Páginas

terça-feira, 8 de junho de 2010

Informativo Escola de Jardinagem - Junho


Informativo de Junho
Mês do meio ambiente e nosso aniversário de 35 anos!

Esse mês é muito especial, pois, além de comemorarmos em 05 de junho o Dia Internacional do Meio Ambiente, ainda fazemos 35 anos de Escola Municipal de Jardinagem. E para celebrar, preparamos uma programação imperdível com o lançamento de dois minicursos e de duas novas palestras. Confira!


SERVIÇOS À COMUNIDADE
· PAP – PROGRAMA DE ATENDIMENTO ÀS PLANTAS
Se você tem dúvidas de como cuidar de sua planta ou se ela apresenta algum tipo de doença, NÃO HESITE EM CONSULTAR O PAP! Através do e-mail papjardim@prefeitura.sp.gov.br e do telefone (11) 5539-5291 você poderá esclarecer suas dúvidas ou até mesmo agendar uma visita para obter orientações mais adequadas.

· RESPEITE AS ÁRVORES DE SÃO PAULO
A poda irregular é considerada crime ambiental! Conheça a Campanha “Respeite as árvores de São Paulo” da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente – S.V.M.A./P.M.S.P. contra a poda radical. E veja como é possível denunciar! www.prefeitura.sp.gov.br/meio_ambiente, no link CAMPANHAS.


INSCRIÇÕES: MINICURSOS, OFICINAS E PALESTRAS
Para inscrever-se, o interessado deverá preencher o formulário de inscrição próprio (link) e enviá-lo através do e-mail oficinasjardim@prefeitura.sp.gov.br. O formulário está disponível no site www.prefeitura.sp.gov.br/escoladejardinagem - link: Oficinas/palestras e Informativo Escola de Jardinagem.
Em caso de dúvida, ligar para a Secretaria da Escola de Jardinagem, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h, pelo telefone (11) 5539-5291.
Atenção: A inscrição não garante a vaga; é necessário que o interessado confirme sua presença através do e-mail acima, impreterivelmente nas datas informadas em cada Minicurso/Oficina/Palestra, até às 16h. Não havendo esta confirmação, as vagas serão cedidas aos pretendentes incluídos em lista de espera, cabendo a eles, entretanto, ligar dois dias úteis antes do evento, na Secretaria da Escola, para verificar se existem vagas por desistência.
Se o número mínimo de participantes não for atingido, haverá o cancelamento da atividade e os inscritos serão avisados no dia anterior. Cabe assinalar que, para oficina e minicurso, o mínimo é de 15 pessoas e o máximo, de 30; já para Palestras, o mínimo é de 20 e o máximo, de 40.


MINICURSOS, OFICINAS E PALESTRAS
Minicurso “Horta”
09/06 e 16/06 (quarta-feira) = 8h30-12h30

Minicurso “Pragas e Doenças”
14/06 e 21/06 (segunda-feira) = 9h-12h

Oficina "Como Cultivar Plantas dentro de Casa”
19/06 (sábado) = 10h-13h

Palestra “Faça seu Minhocário”
22/06 (terça-feira) = 14h-17h

Palestra “Cultivo de Plantas Medicinais e Aromáticas”
23/06 (quarta-feira) = 9h-12h

Oficina “Aprenda a Podar suas Plantas”
23/06 (quarta-feira) = 14h-17h

Palestra “Iluminação no Jardim” (estética e criação)
24/06 (quinta-feira) = 14h-17h

Palestra “Horta Vertical"
28/06 (segunda-feira) = 9h-12h

Oficina “Compostagem Doméstica”
29/06 (terça-feira) = 9h-12h


ACONTECEU DENTRO DA ESCOLA
· 15° Curso “Orquídeas: Noções Básicas de Cultivo”
No dia 18 de maio deu-se a abertura do 15º Curso de Orquídeas que é coordenado e ministrado por Juscelino Nobuo Shiraki (Eng. Agrônomo/UMAPAZ-1). O curso possui 9 aulas – 27 horas de duração.


ACONTECEU FORA DA ESCOLA
· Secretaria Municipal de Habitação - SEHAB
No dia 29 de abril, a Bióloga Assucena Tupiassú, professora da Escola Municipal de Jardinagem, participou, a convite dos técnicos da Secretaria Municipal de Habitação, de uma palestra para motivar os moradores do Jardim Irene a entrarem em um concurso de jardins. O objetivo é que os moradores façam seus jardins e deixem o bairro mais bonito e saudável. Além da motivação, foram ensinadas as principais técnicas para criação e manutenção de um jardim. As estagiárias Fabianna Bracco e Adriana Obara colaboraram na parte prática da palestra.


· Programa Mulheres da TV Gazeta
No dia 05 de maio, a Bióloga Assucena Tupiassú, professora da Escola Municipal de Jardinagem, participou novamente do programa Mulheres da TV Gazeta a convite da emissora. Desta vez o assunto da entrevista foi “Plantas Tóxicas”. Foram mostradas as principais espécies responsáveis pelos casos registrados de intoxicação. Foram abordados os principais princípios ativos e como eles agem no organismo humano e de animais domésticos e quais os cuidados para cultivar estas plantas. Deu-se ênfase ao fato de que nenhuma planta é ruim, mas pode ser mal cultivada.

· TRILHA NOTURNA - VIRADA CULTURAL NO PARQUE IBIRAPUERA
Caminhada e identificação de plantas
No dia 15 de maio, sábado, o Parque Ibirapuera contou com diversas atividades especiais constantes do evento Virada Cultural 2010. Entre as atrações, a Escola de Jardinagem / UMAPAZ-1, atendendo a convite do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), proporcionou aos interessados uma Trilha Noturna da qual participaram adultos e crianças que puderam aprender mais sobre o Parque, observando e recebendo informações sobre sua flora.
Assucena Tupiassú (Bióloga/UMAPAZ-1) e participantes da Trilha no percurso do Parque Ibirapuera, portando lanternas.


A Divisão Técnica Escola Municipal de Jardinagem é uma unidade da UMAPAZ, Departamento da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) da Prefeitura do Município de São Paulo. Em funcionamento desde 1975, o seu objetivo é ministrar cursos e oficinas relacionadas à jardinagem e ao paisagismo, tornando estes, elementos de sensibilização à educação ambiental, ao meio ambiente e à qualidade de vida.


Informativo Mensal da Divisão Técnica Escola Municipal de Jardinagem – UMAPAZ-1 / SVMA
Secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente: Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho
Coordenação UMAPAZ-G: Rose Marie Inojosa
Diretora da Divisão Técnica Escola Municipal de Jardinagem – UMAPAZ-1: Cristina Pereira de Araujo
Redação: Patricia Morales Bertucci

Um comentário: