Páginas

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Dados quantitativos da UMAPAZ e do DEA-UMAPAZ


SOBRE O DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL / UMAPAZ DA SECRETARIA MUNICIPAL DO VERDE E MEIO AMBIENTE DA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO


(A) BREVE HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA SVMA DE 2005 A 2010.

1. Em 2005:
a. O Departamento de Planejamento da SVMA coordenava a Divisão de Educação Ambiental, responsável por atividades de educação ambiental na SVMA.
b. Em seis, dos 32 parques então existentes, havia educadores ambientais.
c. No Parque do Ibirapuera havia três equipamentos de educação ambiental: a Escola Municipal de Jardinagem, com mais de 30 anos; o Planetário Aristóteles Orsini e a Escola de Astronomia e Astrofísica.
d. Na primavera de 2005, com 30 servidores públicos e 30 convidados, começou a ser desenhada a proposta da UMAPAZ, como projeto de um centro de educação ambiental e cultura de paz.

2. Em 2006:
a. Em janeiro, o projeto UMAPAZ instalou-se em um prédio desocupado por EDIF, a Av. IV Centenário, 1268, no Parque o Ibirapuera. A equipe inicial foi constituída por educadores do próprio Parque do Ibirapuera.
b. No mesmo ano, a SVMA iniciou a instalação de quatro Núcleos de Gestão Descentralizada, um em cada região da Cidade, para que houvesse, em todas as regiões, equipes de arborização, de fiscalização e de educação ambiental. Nesse processo, educadores que estavam em cinco parques foram redistribuídos para os quatro Núcleos. Um dos Núcleos está instalado no Parque da Previdência.

3. De 2006 a 2008:
a. Implementação da UMAPAZ, como centro de educação ambiental e cultura de paz.
b. Implantação dos quatro Núcleos Descentralizados.
c. Produção da UMAPAZ no período de 2006 a 2008.














 d. O trabalho com os públicos multiplicadores continua. O Programa Ambientes Verdes e Saudáveis foi incorporado pela Secretaria Municipal de Saúde e a UMAPAZ oferece apoio aos educadores, em reuniões periódicas coordenadas pela SMS.
e. Em relação ao programa Difusão da Carta da Terra na educação, os desdobramentos ocorrem nas escolas, que acionam a UMAPAZ.
f. Outro público multiplicador é o de servidores públicos, para os quais foi oferecido um Curso a Distância, com módulos sobre Sustentabilidade, Água, Ar, Solo, Verde e Biodiversidade, Cultura de Paz e Mediação de Conflitos.
g. Origem do Público: Pesquisa com o público da UMAPAZ em setembro de 2008 mostrou que 18% são da região de Vila Mariana e 82% de outros bairros, incluindo zona Norte, zona Leste e outros municípios.
h. Avaliação: A mesma pesquisa de setembro de 2008 apurou que 89% das pessoas que participaram de programas da UMAPAZ consideravam que isso influenciou uma mudança de seus hábitos e/ou opiniões.

4. A partir de 2009:
a. Em 15 de janeiro de 2009, a Lei 14.887 reestruturou a SVMA.
b. Os quatro Núcleos transformaram-se em dez Divisões de Gestão Descentralizada, vinculadas ao Departamento de Gestão Descentralizada.
c. Foi criado o Departamento de Educação Ambiental – UMAPAZ, formulador da política de educação ambiental da SVMA e coordenador dos equipamentos de educação ambiental:
i. Divisão de Formação (oriunda do projeto UMAPAZ);
ii. Divisão de Projetos de Educação Ambiental (reunindo os programas A3P – Agenda Ambiental na Administração Pública e Trilhas Urbanas);
iii. Divisão de Astronomia e Astrofísica e;
iv. Divisão Escola de Jardinagem.

5. Elementos Orientadores do DEA-UMAPAZ:
a. Propósito: ampliar e diversificar a oferta de oportunidades de educação ambiental, por meio de cursos, palestras, eventos e atividades capazes de contribuir para sensibilizar cidadãos sobre a situação socioambiental e instrumentalizá-los para lidar com os conflitos socioambientais e participar da melhoria da qualidade do meio ambiente e da convivência.
b. Em termos de princípios e conteúdos para a educação ambiental, a orientação geral vem da Carta da Terra, um código de ética planetária, e da Agenda 21.
c. Em termos metodológicos, a proposta é trabalhar na perspectiva transdisciplinar, com uma abordagem integrativa de reflexões, amparadas em autores e em pesquisas, e atividades de sensibilização e práticas, buscando alcançar as diferentes dimensões da sustentabilidade e sua manifestação no campo das ações individuais e das ações coletivas.

(B) PRODUÇÃO DO DEA-UMAPAZ EM 2009.
1. Produção do DEA / UMAPAZ em 2009:
a. Em 2009 o DEA/UMAPAZ atendeu 202.771 cidadãos por meio das suas quatro Divisões Técnicas;
b. Divisão de Formação;



c. Divisão de Projetos de Educação Ambiental – Atividades Descentralizadas;

d. Divisão Escola de Jardinagem;
 
e. Divisão de Astronomia e Astrofísica;
 
f. Projetos de educação ambiental descentralizados, realizados por Organizações Não Governamentais, mediante convênio, financiados pelo FEMA – Fundo Municipal do Meio Ambiente (Edital 05/2008);
 
g. Avaliação de ex-alunos ou participantes de programas, segundo pesquisa de novembro de 2009.

 

(C) PRODUÇÃO DO DEA-UMAPAZ DE JANEIRO A JUNHO DE 2010.

a. Relatório quantitativo;








b. Início de realização dos projetos aprovados pelo CONFEMA (Edital 07/2009);
c. A Divisão de Formação ofereceu 48 Cursos, 1584 horas/aula/atividades, atendendo 13.192 pessoas;
i. O programa Aventura Ambiental atendeu 2.700 crianças vindas de vários bairros da cidade.
ii. Foi iniciado o Curso de Especialização Arte, Ecologia e Sustentabilidade, em parceria com o Instituto de Artes da UNESP, com duas turmas em processo de formação, com o objetivo de ampliar a capacidade de reedição de conceitos e práticas.
iii. Realizou dois Cursos Lições da Árvore em Itaquera, parceria com a UNESCO, DRE de Itaquera e DGD Leste 3, para formação de professores.
iv. Realizou dois Cursos Verde em Ação, um em parceria com o DGD Leste 2 e outro no Parque Lions Tucuruvi.
d. O Programa Trilhas Urbanas, da Divisão de Projetos, realizou, em junho, 13 trilhas nos parques da Luz, Previdência, Trianon, Alfredo Volpi, atendendo 308 pessoas;
e. A Divisão Escola de Jardinagem organizou a capacitação em jardinagem para 1.000 Zeladores de Praças, que será iniciada em julho;
f. Na sede da UMAPAZ foi realizada a exposição Sementes da Mudança: A Carta da Terra e o Potencial Humano, parceria com a BSGI, de 20 de maio a 09 de junho. Em 17 de agosto, às 10 horas, começa a exposição “A Cidade de São Paulo e o Ano da Biodiversidade”.


(D) PROGRAMAÇÃO PARA OS PRÓXIMOS MESES.~

1. As Divisões de Formação, Escola de Jardinagem e Astronomia e Astrofísica publicam Boletins Informativos mensais;
2. Interessados em receber a programação da Divisão de Formação podem cadastrar-se pelo e-mail umapaz@prefeitura.sp.gov.br;
3. Site www.prefeitura.sp.gov.br/umapaz e blogumapaz.blogspot.com.

Rose Marie Inojosa
Diretora do DEA/UMAPAZ/SVMA – PMSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário