Páginas

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Informativo Outubro


INFORMATIVO MENSAL
Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz
ANO 7 - OUTUBRO DE 2012

                                                   


Por volta do meio dia, em 22 de setembro, ela chegou.
Chegou no hemisfério sul, chegou ao campo, à cidade, à nossa cidade de São Paulo. No dia anterior, a UMAPAZ preparou singela recepção, plantando o bosque Carta Viva, no 
Ibirapuera. À tarde, uma chuva fina abençoou a cidade, depois de sessenta dias de seca. Suave, lavou o ambiente para  recepcionar a velha senhora, no seu eterno retorno, de roupa nova, combinando ipês brancos e flores roxas do jacarandá mimoso.
Bem que a Cecília Meireles nos disse: “é certo que a primavera chega.”Talvez ela chegue sempre pela porta dos parques, para depois visitar as árvores que vivem 
apertadinhas nas calçadas e os pequenos jardins que começam a pipocar na Cidade. Desta vez vai encontrar, pelo menos, oitenta e quatro parques para enfeitar, alguns ela já conhecia, outros são novos.
Temos a oportunidade de conviver com ela até o solstício de verão, que será pertinho do Natal.
É uma nova oportunidade de conhecer e fruir do que a Primavera traz na cesta de sua estação: manga, goiaba, acerola, banana-da-terra, laranja lima, mexerica mimosa, melão, beterraba, chuchu, pimentão, mandioquinha, abóbora, abobrinha, agrião, brócolis, escarola, alcachofra... E jabuticaba, como ia esquecendo!? Ah, podemos contar isso uns aos outros, aos meninos e meninas, aos jovens que vivem sua primavera hormonal, aos queridos velhos. Podemos nos lembrar de dar preferência aos produtos da estação em nossa mesa, especialmente aqueles cultivados sem agrotóxicos. Podemos nos encantar com os tapetes roxos e amarelos nas calçadas. Podemos olhar para cima e observar os filhotes saindo dos ninhos, ensaiando voar.
Podemos juntos nos lembrar que, no dia 2 de outubro, celebramos Mahatma Gandhi, que 
recomendou, com seu exemplo de vida, que fôssemos a “mudança que queremos ver no mundo” e, no dia 4 de outubro, celebramos São Francisco, difusor da fraternidade ampliada. Mestres do exemplo, não apenas da palavra, que temos alegria em homenagear nesse tempo de esperança que é a primavera.
“É certo que a vida não se esquece, e a terra maternalmente se enfeita para as festas da sua 
perpetuação.” (Cecília Meireles, Obra em prosa, vol.1, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998:366)


Flickr da UMAPAZ: www.flickr.com/photos/umapaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário