Páginas

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Curso: Língua, cultura e diversidade humana


Parque Jardim da Luz

A UMAPAZ convida para o curso “Língua, cultura e diversidade humana”, no Parque Jardim da Luz.
Como compreender e lidar com a diversidade? Este curso tem como objetivo promover uma reflexão sobre a diversidade cultural a partir da diversidade linguística. Vivemos em comunidades, e grande parte de nossas relações se dá através da linguagem.
Conversaremos sobre preconceito linguístico, sobre padrões culturais e sobre como as atitudes em relação à língua têm base em comportamentos sociais. Buscamos com isso provocar uma mudança de olhar sobre aquilo que é normalmente considerado “certo” ou “errado” na língua e na cultura, estimulando uma postura de admiração pela diversidade humana.
Procuraremos observar alguns dos elementos da linguagem e da dinâmica da conversação que muitas vezes estão relacionados a desentendimentos nas conversas, buscando lidar com eles de forma mais atenciosa para assim melhorar a nossa comunicação.
Percebendo como os grupos e as pessoas usam uma mesma língua de maneiras diferentes, tomamos maior contato com a diversidade, aprendemos a valorizar a diferença e construímos as bases para um melhor entendimento entre as pessoas.
Programa:

1º Aula – 6 de novembro
Tema: Língua e identidade
  • Conceitos: língua, dialeto, identidade, língua escrita, língua oral, turnos conversacionais, marcadores conversacionais.
  • Atividades: autodefinição; conversa sobre categorias de identidade; exibição de alguns depoimentos sobre identidade; exposição de conceitos; observação de corpus linguístico de língua oral; observação de linguagem de internet.
2ª aula – 8 de novembro
Tema: Linguística e sociolinguística
  • Conceitos: unificação, política linguística, padronização, língua padrão, língua não padrão, preconceito linguístico, variação, variante estigmatizada, variante de prestígio.
  • Atividades: audição de música popular de outros países de língua portuguesa; exposição de conceitos; observação de corpus de outros países de língua portuguesa; observação de corpus de dialetos regionais brasileiros; conversa sobre situações em que há discriminação pela língua.
3ª aula – 13 de novembro

Tema: Sociolinguística e preconceito linguístico
·      Conceitos: diversidade linguística, erro, regra, hipercorreção, língua padrão, língua não padrão, preconceito linguístico.
·      Atividades: observação de corpus de língua falada; exposição de conceitos; reflexão sobre regras, erros e julgamentos; conversa sobre experiências dos participantes.

4ª aula – 22 de novembro
Tema: Preconceito linguístico e a língua de hoje
  • Conceitos: gramática normativa, gramática descritiva, erro, regra, hipercorreção, diversidade cultural, diversidade linguística, tolerância, cultura de paz.
  • Atividades: observação de gramáticas normativas tradicionais (preconceitos); leitura e discussão de matéria da mídia sobre língua portuguesa; conversa sobre consenso, respeito, diversidade cultural e humana

5ª aula – 27 de novembro
Tema: Análise da conversação e prática de diálogo
  • Conceitos: conversação, interação, negociação de tópico, turnos conversacionais, negociação de turnos, tomada de turno, assalto ao turno, hesitação, dispositivos de hesitação.
  • Atividades: observação de corpus de língua falada; reflexão sobre padrões de interação; atividade prática de observação da conversação; discussão aberta sobre interação humana através da linguagem; comentários finais dos participantes; encerramento.

Dias e horário: 6, 8, 13, 22 e 27 de novembro, das 14h às 18h.
Carga horária total: 20 horas.
Vagas: 30
Público focalizado: Educadores de todas as áreas e interessados em conhecer a diversidade da linguística e as relações entre língua e sociedade.
Local: Parque Jardim da Luz – Rua Ribeiro de Lima, s/n
Facilitação: Dionizio Bueno - Bacharel e Mestre em Linguística e Bacharel em Comunicação Social. É professor do ensino superior, nas áreas de linguística, produção de textos e linguística aplicada à tradução. É Agente Socioambiental Urbano, trabalha com educação ambiental, articulação comunitária, processos participativos e formação de Agentes Socioambientais Locais, desenvolvendo pesquisa sobre grupos humanos e processos coletivos. Trabalhou muitos anos com educação indígena no norte do Brasil, em projetos de formação de professores indígenas, formação de agentes indígenas de saúde e elaboração de material didático para uso nas escolas indígenas.
Coordenação: André Alcantara
Serviço: Curso: Língua, cultura e diversidade humana
Dias e horário: 6, 8, 13, 22 e 27 de novembro, das 14h às 18h.
Facilitação: Dionizio Bueno
Coordenação: André Alcantara
Público focalizado: Educadores de todas as áreas e interessados em conhecer a diversidade da linguística e as relações entre língua e sociedade.
Vagas: 30
Carga horária total: 20 horas.
Local: Parque Jardim da Luz - Rua Ribeiro de Lima, s/n
Inscrições pelo e-mail: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
Curso: Língua, cultura e diversidade humana - PARQUE DA LUZ
1. NOME COMPLETO:  
2. Idade:
3. Sexo  (    ) M    (     ) F
4. RG nº                       órgão:     UF: 
4.1. CPF nº
5. Escolaridade        (      ) Ensino Médio  (     ) Ensino Superior
6. Área de formação:
7. Setor em que trabalha:
Empresa privada (    ) Organização não governamental (    ) Estado  (     )
8. Se servidor público, por favor, informe Nº RF
9. Profissão/atividade que exerce atualmente:
10.  Se educador, instituição em que exerce a função:  
11. Endereço residencial:
12. Região ou bairro                           13. CEP
14. E-mail:
15. Telefone fixo:
 16. Telefone celular:
17. Por que deseja participar do curso?


18. Você já desenvolve algum trabalho relacionado ao tema do curso?
Qual? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário