Páginas

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Oficina: Conflitos socioambientais urbanos - abordagens e desafios

Parque Jardim da Luz

A UMAPAZ convida para a oficina “Conflitos socioambientais urbanos - abordagens e desafios”, no Parque Jardim da Luz. Propõe-se a discussão de diversos conflitos socioambientais que vêm ocorrendo nas cidades em função da acelerada dinâmica de uso e ocupação do solo.
Esses conflitos advindos da crescente concentração populacional aliados a um modelo de desenvolvimento econômico que compromete o equilíbrio ecológico e a qualidade de vida dos cidadãos têm gerado embates entre atores da sociedade e demandas judiciais cada vez mais complexas e onerosas aos cofres públicos.
O esforço de proteger o meio ambiente e solucionar esses conflitos, que na maioria das vezes resulta num alto custo ambiental e social, demandou, a partir da década de 1990, a construção de teorias, princípios, métodos e instrumentos inovadores nas diversas áreas do conhecimento que se inter-relacionam com a questão ambiental.
Busca-se também o entendimento dos cidadãos, envolvidos ou afetados pelos conflitos socioambientais, de que são “sujeitos portadores de direito” e de que existem canais que podem ser explorados para tornar as suas demandas audíveis.
Conteúdo programático:
1ª aula – 30 de outubro
Teoria de conflitos e suas abordagens; processos evolutivos (origens e formas de manifestação); visão geral de conflitos socioambientais em diferentes escalas; e tentativa de categorização por tipologias.
2ª aula – 01 de novembro
Técnicas e instrumentos de gestão de conflitos e suas limitações em embates socioambientais. Instrumento extra-judicial – painel de discussão sobre conflito relacionado a área verde urbana.
3ª aula – 06 de novembro
Conflitos socioambientais relacionados à dinâmica peri-urbana: loteamentos e ocupações irregulares; “injustiças ambientais” (dinâmica de grupo)
4ª aula – 08 de novembro
Conflitos socioambientais relacionados à dinâmica intra-urbana: novas centralidades.
5ª aula – 13 de novembro
Conflitos socioambientais relacionados a atividades econômicas diversas (transposição de água entre bacias hidrográficas; extração de água subterrânea; mineração). Instrumentos de planejamento urbano e suas limitações.
Dia e horário: 30 de outubro; 01, 06, 08, 13 de novembro, das 9h às 13h.
Vagas: 25, serão selecionados os primeiros inscritos.
Público focalizado: Gestores de instituições públicas e privadas; representantes de organizações do terceiro setor; educadores; líderes comunitários; estudantes e público em geral.
Local: Parque Jardim da Luz - Rua Ribeiro de Lima, 99 – Bom Retiro
Facilitação: Mauro Ruiz
Coordenação: Glacilda Pinheiro Corrêa
Bibliografia - leitura sugerida:
·         ARAÚJO, L. A. Perícia ambiental em ações civis públicas. In: CUNHA, S. B.; GUERRA, A. J. T. (orgs.). Avaliação e perícia ambiental. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999, p.174-215.
·         CARVALHO, R. C. Gestão dos recursos hídricos: conflito e negociação na questão das águas transpostas da Bacia do Paraíba do Sul.  2005.  215 f.  Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
·         CASTRO, F. Urbanização dispersa e mudanças no tecido urbano: Estudo de caso: Estado de São Paulo.  São Paulo: Agência FAPESP, 2009.
·         JACOBI, P. R. Impactos sócio-ambientais urbanos na RMSP.  Revista Eletrônica Veracidade, Salvador, Ano 1, n.1, 2006.
·         LITTLE, P. E. A etnografia dos conflitos sócio-ambientais: bases metodológicas e empíricas.  In: ENCONTRO NACIONAL PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM AMBIENTE E SOCIEDADE, 2., 2004, Indaiatuba.  Anais... Belém: ANPPAS, 2004.  Disponível em: .  Acesso em: 20 jul. 2009.
·         MARICATO, E.  Metrópole, legislação e desigualdade.  Estudos Avançados, São Paulo, v. 17, n. 48, p. 151-166, ago. 2003.  Disponível em: .  Acesso em: 02 abr. 2009.
·         SUSSKIND, L.; FIELD, P. Em crise com a opinião pública: o diálogo como técnica fundamental para solucionar disputas.  São Paulo: Futura, 1997. 318 p.
Serviço – Oficina: Conflitos socioambientais urbanos - abordagens e desafios.
Dia e horário: 30 de outubro; 01, 06, 08, 13 de novembro, das 9h às 13h
Vagas: 25
Público focalizado: Gestores de instituições públicas e privadas; representantes de organizações do terceiro setor; educadores; líderes comunitários; estudantes e público em geral.
Facilitação: Mauro Ruiz
Coordenação: Glacilda Pinheiro Corrêa
Local: Parque Jardim da Luz - Rua Ribeiro de Lima, 99 – Bom Retiro.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
Oficina: Conflitos socioambientais urbanos - abordagens e desafios
1. NOME COMPLETO:  
2. Idade:
3. Sexo  (    ) M    (     ) F
4. RG nº                       órgão:     UF: 
4.1. CPF nº
5. Escolaridade        (      ) Ensino Médio  (     ) Ensino Superior
6. Área de formação:
7. Setor em que trabalha:
Empresa privada (    ) Organização não governamental (    ) Estado  (     )
8. Se servidor público, por favor, informe Nº RF
9. Profissão/atividade que exerce atualmente:
10.  Se educador, instituição em que exerce a função:  
11. Endereço residencial:
12. Região ou bairro                           13. CEP
14. E-mail:
15. Telefone fixo:
 16. Telefone celular:
17. Por que deseja participar do curso?


18. Você já desenvolve algum trabalho relacionado ao tema do curso?
Qual? 





Nenhum comentário:

Postar um comentário