Páginas

terça-feira, 2 de agosto de 2011

INFORMATIVO MENSAL
Universidade do Meio Ambiente e Cultura de Paz - UMAPAZ
ANO 6 - AGOSTO DE 2011

Tempo de metamorfose

Um dia, um minúsculo ovo – onde tudo começa – é colocado num lugar amigável para a nova vida prosperar. A mãe escolhe cuidadosamente o lugar para depositá-lo e até mesmo a temperatura leva em consideração. O pequenino ovo eclode e a lagarta, mimetizando texturas e cores de troncos e folhas para confundir os predadores ou, ao contrário, ameaçando-os com cores berrantes que chamam a atenção para seus espinhos urticantes, dedica-se ao ofício de comer. Alimenta-se até ficar madura e chegar a hora de procurar um lugar para se transformar em crisálida. Agora é com ela.

Fiandeira de seda tece fios para se fixar e se envolver em delicado casulo. Lá, nessa casa de seda, leve e firme, suspensa no espaço passa por mais uma fase de transformação. Em algum momento, o casulo se rompe e começam a sair asas diáfanas, translúcidas, com minúsculas escamas de pigmentos variados, capazes de refletir a luz, produzindo mosaicos coloridos, metálicos, iridescentes. Devagar, as asas se esticam e secam e a borboleta sai a voar.

Milhões de vezes esse ciclo se repete nas grandes florestas e nos pequenos jardins do Planeta e o nosso encantamento não cessa com o conhecimento científico do processo, antes, o reforça. Compreender alimenta o encantamento com o que se passa no cadinho alquímico da vida. O saber transborda e se expressa misturando ecologia, arte e sustentabilidade, Mandalas inspiradas nas asas da borboleta, coreografia do processo de transformação da crisálida, produção literária sobre as metamorfoses de que a vida está cheia. Assim, integramo-nos nessa teia, partícipes do generoso laboratório que é o Planeta Terra.
Márcia Maria Haluli Menneh, este pequeno texto é uma homenagem ao seu processo de transformação, nesse momento em que suas asas alçaram-se para outra dimensão.


DESTAQUE

EXPOSIÇÃO SOMOS TERRA
A exposição Somos Terra provoca no visitante uma experiência de encantamento com a natureza proporcionada pela cenografia do arquiteto Marko Brajovic e equipe. A visitação é gratuita, orientada por monitores. Até o dia 18 de setembro, de terça a domingo, das 10h às 17h. Indicada para adultos e crianças de todas as idades. Grupos e escolas podem ser agendar horários pelo telefone (11) 5572 1004. O projeto é da Editora Auana em parceria com a Prefeitura do Município de São Paulo.


CONCURSO DE FOTOGRAFIA: ÁRVORES DA CIDADE DE SÃO PAULO
O concurso de fotografia Árvores da Cidade de São Paulo chega a sua sexta edição. Este ano as inscrições serão exclusivamente online. Para participar os interessados devem acessar o site do concurso no período de 20 de junho a 31 de agosto de 2011, preencher o cadastro e aguardar o recebimento de e-mail com link para envio das fotos, e então completar sua inscrição enviando no máximo três fotos. Serão escolhidas 20 fotos para compor a exposição “Árvores da Cidade de São Paulo 2011”, dentre as quais estarão as cinco vencedoras. Os autores das melhores fotos receberão como prêmio cursos livres no Senac, câmeras fotográficas, livros de fotografia entre outros.
Participe! Mais informações no site: http://concursoarvores.prefeitura.sp.gov.br


CURSOS DE FORMAÇÃO EM ANDAMENTO

· 6ª TURMA DA CARTA DA TERRA EM AÇÃO

Em agosto, início de 6ª turma com aulas aos finais de semana. A programação e as inscrições serão divulgadas a partir de 11 de julho.

Capacitação de Agentes Urbanos de Sustentabilidade Socioambiental.
Público Focalizado: Pessoas com mais de 18 anos e escolaridade média ou superior que desejam se preparar para atuar na comunidade. Saiba mais
Corpo docente: Educadores, sociólogos, biólogos, comunicadores sociais da UMAPAZ e convidados.
Datas: De 20 de agosto a 16 de outubro
INSCRIÇÕES ENCERRADAS – Resultado da seleção: 09 de agosto


CURSOS E OFICINAS

· Curso: Ecologia e Ética: Um olhar biológico cultural
Tem por proposta estimular a reflexão sobre a natureza humana e gerar um processo reflexivo-contemplativo-ético sobre o nosso viver e conviver em sociedade, a partir de conceitos sobre a ética e a moral, apresentados por Humberto Maturana e Ximena Dávila.
Datas e Horário: De 01 a 05 de agosto, das 9h às 12h30.
Publico focalizado: educadores, biólogos, estudantes de Pedagogia e Biologia, e demais interessados.
Facilitador: Ignácio Muñoz Cristi - Coordenação: Glacilda Pinheiro Corrêa
INSCRIÇÕES ENCERRADAS

· Curso: Carta da Terra em Movimento
Tem por objetivo sensibilizar os cidadãos para a ação local, orientados pelos princípios da Carta da Terra. A consciência de cidadania planetária pode ser uma ferramenta útil para a construção de um processo paralelo de globalização, cooperativa e solidária onde se prevaleça os interesses dos povos, objetivando a eliminação das diferenças socioeconômicas e a integração da diversidade cultural da humanidade.
Dias e Horários: 13 e 27 de agosto, sábados, das 9h às 18h.
Publico focalizado: estudantes, educadores, membros de ONG’s e participantes de Conselhos Gestores.
Local: UMAPAZ – Av. Quarto Centenário, 1268 – portão 7-A – Parque Ibirapuera
Facilitador: Rosa Maria Moledo - Coordenação: Glacilda Pinheiro Corrêa
Vagas: 40 - OBS.: Haverá seleção entre os 70 primeiros inscritos, até o dia 9 de agosto, considerando o público focalizado.
Inscrições: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

· Oficina: "Danças Sagradas Celtas: Círculos de amor, poder e sabedoria”
A oficina tem por objetivo propiciar vivência, conhecimento e aprofundamento de Danças Circulares inspiradas pela cultura celta, estimulando o autoconhecimento e o respeito às diferenças, exercitando valores da Cultura de Paz, tais como respeito, ética, diversidade, afetividade, cooperação e sensibilização sobre as questões ambientais.
Dias e Horário: 19 e 26/08 e 02, 09, 16, 23/09, (sextas-feiras), das 9h às 12h.
Facilitadores: Estela Maria G. Pereira Gomes e Samuel Souza de Paula.
Coordenação: Estela Maria Guidi Pereira Gomes e Thereza Christina Rosa.
Vagas: 30 - Pré-requisito: Ter participado de uma turma do curso "Danças Circulares e Sabedoria dos Povos" na UMAPAZ (turmas 2010 e 2011).

· Curso: Criando Empresas Sociais
Propõe um modelo possível para a sociedade e para o mercado. Além de viável, caracteriza-se como um importante instrumento de desenvolvimento social, pois gera empregos, distribui renda e desenvolve econômica e socialmente comunidades.
Público focalizado: preferencialmente líderes comunitários envolvidos em projetos sociais de defesa do meio ambiente e cultura da paz.
Datas e Horário: 25/08; 01, 08, 15, 22, 29/09; 06, 13, 20 e 27/10 (quintas-feiras), das 14h às 18h.
Facilitador: Prof. Odair Silva Soares - Coordenação: Georges Fouad Kharlakian Jr.
Vagas: 40 - Inscrições: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

· Curso: Roda de Histórias em Família
Tem por objetivo estimular, por meio da contação de histórias e atividades lúdicas, o universo da fantasia e da imaginação, enriquecendo o mundo interior. Histórias transmitidas de pai para filho estreitam os laços familiares e podem promover sabedoria, harmonia e paz. As brincadeiras, por sua vez, são vitais para a humanização das crianças, auxiliando o desenvolvimento cognitivo e cinético, aguçando a sensibilidade e as aptidões linguísticas.
Datas e Horários: 13 e 27/08; 10/09; 22/10 e 05/11 (sábados), das 14h às 17h.
Público focalizado: pais e filhos
Facilitadora: Maria Cecília Ferri – Coordenação: Maricy Montenegro
Vagas: 50 - Inscrições: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

· Curso: Alfabetizando pela Paz
A alfabetização é um marco na vida de uma criança. Decifrar o código alfabético apreendendo e estruturando conteúdos pode ser um processo prazeroso quando o educador se torna um verdadeiro mediador da paz, integrando pensamento, afetividade, percepção, intuição e imaginação. Ao aprender a ler a criança alça vôo por todos os cantos ampliando seu mundo. Ao aprender a escrever concede voz aos pensamentos partilhando-os. A metodologia prevê encontros com apresentação de teoria e vivências partilhadas.
Dias e Horário: 13 e 27/08; 03, 10, 17 e 24/09 (sábados), das 8h às 12h.
Facilitadora: Maria Cecília Ferri – Coordenação: Maricy Montenegro
INSCRIÇÕES ENCERRADAS

· Curso: Semeando Meio Ambiente e Cultura de Paz na Educação Infantil
Tem o objetivo de sensibilizar sobre a importância do meio ambiente e da cultura de paz e instrumentalizar para a realização de projetos e atividades com crianças, famílias e comunidades, propiciando maior conscientização para as questões socioambientais e a construção de um mundo sustentável e pacífico.
Dias e Horário: 25/08; 01, 08, 15, 22 e 29/09; 06 e 13/10 (quintas-feiras), das 9h às 12h.
Público focalizado: Coordenadores e professores de educação infantil e fundamental, educadores de organizações não governamentais.
Coordenação: Angélica Berenice de Almeida e Thereza Christina Rosa.
Vagas: 40 – HAVERÁ SELEÇÃO - Inscrições: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br


PALESTRAS, ENCONTROS e EVENTOS

· Palestra: Como Gerar e Distribuir Riquezas
Dia 04 de agosto, das 15h às 17h - Não é preciso se inscrever. Pede-se chegar com 15 minutos de antecedência.
O palestrante Prof. Odair Silva Soares apresentará conceitos sobre a organização de empresas sociais, as mudanças no mundo e no mercado; empreendedorismo e empreendedorismo social; a empresa social e o projeto Criando Empresas Sociais.
Coordenação: Georges Fouad Kharlakian Jr.
· Palestra: No Fluir das Águas – Conselho das 13 Avós Nativas
Data: 04 de agosto, quinta-feira, às 19h30
Palestrante: Maria Alice Campos Freire, membro do Conselho Internacional das Treze Avós Nativas e co-sintonizadora do sistema de essências Florais da Amazônia, compartilhará palavras de luz e amor pela natureza e um pouco de suas experiências pelo mundo em peregrinação de paz.
Coordenação: Gustavo Agni Beuttenmüller.
Aberto a todos os interessados. Não é preciso se inscrever. Pede-se chegar com 15 minutos de antecedência.
· Oficina de Introdução ao Diálogo
Oficina introdutória. Apresenta os conceitos que sustentam a prática do diálogo através de exposição e vivências, e possibilitar o ingresso dos interessados no Grupo Experimental de Diálogo, que se realiza quinzenalmente, às quintas-feiras, das 14h30 às 16h30.
Datas e Horário: 11 e 16 de agosto, das 14h às 17h.
Público Focalizado: pessoas interessadas em participar da Oficina de Introdução ao Diálogo.
Facilitação e Coordenação: Márcia Amélia Moura (docente da UMAPAZ).

· Ciclo de Debates: O Novo Código Florestal
Dias: 11 e 18 de agosto, das 15h às 19h.
O evento é destinado a todos os interessados na defesa do meio ambiente e da cultura da paz. Entre os temas a serem abordados nas duas datas, estão: A opinião de algumas entidades de classe (Abinee, ACSP, CRA e/ou CORECON), A opinião dos movimentos sociais (SOS Mata Atlântica), A opinião de Instituições de Ensino (Reitor da PUCSP) e A opinião de parlamentares (Deputado Aldo Rebelo e outros).
Facilitador: Prof. Odair Silva Soares, graduado em Ciências Econômicas (1997), mestre em Administração pela PUC/SP (2002). Professor efetivo da FEA-PUC/SP e USJT - Universidade São Judas Tadeu no curso de Sistemas de Informação. Professor convidado da COGEAE PUC-SP, do CPPG da UniFMU - Centro de Pesquisas e Pós-Graduação, do IBTA/INEA - Instituto Nacional de Estudos Avançados em São José dos Campos e, da BSP - Business School São Paulo. Nos últimos três anos tem participado de projetos para a elaboração de Planejamento Estratégico no Setor Público e da elaboração de Planos de Governo. Foi responsável pela organização do PUC Inova – Fórum pela Inovação e Sustentabilidade, 1ª. Edição em outubro de 2010, em três Campi da PUC/SP.
Coordenação: Georges Fouad Kharlakian Jr.


· Galeria de Retratos – Homenagem ao Dalai Lama
A UMAPAZ e a Associação Palas Athena convidam para a homenagem que será prestada ao Dalai Lama, por sua vida inspiradora em prol da cultura de paz. O evento antecede a visita que o homenageado fará ao Brasil no próximo mês de setembro.
Dia e Horário: 12 de agosto, às 14h30.
Coordenação: André Luis Moura de Alcântara e Nadime Boueri Netto Costa.
Não é necessário inscrição. Pede-se chegar com 15 minutos de antecedência.


· Palestra: “Práticas Integrativas e Complementares em Saúde: Abordagens das Medicinas Tradicionais”
Dia e Horário: 19 de agosto (sexta-feira), das14 às 17h
Palestrante: Mário S. F. Cabral, médico, com especialização em saúde pública, epidemiologia e em modalidades da medicina chinesa. É assistente técnico da área técnica de medicinas tradicionais, homeopatia e práticas integrativas em saúde na Secretaria de Saúde do Município de São Paulo.
Público focalizado: profissionais da saúde, educadores e interessados no tema.
O evento integra o Programa Meio Ambiente e Saúde – Cuidando da Ecologia Integral, que propõe caminhos de reflexão e práticas físico-meditativas afins que propiciem o desenvolvimento da qualidade de vida, preservação da saúde e do meio ambiente, garantindo uma vivência saudável entre o ser humano e a natureza.
Coordenação: Suely Feldman Bassi e Vitor Lucato.

· Fazendo Arte na Biblioteca
Dia 27 de agosto (sábado), às 10h às 12h – Espaço Sapucaia
Atividades ludopedagógicas para crianças. Brincadeiras, teatro e contação de histórias. Evento mensal promovido pela UMAPAZ e Aliança pela Infância.


· 40º Fórum Aliança pela Infância
Dia 13 de agosto, das 9h às 12h.
Espaço de discussão, reflexão e aprendizagem que tem como objetivo ampliar e aprofundar a compreensão da infância através do diálogo entre diferentes perspectivas com o olhar voltado para a situação atual da infância, interligando temas com foco no desenvolvimento integral e saudável e na promoção da cultura de paz e respeito à essência de cada criança.
Informações e inscrições no site: http://www.aliancapelainfancia.org.br/eventos.php
Realização: Parceria Aliança pela Infância e UMAPAZ.


CURSOS E OFICINAS

Em andamento – Inscrições encerradas

· Curso de Permacultura
Dias e horários: De 07 de junho a 30 de agosto, das 8h30 às 12h30.
Facilitador: Cláudio Spinola - Coordenação: Eveline Limaverde


PROGRAMAS E ATIVIDADES CONTINUADAS

· Aventura Ambiental no Parque Ibirapuera
Oferecido pela UMAPAZ desde 2006. A programação prevê: visita monitorada com apresentação histórico-cultural, flora e fauna do parque; vivências e reflexões que possibilitam vínculo afetivo com a natureza e o despertar de valores humanos. Aberto a usuários, escolas e organizações locais, em grupos de 15 a 40 pessoas (crianças, jovens e adultos).
Agendamento: Telefone (11) 5572-1004 - Coordenação: Angélica Berenice Almeida e Thereza Christina Rosa.

· Danças Circulares
As danças circulares fazem parte de um movimento mundial de resgate de danças tradicionais e contemporâneas dos povos, buscando a convivência cooperativa, o respeito por si mesmo, pelo outro e pelo planeta.
Dia e horários: Às quartas-feiras, das 9h às 11h.
Coordenação: Estela Maria Guidi P. Gomes, focalizadora de Danças Circulares da UMAPAZ.

· Grupo Experimental de Diálogo
A proposta integra o projeto “A Prática do Diálogo para o Fortalecimento das Redes de Convivência” e tem por objetivo a reflexão conjunta e a prática continuada do diálogo. Os encontros são quinzenais.
Focalização e Coordenação: Márcia Amélia Moura, psicóloga, docente da UMAPAZ.
Público Focalizado: pessoas interessadas em exercitar o diálogo, compartilhar significados e desenvolver a auto-observação.
Datas e Horário: 04 e 18 de agosto; 01, 15 e 29 de setembro; 06, 20 e 27 de outubro; 10 e 24 de novembro; 01 e 08 de dezembro (quintas-feiras), das 14h30 às 16h30.

· Meditação
Prática que conduz à permanência na quietude e no centro do equilíbrio do Ser.
Coordenação: Suely Feldman Bassi - Facilitação: Jerusha Chang – educadora e discípula do mestre Taoista Liu Pai Lin.
Às quartas-feiras, das 11h às 12h30.

· Tai Chi
Prática milenar de origem chinesa para a integração do Céu da Terra e do Ser Humano, que propicia saúde e paz.
Coordenação: Suely Feldman Bassi. Facilitadora: Jerusha Chang – educadora e discípula do mestre Taoista Liu Pai Lin.
Às segundas-feiras, das 10h30 às 12h30.

· Videoconferências Palavras de Paz – “A Paz e o Contentamento Interior”
Conferências em vídeo sobre "Paz e Contentamento Interior". Exibição de vídeos da série "Palavras de Paz" de Prem Rawat, seguida de roda de conversa sobre a paz, o autoconhecimento e o contentamento interior.
Aberto aos interessados. Atividade em parceria com a Sociedade de Apoio à Paz Interior.
De março a dezembro de 2011 – Todas as sextas-feiras, das 19h às 20h.


ATIVIDADES DESCENTRALIZADAS
· Curso: Alfabetizando pela Paz
Local: CEU Meninos – Endereço: Rua Barbinos, 111 – Ipiranga – Tel.: (11) 2945-2539
Decifrar o código alfabético apreendendo e estruturando conteúdos pode ser um processo prazeroso quando o educador se torna um mediador da paz, integrando pensamento, afetividade, percepção, intuição e imaginação. Ao aprender a ler e a escrever a criança amplia o seu mundo e concede voz aos pensamentos, partilhando-os. A metodologia prevê encontros com apresentação de teoria e vivências partilhadas.
Dias e Horário: 12, 19, 26/08 e 02, 09 e 16/09 (sextas-feiras), das 8h às 12h.
Facilitadora: Maria Cecilia Ferri – Coordenação: Maricy Montenegro
Vagas: 50 – Inscrições: ceumeninosbiblioteca@prefeitura.sp.gov.br

· Curso: Era Uma Vez e Ainda É – Cecco Vila Prudente
Local: CECCO Vila Prudente – Endereço: Rua Francisco Falconi 83, Jardim Avelino
Através de curiosas narrativas, permeadas de afazeres artesanais, iremos contemplar a sabedoria e o encantamento da arte de contar histórias. A metodologia prevê encontros com apresentação de teoria e vivências partilhadas.
Dias e Horários: 12, 19, 26/08 e 02, 9, 16 e 23/09 (sextas-feiras), das 14h às 17h,
Facilitadora: Maria Cecília Ferri – Coordenação: Maricy Montenegro (UMAPAZ)
Vagas: 40 - Inscrições: Pelo e-mail: ceccovp.cursos@yahoo.com.br ou pessoalmente no (dentro do CEE Arthur Friedenreich), com Yara.

· Danças Circulares nos Parques
As danças circulares fazem parte de um movimento mundial de resgate de danças tradicionais e contemporâneas dos povos, buscando a convivência cooperativa, o respeito por si mesmo, pelo outro e pelo planeta. Sua prática trabalha a convivência harmoniosa, a cooperação e o cultivo da amorosidade, além de promover o autoconhecimento, a tolerância, a inclusão e a diversidade. Veja abaixo os locais e datas onde os cursos estão sendo oferecidos neste segundo semestre de 2011. A participação é gratuita. Os interessados podem obter mais informações nas Administração dos parques.

Danças Circulares nos Parques – 2º semestre de 2011


Parque
Aclimação
- Tel. 3208-4042
Endereço - Rua Muniz de Souza, 1119, Aclimação
Administrador (a) - Fábio
Focalizadora - Gabriela
Dia e Horário - Domingo - 10h
Agosto: 14
Setembro: 18

Parque
Cemucam - Tel. 4702-2126
Endereço - km 25 Rod. Raposo Tavares, Granja Viana - Cotia
Administrador (a) -Kelly
Focalizadora - Angela
Dia e Horário - Domingo - 9h
Agosto: 07, 14,21 e 28
Setembro: 04,11 e 18

Parque
Lina e Paulo Raia - Tel. 5017-6522
Endereço - Rua Volkswagen s/n, Jabaquara
Administrador (a) - Denise
Focalizadora - Eliéte
Dia e Horário - Quarta-feira - 10h
Agosto: 03, 10, 17,24 e 31
Setembro: 14,21 e 28

Parque
Lions Clube Tucuruvi - Tel. 2203-5837
Endereço - Rua Alcindo Bueno de Assis, alt. nº. 500, Tucuruvi
Administrador (a) - Camila
Focalizadora - Eliéte
Dia e Horário - Terça- feira - 8h30
Agosto: 02, 09,16, 23 e 30
Setembro: 06,13, 20 e 27

Parque
São Domingos - Tel. 3831-7083
Endereço - Rua Pedro Sernagiotti, 125, Pq. São Domingos
Administrador (a) - Lilian
Focalizadora - Angela
Dia e Horário - Segunda-feira - 14h
Agosto: 01, 08,15, 22 e 29

Parque
Severo Gomes - Tel. 5687-4994
Endereço - Rua Pires de Oliveira, 356, Granja Julieta
Administrador (a) - Renata
Focalizadora - Gabriela
Dia e Horário - Sábado - 10h
Agosto: 06,13, 20 e 27



BIBLIOTECA – ESPAÇO SAPUCAIA
Acervo voltado ao meio ambiente e cultura de paz. Livros, teses, trabalhos técnicos, periódicos, CD’s, DVD’s, VHS e fotografias.
Dedicada à pesquisa, consulta e empréstimo. O acervo pode ser conhecido no site www.umapaz.phlweb.com.br
De segunda a sexta-feira, das 9h às 19h e aos sábados, das 9h às 13h.
Informações: (11) 5083-1928 ou pelo e-mail: bibliotecaumapaz@prefeitura.sp.gov.br

ACONTECEU


26 E 27 DE JULHO – Encontro Anamma/SP (Associação dos A Associação de Municípios e Meio Ambiente de São Paulo) discutiu o papel das cidades na execução das políticas públicas de Meio Ambiente. O evento contou com a participação de secretários municipais e técnicos da área de meio ambiente de 60 cidades paulistas. Estiveram presentes Bruno Covas, secretário estadual do Meio Ambiente; Eduardo Jorge, secretário municipal do Verde e Meio Ambiente; Edson Giribone, secretário estadual de Saneamento e Recursos Hídricos; Otavio Okano, presidente da CETESB; Beto Tricoli, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa de São Paulo; presidente da ANAMMA nacional Mauro Buarque; Jussara Carvalho, vice-presidente da ANAMMA Sudeste, e dos ambientalistas Fabio Feldman, e Rubens Born entre outros.


 A UMAPAZ é um Departamento da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) da Prefeitura do Município de São Paulo. Em funcionamento desde o final de 2005, a UMAPAZ tem por objetivo o fomento e a facilitação da formação de pessoas para a convivência socioambiental sustentável e pacífica, transdisciplinariedade e interculturalidade, cultura de paz e não-violência e acesso universal à informação.

O detalhamento da programação, com atualização ao longo do ano e a chamada para inscrições, é divulgado mensalmente pelo Boletim Informativo da UMAPAZ e fica disponível no site www.prefeitura.sp.gov.br/umapaz e no blog http://www.blogumapaz.blogspot.com/
Veja também:
Programação Planetário e Escola Municipal de Astrofísica Prof° Aristóteles Orsini
Programação da Escola Municipal de Jardinagem


Informativo Mensal da Divisão de Formação da UNIVERSIDADE ABERTA DO MEIO AMBIENTE E CULTURA DE PAZ – DEA/UMAPAZ / SVMA
Redação: Cássia A. V. Domingues e Mariana Belmont - Direção: Rose Marie Inojosa








































 

Nenhum comentário:

Postar um comentário