Páginas

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Inscrições Encerradas para o Curso

“Aprendizagem e educação, a partir dos fundamentos biológico-culturais”
                                                                 *com Ignacio Muñoz Cristi

A UMAPAZ oferece o curso “Aprendizagem e educação, a partir dos fundamentos biológico-culturais”, destinado a professores, pesquisadores e profissionais da educação que desejem ampliar a visão tradicional da aprendizagem e entender o fenômeno da educação em sua totalidade, a partir de uma perspectiva sistêmica. São 50 vagas e os interessados devem preencher a ficha de inscrição e encaminhá-la para o e-mail inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br. As aulas serão realizadas nos dias 07 e 14 de julho (quarta-feira) das 14h às 18h.
Segundo o antropólogo chileno Ignacio Muñoz Cristi, facilitador do curso, a partir da compreensão biológico-cultural do ser humano podemos constatar que a educação não é a mera transmissão de informações ou do conhecimento, mas sim uma transformação na convivência, a partir do acolhimento e da escuta do outro. A aprendizagem se faz como um caminho para a aquisição de habilidades no fazer e conviver, onde o educador percebe as capacidades e habilidades do aprendiz para expandir sua visão, convidando-o a ampliar reflexões e coordenações de fazeres.
Para Ignácio, as dificuldades na educação, se não ocorrem por algum dano fisiológico, decorrem fundamentalmente de problemas no emocional. Meninos, meninas e jovens se transformam em seu contínuo crescimento, de acordo com os adultos com quem convivem e, como diz Humberto Maturnana, eles não são o futuro da humanidade. Assim, a tarefa educativa deve oferecer o espaço necessário para que os jovens se transformem em pessoas adultas, que podem viver espontaneamente no respeito por si mesmo, com autonomia em suas reflexões e ações, capaz de gerar uma convivência responsável com consciência ética e social.


Sobre Ignacio Muñoz Cristi
Antropólogo, professor, pesquisador e consultor. Pertence a linha de biólogos culturais educados por Humberto Maturana e Ximena D´Ávila. É membro da equipe docente do grupo de gestão organizacional e coordenador de projetos do Instituto de Formación Matríztica (Escuela Matríztica), onde se formou em antropologia.


Bibliografia
1.Maturana, H. Reflexões: a deriva ontogenética ou conteúdo. Arch Biol Exp Med 15: 261- 271, 1982.
2.Maturana, H. Ontologia Chat. Revista Terapia Psicológica, Ano VII N. 10, pp.15-23, 1.988.
3.Maturana, H. Emoções e Linguagem na educação e na política. Ed Hachette, Santiago, 1990. Ed Dolmen, Santiago, 1.ed. 1990, 2.ed., 1990.
4.Maturana, HR, Davila, X. Educador Social. In: figuras e passagens da complexidade da Educação. Guada e coords Battles. Espanha Instituto Paulo Freire. 2008.
5.Maturana, H., Davila, X. O que fazemos para educar?. Livro para a conferência da UNESCO. 2005. Z Matri Training Institute.

Serviço: Curso “Aprendizagem e educação, a partir dos fundamentos biológico-culturais”
Dias e Horário: 07 e 14 de julho (quarta-feira), das 14h às 18h
Público focalizado: professores, pesquisadores e profissionais da educação
Facilitador: Ignácio Muñoz
Coordenação: Eveline Limaverde
Vagas: 50 – HAVERÁ SELEÇÃO.
Inscrições: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário