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segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Inscrições Abertas
Oficina “Valores da Cultura Indígena”

 “Somos uma continuação de nossas raízes, somos o tronco, deixaremos frutos, que serão novas raízes e novo troncos e futuros frutos.”
(Kaká Werá)

A UMAPAZ (Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz) promove nos dias 10, 17 e 24 de fevereiro; 03, 17, 24 e 31 de março e 07 de abril (às quintas-feiras), das 9h às 12h, a Oficina "Valores da Cultura Indígena", aberto a todos os interessados. As aulas serão ministradas por Samuel Souza de Paula.
A oficina, com carga horária total de 24 horas, tem por objetivo estimular práticas ancestrais e modernas de integração harmoniosa com o meio ambiente, além de propagar a cultura de paz por meio de mitos, símbolos, ritos transculturais e suas correspondências atuais.
O professor Samuel Souza de Paula é estudioso do comportamento humano, desenvolve trabalhos de integração do corpo, mente e espírito. Possui formação Master em PNL - Programação Neurolinguística. É coordenador do Ciclo de Estudos Xamânicos "Espírito de Gaia", participante de Danças Nativas pela Paz e Danças Circulares Sagradas. Membro do programa "Gente que Faz a Paz" - Unesco (Programa Pedagógico "Educação para Paz nas Escolas").

Conteúdo Programático:
• Dia 10/02/11 - O Poder do Mito: introdução à sabedoria dos povos
• Dia 17/02/11 - Consciência da Canção Pessoal: sensibilização, sons e cantos nativos
• Dia 24/02/11 – Fundamentos da Natureza: conexões com o ser
• Dia 03/03/11 - Mitologia Pessoal e os Valores da Cultura Indígena
• Dia 17/03/11 – Visão Sistêmica: interdependência e berçário de vida
• Dia 24/03/11 - Ritos de Passagem: arquétipos da mudança no cotidiano
• Dia 31/03/11 - Os seis pilares da paz e as sementes da educação pacífica
• Dia 07/04/11 - Dinâmicas Integrativas: danças, histórias, sons e silêncio

Bibliografia:
• ARRIEN, Angeles - O Caminho Quádruplo: Trilhando os caminhos do guerreiro, do mestre, do curador e do visionário. São Paulo, Ed. Ágora, 1997.
• CAMPBELL, Joseph - O Poder do Mito. São Paulo, Ed. Palas Athena, 1990.
• STEIN, Murray - Jung: O Mapa da Alma. São Paulo, Ed. Cultrix, 2004.
• JARES, Xesús R. - Educar em Tempos Difíceis. São Paulo, Ed. Palas Athena, 2007.
• HANK, Thich Nhât - Para Viver em Paz: O milagre da mente alerta. Petrópolis, Editora Vozes, 1986.
• DISKIN, Lia - Paz, como se faz?: Semeando cultura de paz nas escolas. Brasília: UNESCO, Ed. Palas Athena, 2007.
• WEIL, Pierre - A Arte de Viver em Paz. São Paulo: Ed. Gente, 1990.

Serviço: Oficina Valores da Cultura Indígena
Coordenação: Angélica Berenice de Almeida e Thereza Christina Rosa
Oficineiro: Samuel Souza de Paula
Público focalizado: professor, educador ambiental, arte educador e estudantes de áreas afins.
Dias e Horário: 10, 17 e 24/02; 03, 17, 24 e 31/03 e 07/04 (quintas-feiras), das 9h às 12h
Carga horária total: 24 horas
Vagas: 40 - HAVERÁ SELEÇÃO de acordo com público focalizado, entre os 100 primeiros inscritos.
Local: UMAPAZ – Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz
End.: Avenida IV Centenário, 1268 Portão 7-A - Parque Ibirapuera
Inscrições: pelo e-mail: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br
RESULTADO DA SELEÇÃO: 08 de fevereiro.
                                                                                              
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
VALORES DA CULTURA INDÍGENA
Envie preenchido para: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

1. Nome completo:
2. Idade:
3. Sexo: ( ) M ( ) F
4. RG nº órgão: UF: 5. CPF nº
5. Escolaridade: ( ) Ensino Médio ( ) Ensino Superior
6. Área de formação:
7. Setor em que trabalha:
Empresa privada ( ) Organização não governamental ( ) Estado ( )
8. Se servidor público, por favor, informe número RF:
9. Profissão/atividade que exerce atualmente:
10. Se educador, instituição em que exerce a função:
11. Endereço residencial:
12. Região: Bairro: 13. CEP
14. E-mail:
15. Telefone fixo: 16. Telefone celular:
                                                                                              

Um comentário:

  1. O conteúdo é interessantíssimo. Seria muito legal que o curso pudesse ser visto via web por pessoas em outros lugares do país.

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