo de gestão organizacional e coordenador de projetos do Instituto de Formación Matríztica, hoje Escuela Matríztica, onde também estudou.







Bibliografia:
A bibliografia recomendada é oferecida segundo a co-deriva de processo como complemento, onde a mensagem central é acoplada à conversação reflexiva.

1. Maturana, H. Reflexiones: Deriva Ontogénica o Aprendizaje. Arch. Biol. Med. Exp. 15: 261-271, 1982.

2. Maturana, H. Ontología del Conversar. Revista de Terapia Psicológica, año VII N. 10, pp.15-23, 1988.

3. Maturana, H. Emociones y Lenguaje en Educación y Politica. Ed. Hachette, Santiago, 1990. Ed. Dolmen, Santiago, 1.ed. 1990; 2.ed., 1990.

4. Maturana, H.R., Dávila, X. Educador Social. En: Figuras y pasajes de la complejidad en Educación. Guadas y Batalloso Coords. Instituto Paulo Freire España. 2008.

5. Maturana, H., Dávila, X. ¿Qué hacemos al educar? Ponencia para conferencia UNESCO. 2005. Instituto de Formación Matríztica.


Serviço: Curso “Aprendizagem e educação, a partir dos fundamentos biológico-culturais”.
Dias e Horário:
29 de julho e 05 de agosto (quinta-feira), das 14h às 18h.
Público focalizado: professores, pesquisadores e profissionais da educação.
Facilitador: Ignácio Muñoz Cristi
Coordenação: Eveline Limaverde
Vagas: 80 – HAVERÁ SELEÇÃO
Inscrições:
Somente via e-mail inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário