Páginas

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012



INFORMATIVO MENSAL

Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz - UMAPAZ

ANO 7 – FEVEREIRO DE 2012


TRANSFORMAÇÃO EM LIVRE PERCURSO

A viagem da transformação, individual e coletiva, visando um convívio sustentável entre as pessoas na sua magnífica diversidade, e entre as pessoas e os demais componentes da comunidade da vida, passa por sensibilidade, emoção e razão, em diferentes modos de articulação.

Vivemos em armadilhas de hábitos e o fato de sermos bombardeados cotidianamente por informações, muitas vezes contraditórias, não parece suficiente para nos libertarmos delas. Ao recebermos uma informação sobre riscos de algum de nossos hábitos ou comportamentos coletivos, compreendemos sua lógica, concordamos com a explicação e até mesmo com a necessidade de mudar o hábito que nos coloca e a outros seres em risco. Mas não mudamos. Essa possibilidade requer que construamos sentidos que nos mobilizem, enquanto indivíduos e grupos, para a transformação.

A UMAPAZ aposta em livres percursos de aprendizagem para as viagens de construção dos sentidos, entendendo que, para alguns, o início do percurso passa pela razão, em curso ou atividades que mostrem dados, apresentem informações e dêem espaço a reflexões individuais e coletivas. Outros navegam construindo sentidos a partir da sensibilização, de oportunidades de contato com pessoas, com a terra, com a água, com seres vegetais. Outros são mobilizados pela emoção das conexões e reconexões. Todos os percursos podem cruzar-se e promover encontros.

O convite continua. A programação de 2012 está disponível no site, mas você pode, como participante, professor, parceiro, empreender seu percurso livremente e propor novas trilhas.

Seja bem-vindo.

Saiba mais: www.prefeitura.sp.gov.br - Conheça o blog: http://blogumapaz.blogspot.com - Siga a UMAPAZ em www.twitter.com/umapaz



DESTAQUES

6º Aniversário da UMAPAZ

As comemorações continuam!

Na semana de 30 de janeiro a 05 de fevereiro estaremos celebrando o início do sétimo ano da UMAPAZ. O primeiro dia de festividades foi um sucesso na UMAPAZ. Contamos com atividade especial no Planetário; a abertura da exposição “Mãos que transformam o mundo”; cerimônia de abertura; e duas apresentações musicais muito especiais que emocionaram todo o público: a orquestra Furiosa do Auditório Ibirapuera e o show da cantora Dandara com o músico Paulo Monarco. Fizeram breves pronunciamentos o Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de São Paulo, Ver. Gilberto Natalini; o Secretário Municipal do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho; a Dra. Maluh Barciotte, representando o Conselho Consultivo da UMAPAZ e a Diretora da UMAPAZ. Agradecemos a companhia dos presentes e convidamos a todos para participarem de nossa semana de comemorações.  Confira a programação:

·         01 de fevereiro – quarta-feira
9h – Roda aberta de danças circulares sagradas “Celebração de aniversário da UMAPAZ”, com Estela Maria Guidi Pereira Gomes.
10h – Lançamento do Guia Sustentabilidade para instalações domiciliares – água e energia, de autoria do Engº Eduardo Coelho e Mello Aulicino
14h – Exibição e debate do filme Home.
·         02 de fevereiro – quinta-feira
14h – Exibição de curtas metragens do Circuito Tela Verde.
14h – Jogo Carta da Terra: Uma estratégia de educação para sustentabilidade – Instituto Harmonia da Terra.
16h – Exibição de filmes, documentários e curtas metragens do Circuito Tela Verde.
17h – Jogo Carta da Terra: Uma estratégia de educação para sustentabilidade – Instituto Harmonia da Terra.

·         03 de fevereiro – sexta-feira
10h30 – Prática de Tai Chi – Espaço Serraria.
14h – Jogo Planetarium: Princípios da Carta da Terra – Neats – PUC/SP.
15h – Oficina brincando com o corpo – Grupo Algazarra Teatral: Facilitador Edson Caiero. (inscrições pelo e-mail: inscriçõesumapaz@prefeitura.sp.gov.br).

·         04 de fevereiro – sábado
9h – Jogo Planetarium: Princípios da Carta da Terra – Neats – PUC/SP.
10h – Trilhas Urbanas Parque Independência: encontro no Museu Paulista (Av. Nazareth, s/n – Ipiranga).
14h - Jogo Planetarium: Princípios da Carta da Terra – Neats – PUC/SP.

·         05 de fevereiro – domingo
9h – Passeio ciclístico – Instituto Parada Vital – (Percurso: 10 km aproximadamente)
Roteiro: O encontro será na Praça do Ciclista (Avenida Paulista) passando pelo Parque Mario Covas, Parque Tenente Siqueira Campos, Parque Ibirapuera (Ciclofaixa), Parque Municipal Mario Pimenta (Parque do Povo), retornando ao Parque Ibirapuera (UMAPAZ). Na chegada faremos um piquenique de confraternização na UMAPAZ. Entre no site do Akatu (http://www.akatu.org.br) e veja o guia com cuidados e dicas para um piquenique de consumo consciente.


Ciclo de Palestras: Rio + 20 Sampa

A conferência RIO+20, que se realizará no final de junho de 2012, é apresentada como uma oportunidade mundial para reafirmar a sustentabilidade socioambiental como prioridade principal das organizações governamentais, econômicas e da sociedade civil e para também reafirmar a validade contínua dos princípios da Declaração do Rio 92 e da Agenda 21. Dois serão os grandes temas desta conferência global: “A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e o quadro Institucional para o desenvolvimento sustentável.”
Nesse sentido, a UMAPAZ realiza um ciclo de palestras com ambientalistas e técnicos da área socioambiental colocando em pauta importantes temas.
Confira abaixo a programação. Aberto a todos.
OBS: Os interessados poderão se inscrever para as palestras que desejarem. Será concedido Certificado de Participação aos que tiverem presença em 75% da programação (06 palestras). Inscrições: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

  • Dia 07 de fevereiro, das 14h às 17h
Palestra: De Estocolmo ao Rio+20: 40 anos de expectativas sobre o futuro que queremos.
Tema: Retrospectiva das grandes conferências mundiais da área ambiental e das perspectivas da conferência Rio+20.
Palestrante: Valério Igor Victorino - Doutor em sociologia pela Universidade de São Paulo e Especialista em Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Paulo, com trabalhos nas áreas de planejamento, educação e licenciamento ambiental da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.     

  • Dia 08 de fevereiro, das 14h às 16h
Palestra: Arte e Paisagem
Tema: A natureza percebida e representada pela arte, apesar de artificial, sempre traduziu a paisagem como sinônimo ou similar de natureza. Dessa forma, artistas e paisagistas se aproximaram em suas formas de ação, criação e representação, e se distanciaram também.
Palestrante: Plinio Toledo Piza - Arquiteto pela FAU/USP e Mestre pela Universidade Mackenzie. Trabalhou no escritório de Roberto Burle Marx, no Rio de Janeiro. É arquiteto do Departamento de Parques e Áreas Verdes desde 1975. Projetou praças e parques públicos para a cidade de São Paulo. Estudou artes na Escola Brasil com L.P. Baravelli, C.Fajardo, F.J. Nasser e J. Resende.

  • Dia 09 de fevereiro, das 9h às 12h
Palestra: Alimentação e Saúde: Um Novo Olhar Sobre o Prazer de Comer e o Conviver 
Tema: No mundo atual, com tantas ofertas e possibilidades, coisas triviais se transformaram em dilema. As escolhas alimentares, talvez simples para os nossos avôs e avós, passaram para o domínio de especialistas e técnicos, limitando nossa autonomia. Propõe uma reflexão sobre o comer e o conviver, temas fundamentais para o nosso bem-estar, saúde e prazer de viver.
Palestrantes: Maluh Barciotte - Bióloga, mestre em biologia e doutora em Saúde Pública e Ambiental pela USP – Tatiana Cardoso - Chef de cozinha e socia do restaurante natural Moinho de Pedra e do restaurante Natural com Arte.

  • Dia 10 de fevereiro, das 9h às 12h
Palestra: Indicadores Ambientais do Município de São Paulo.
Tema: A sustentabilidade da cidade de São Paulo frente a dois grandes desafios: as mudanças estruturais da ordem econômica global e os potenciais efeitos das mudanças climáticas. Com base em indicadores, propõe a necessidade de adoção de políticas diferenciadas para as várias regiões da cidade, a partir da divisão territorial do município em 4 tipologias de distritos (unidades menores que as Subprefeituras).    
Palestrante: Patrícia Marra Sepe - Mestre em Geociências e Ciências Exatas e Doutoranda do Programa Organização do Espaço-Geografia/UNESP Rio Claro. Geóloga da PMSP/SVMA, coordenou nos últimos anos diversos trabalhos na área de indicadores ambientais e planejamento urbano da cidade (Atlas Ambiental, GeoCidades e Indicadores Sintéticos de Meio Ambiente).

  • Dia 13 de fevereiro, das 9h às 12h
Palestra: Ecologia e Biomas do Brasil
Tema: Apresenta os conceitos básicos de Ecologia, e propõe uma viagem pelos biomas mais importantes do Brasil (Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pantanal e Matas de Araucárias).
Palestrante: Vitor Otavio Lucato - Graduado em Ecologia pela UNESP, biólogo, pós-graduado em Saúde Pública e Gestão Ambiental pela USP. É docente da UMAPAZ.

  • Dia 14 de fevereiro, das 9h às 12h
Palestra: Arborização Urbana
Tema: Critérios para arborização e arboricultura, escolha de espécies, local para plantio, uso de espécies nativas do Brasil e do Bioma Mata Atlântica, adubação, manejo, controle de pragas e doenças, entre outros.
Palestrante: Engº Agrônomo Luiz Paulo Sacchetto Jr. - Técnico do Departamento de Parques e Áreas Verdes do Município de São Paulo, na Divisão de Projetos; membro do grupo de trabalho que esta elaborando o novo Manual de Arborização do Município de São Paulo.

  • Dia 15 de fevereiro, das 19h às 21h30
Palestra: Cidadania Socioambiental: Os desafios do direito e política ambiental em tempos de Rio+20.
Tema: Análise critica dos conceitos de economia verde, desenvolvimento sustentável, governança ambiental global, tendo em vista a utilização de instrumentos oferecidos pelo direito ambiental (nacional e internacional), economia do ambiente e indicadores de gestão socioambiental.
Palestrante: Ricardo Stanziola Vieira - Pós-doutor pelo Centro de Pesquisa Interdisciplinar em Direito Ambiental, Urbanismo e gestão do território (Universidade de Limoges – França Professor do Programa de Pós-graduação em Ciência Jurídica e do Programa de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). 

  • Dia 16 de fevereiro, das 14h às 17h
Palestra: Desenvolvimento Sustentável e a Educação Ambiental
Tema: Apresenta e discute a Educação Ambiental – EA – a partir do conceito de Sustentabilidade e os parâmetros definidos na Conferência de Tbilisi. Observa as confluências dos princípios e debate as potencialidades e dificuldades do exercício da EA.
Palestrante: André Luiz Moura de Alcântara - Cientista social graduado pela USP com especialização em Educação Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da USP e em Gestão Ambiental pela Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP. Trabalha na PMSP desde 1992 e em SVMA desde 1994.
CURSO DE FORMAÇÃO
 
CARTA DA TERRA EM AÇÃO
7ª Turma - Capacitação de Agentes Urbanos de Sustentabilidade Socioambiental
Período: de 17 de março a 13 de maio de 2012, finais de semana alternados, das 9h às 18h.
O Curso tem por propósito refletir sobre as diferentes dimensões da sustentabilidade, desenvolver sua capacidade de observação, compartilhar conhecimentos sobre possibilidades e modos de vida urbana sustentável e, também, a gerar mudanças locais em prol da sustentabilidade da vida. 
Carga Horária: 100 horas (80 horas/aula/atividades e 20 horas de Trabalho de Conclusão de Curso). A apresentação dos resultados da aprendizagem deverá ser feita até 30 de agosto.
Corpo docente: Educadores, sociólogos, biólogos, comunicadores sociais da UMAPAZ e convidados.
Público Focalizado: Adultos com mais de 18 anos. Profissionais e estudiosos da área ambiental, conselheiros de meio ambiente, desenvolvimento sustentável e cultura de paz; Agenda 21; educadores; profissionais de saúde e outros interessados.
Vagas: 40 - A divulgação dos selecionados será realizada no dia 01 de março de 2012.
Inscrições: De 01 a 10 de fevereiro - inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

PALESTRAS, ENCONTROS e EVENTOS

·         Exposição: Mãos que Transformam o Mundo
Período: de 30 de janeiro a 29 de fevereiro, de segunda a sábado, das 9h às 18h.
A Mostra integra a semana de comemorações do aniversário da UMAPAZ. Traz 32 imagens produzidas ao longo dos anos pelo fotógrafo Douglas Mansur, focando as mãos de várias personalidades, algumas muito conhecidas e outras nem tanto, porém todas elas comprometidas nos momentos e movimentos que ajudam a conscientizar e transformar o mundo. Entre eles: Paulo Freire, Dra. Zilda Arns, Pastor James Wright, fotógrafo Sebastião Salgado, a jornalista inglesa Jan Rocha, Frei Damião e o Maestro Bacarelli, criador da Orquestra de Heliópolis.

·         Lançamento do livro: “Guia de Sustentabilidade para Instalações Domiciliares – Água e Energia”
Dia e Horário: 01 de fevereiro, às 10h.
De autoria Eduardo de Mello Aulicino, engenheiro civil e especialista em Desenvolvimento Urbano, da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Município de São Paulo. Visa orientar síndicos, condôminos e interessados sobre itens de sustentabilidade que devem ser considerados em reformas e adaptações de edificações para redução de custos de operação e dos impactos ambientais.

·         Projeto EducaCine Ambiental
Dias e Horário: 02 e 16 de fevereiro, a partir das 14h.

Programa: Documentários, curtas-metragem e animação do 3º Circuito Tela Verde – do Ministério do Meio Ambiente.

Coordenação: Valério Igor Victorino e Nadime Boueri Netto Costa.
Não é necessário se inscrever. Pede-se chegar com 15 minutos de antecedência.

·         Palestra: A Fonte da Felicidade
Dia e Horário: 07 de fevereiro, das 10h30 às 11h30.
Palestrante: Swami Nirmalatmananda, diretor espiritual da Ramakrishna Vedanta Ashrama de São Paulo, ordem monástica fundada em 1886, estabelecida em diversos países e filiada a Ramakrishna Math & Ramakrishna Mission da Índia.
Coordenação: Angélica Berenice de Almeida e Thereza Christina Roza
Inscrições: inscriçõesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

·         Programa Meio Ambiente e Saúde – Cuidando da Ecologia Integral17º. Encontro
Dia e Horário: 16 de fevereiro, quinta-feira, das 9h às 12h.
Título da palestra: “Vivência do Verão segundo a sabedoria chinesa"
Com base nos ensinamentos da Tradicional Medicina Chinesa, neste encontro serão abordados conceitos teóricos sobre a filosofia e alimentação e, a prática de exercícios para promover a saúde e o contato com a natureza durante a estação. Utilizando-se dos cinco sentidos venha experimentar em você mesmo a força yang que acontece durante o verão.
Facilitadoras: Marta Cunha e Maria Ângela Azevedo
Coordenação: Suely Feldman Bassi e Vitor Lucato.
Vagas: 40 - Inscrições: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

CURSOS E OFICINAS

·         Curso: Mediação de Conflitos
O curso realizado pela UMAPAZ em parceria com o Instituto 5 Elementos, abordará a complexidade da sociedade contemporânea, diversidade humana, econômica e cultural em São Paulo. Relações de vizinhança e de poder, elementos constitutivos de relações e conflitos socioambientais. Caracterização de conflitos socioambientais em meio urbano e sua relação com os direitos individuais, coletivos e difusos; cultura de paz e resolução pacífica de conflitos.
Facilitadores: Dra. Sandra Inês Granja em conjunto com o Instituto 5 Elementos.
Coordenação: Glacilda Pinheiro Corrêa.
Público Focalizado: educadores, conselheiros, estudantes e demais interessados.
Dias e Horários: 04 e 11/02 (sábados), das 8h30 às 17h30, e 08, 15, 22 e 29/02 (quartas-feiras), das 18h30 às 22h30. (A 6ª aula do curso terá data aberta a definir).
INSCRIÇÕES ENCERRADAS

·         Oficina de Introdução ao Diálogo - Grupo Experimental de Diálogo
A participação na Oficina credencia o aluno a participar do Grupo Experimental de Diálogo, de reflexão conjunta e prática continuada do diálogo. Os encontros do Grupo são quinzenais.
Facilitação e Coordenação: Márcia Amélia Moura, docente da UMAPAZ.
Público Focalizado: ter concluído um dos cursos ou workshop de Introdução ao Diálogo.
Dias e Horários: 09 e 14 de fevereiro, das 14h às 17h.

·         Encontros: “Papos com a Economia: Reflexão, Diálogo e Reflexão”.
Propõe ampliar a reflexão sobre o pensamento em Economia, sua evolução e seus desdobramentos frente aos principais temas contemporâneos, a UMAPAZ promove a partir de fevereiro o ciclo de encontros
Dias e Horário: 06, 08, 10 e 13 de fevereiro, das 9h às 12h30
Publico focalizado: educadores, estudantes e interessados em geral.
Facilitação e Coordenação: Georges Fouad Kharlakian Jr. - Apoio: Pedro Paulo Coelho
Vagas: 80 - Inscrições: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

·         Curso: Educação Ambiental em Parques Urbanos: Metodologia para elaboração de trilha monitorada
Aulas teóricas na sede da UMAPAZ e aulas práticas, com visitação e exercícios de monitorias, nos parques Jardim da Luz e Alfredo Volpi. O curso será encerrado em sala, na UMAPAZ, com uma oficina de elaboração de projetos para trilhas monitoradas.
Turma 1 - Dias 09, 16 e 23 de fevereiro; 01 e 08 de março, quintas-feiras, das 14h às 18h.
Turma 2 - Dias 12, 19 e 26 de março; 02 e 09 de abril, segundas-feiras, das 14h às 18h.
Turma 3 - Dias 19 e 26 de abril; 03,10 e 17 de maio, quintas-feiras, das 14h às 18h
Publico focalizado: administradores e funcionários dos parques municipais e das Divisões de Gestões Descentralizadas – DGDs.
Facilitação e Coordenação: Virginia Talaveira Tristão - Divisão Técnica de Difusão e Projetos de Educação Ambiental, DEA/UMAPAZ.
Vagas: 30 – Escolher uma turma - Inscrições: equipetrilhasurbanas@gmail.com

PROGRAMAS E ATIVIDADES CONTINUADAS

·         Aventura Ambiental no Parque Ibirapuera
Visita monitorada, apresentação do histórico-cultural do Parque, informações sobre sua flora e fauna. Inclui vivências e reflexões que possibilitam vínculo afetivo com a natureza e o despertar de valores humanos. Aberto a usuários, escolas e organizações - crianças, jovens e adultos.
Agendamento: Tel. (11) 5572-1004
Coordenação:Angélica Berenice de Almeida e Thereza Christina Rosa.

·         Danças Circulares
As danças circulares fazem parte de um movimento mundial de resgate de danças tradicionais e contemporâneas dos povos, buscando a convivência cooperativa, o respeito por si mesmo, pelo outro e pelo planeta.
Coordenação: Estela Maria G. Gomes, focalizadora de Danças Circulares da UMAPAZ.
Às quartas-feiras, das 9h às 11h – * Não haverá programação dia 22/02, Quarta-feira de Cinzas.

·         Meditação
Prática que conduz à permanência na quietude e no centro do equilíbrio do Ser.
Coordenação: Suely Feldman Bassi - Facilitadoras: Jerusha Chang e Jeni Rodrigues Queiroz
Às quartas-feiras, das 11h às 12h30.
 ·         Tai Chi
Prática milenar de origem chinesa para a integração do Céu da Terra e do Ser Humano, que propicia saúde e paz.
Coordenação:Suely Feldman Bassi. Facilitadoras: Jerusha Chang  e Maria Cristina Leite
Às segundas e sextas-feiras, das 10h30 às 12h30.

·         Trilhas Urbanas nos Parques Municipais
Oferece a oportunidade de conhecer e interagir com importantes espaços públicos da cidade por meio de trilhas interpretativas realizadas nos parques Municipais. Os parques contemplados com a trilha são: Parque Aclimação, Parque Alfredo Volpi, Parque Trianon, Parque Independência, Parque Jardim da Luz e Parque do Piqueri.
 
ATIVIDADES DESCENTRALIZADAS

·         Oficinas Abertas: Arte na Paisagem e o Lúdico na Natureza
Propõe sensibilizar o olhar e o respeito pela Natureza; explorar materiais naturais, como terra, areia, folhas, sementes, pétalas, fibras, texturas, reutilizando e ressignificando diversos materiais descartados. OBS.: Cada oficina é interdependente. Não é necessário se inscrever
Facilitadora: Ana André - Coordenação: Maricy Montenegro e Ieda Varejão
Publico focalizado: Abertas a todos os interessados. Adultos e crianças.

Parque Nabuco - Rua Frederico Albuquerque, 120 – Jabaquara – Tel.: (11) 5678-8493
Datas e Horário: 04, 11, 25/02, aos sábados, das 14h às 16h.

Parque Aclimação - Rua Muniz de Sousa, 1119 – Liberdade – Tel.: (11) 3208-4042
Datas e Horário: 05, 12, 26/02, aos domingos, das 10h30 às 12h30.

Parque Jardim da Luz - Rua Ribeiro de Lima, 99 / Praça da Luz, s/n – Tel.: (11) -3227-3545
Datas e Horário: 05, 12, 26/02, aos domingos, das 14h às 16h.

Parque Severo Gomes - Rua Pires de Oliveira, 356 - Santo Amaro – Tel.: (11) 5687-4994
Datas e Horário: 04,11/02; 31/03 e 07,14/04, das 10h30 às 12h30.

BIBLIOTECA – ESPAÇO SAPUCAIA

Pesquisa, consulta e empréstimos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h e aos sábados, das 9h às 13h. Reúne mais de 3500 livros, com títulos voltados ao meio ambiente e cultura de paz, teses, trabalhos técnicos, periódicos, CD’s, DVD’s, VHS e fotografias, entre outros.
O acervo pode ser conhecido no site www.umapaz.phlweb.com.br
Informações:(11) 5083-1928 ou pelo e-mail: bibliotecaumapaz@prefeitura.sp.gov.br

A Biblioteca recebeu o livro Sustentabilidade planetária, onde eu entro nisso? Publicado pela Terra Virgem Editora, de autoria do ambientalista e consultor Fabio Feldmann, seu primeiro livro sobre o tema ambiental, apresenta causas e consequências das ações humanas na natureza.

ACONTECEU EM JANEIRO
30 de janeiro – Celebração do aniversário da UMAPAZ



Artistas que se apresentaram na celebração: Jovens da Orquestra Furiosa do Auditório do Ibirapuera; Fotógrafo Douglas Mansur com a Exposição Mãos que Transformam o Mundo; Cantora paulistana Dandara, acompanhada pelo músico Paulo Monarca, com repertório do cancioneiro brasileiro.

A UMAPAZé um Departamento da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) da Prefeitura do Município de São Paulo. Em funcionamento desde 2006, a UMAPAZ tem por objetivo o fomento e a facilitação da formação de pessoas para a convivência socioambiental sustentável e pacífica, transdisciplinariedade e interculturalidade, cultura de paz e não-violência e acesso universal à informação. 


Informativo Mensal da Divisão de Formação da UNIVERSIDADE ABERTA DO MEIO AMBIENTE E CULTURA DE PAZ – DEA/UMAPAZ / SVMA.
Redação:Cássia A. V. Domingues e Mariana Belmont - Direção: Rose Marie Inojosa e Ieda Varejão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário