Páginas

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Curso Carta da Terra em Ação

Formação de Agentes Socioambientais Urbanos.
CARTA DA TERRA EM AÇÃO

A UMAPAZ (Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz) convida a todos para o CURSO CARTA DA TERRA EM AÇÃO, que será realizado do dia 15 de março a 16 de junho de 2011, às terças e quintas feiras, das 08h30 as 12h30.

O propósito do CURSO CARTA DA TERRA EM AÇÃO é reunir pessoas dispostas a refletir sobre as diferentes dimensões da sustentabilidade, desenvolver sua capacidade de observação, compartilhar conhecimentos sobre possibilidades e modos de vida urbana sustentável e, também, a gerar mudanças locais em prol da sustentabilidade da vida.

O processo de formação tem um total de 120 horas, compostas por 100 horas/aula/atividades e 20 horas de Trabalho de Conclusão de Curso.

A apresentação dos resultados da aprendizagem de cada participante deverá ser feita em até 30 de agosto de 2011. Após a aceitação do trabalho, o participante fará jus ao certificado de Agente Socioambiental Urbano, fornecido pela UMAPAZ.

A metodologia do curso busca a transdisciplinaridade e mescla exposições, diálogos, vídeos, leituras e dinâmicas.

Para conhecer a avaliação dos alunos de edições anteriores veja o vídeo. www.youtube.com/watch?v=64iOUgPXga4

                                                                                                                     
Público focalizado: profissionais e estudiosos da área ambiental dos setores público, privado e de organizações não-governamentais; conselheiros de meio ambiente, desenvolvimento sustentável e cultura de paz; Agenda 21; educadores; profissionais de saúde e outros interessados.
Vagas: 60 vagas.
Inscrições: De 01 a 11 de fevereiro de 2011, enviando a ficha anexa, devidamente preenchida para o e-mail inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br. A divulgação dos selecionados será realizada no dia 25 de fevereiro de 2011.
                                                                                                                        


 
PROGRAMAÇÃO:
Março Visão e Território Coordenação: Eveline Limaverde
Professores
15/03 Conhecendo a Carta da Terra. Rose Marie Inojosa, comunicóloga.
17/03 Apresentando a Carta da Terra. Apresentação dos Alunos.
17/03 Sustentabilidade: o evolver do conceito. Rose Marie Inojosa, comunicóloga e Igor Victorino, sociólogo .
22/03 Do Universo a Identidade Planetária. Walmir Thomazzi Cardoso, físico.
24/03 O sítio de São Paulo. Lara Freitas, Arquiteta.
29/03 Conhecendo os talentos e o Programa Carta da Terra em Ação. Eveline Limaverde, educadora.

Mar/Abr. Integridade Ecológica Coordenação: Vitor O. Lucato.
Professores
31/03 A magia da evolução. Débora Pontalti Marcondes, bióloga.
05/04 Biogeografia. Tatiana Montório, geógrafa.
07/04 Biomas. Vitor O. Lucato, ecólogo e biólogo.
12/04 Climatologia e Mudanças Climáticas. Paulo Varela, físico.
14/04 Leitura Local – mapa e indicadores ecológicos. Lia Salomão Lopes, geógrafa.

Abr/Mai. Diversidade Humana Coordenação: André Luiz Moura de Alcântara.
Professores;
26/04 Antropologia Cultural e Família Humana. André Luiz Moura de Alcântara, sociólogo.
28/04 Pegada Ecológica e Resíduos. Eliana Rizzini, bióloga.
03/05 Cidadania Planetária e Redes Sociais. Georges F. Kharlakian Jr, economista.
05/05 Diversidade em São Paulo, Cosmópolis. André Luiz Moura de Alcântara, sociólogo.
10/05 Leitura local – mapa e indicadores socioeconômicos. Lia S. Lopes e André L M. Alcântara.

Maio Cultura de Paz Coordenação: Glacilda Pinheiro Corrêa.
Professores;
12/05 Democracia, Justiça, Equidade...
Cultura de Paz. André Luiz Moura de Alcântara, sociólogo.
17/05 Educação para o século XXI. Ausônia Donato, pedagoga.
19/05 Educação para o consumo e alimentação. Glacilda Pedroso, educadora.
24/05 Jogos Cooperativos e Mediação de Conflitos. Ana Paula Navarro, educadora.
26/05 Leitura local – mapa e conflitos socioambientais: Devolutiva dos Alunos. Lia S. Lopes e Rose M. Inojosa.

Mai/Jun. Agenda 21 e Planejamento de Projetos Coordenação: Eveline Limaverde.
Professores;
31/05 Agenda 21, A3P, estudo de território, DGD’s, CADES. Eveline Limaverde e Maíra S. Galvanese, educadora ambiental.
07/06 Sustentabilidade no ambiente construído: nossas habitações. Eduardo Coelho e Mello Aulicino, engenheiro.
09/06 Planejamento de Projetos Sociais. Rose Marie Inojosa, comunicóloga.
14/06 Parceiros em Projetos Sociais. Taciana Guerra Nóbrega.
16/06 World Café sobre o futuro. Equipe.


 
Bibliografia:
ÁVILA, Célia M. (coord.). Gestão de Projetos Sociais, 3ª ed., São Paulo: AAPCS, 2001
BUCKLES (org) Cultivar la paz – conflicto y colaboración en el manejo de los recursos naturales. [s.l.], 2000 – disponível em inglês, francês e espanhol para download em: www.idrc.ca/es/ev-9398-201-1-DO_TOPIC.html.
GADOTTI, Moacir Pedagogia da Terra, São Paulo: Peirópolis, 2000.
GALTUNG, Johan Transcender e transformar: uma introdução ao trabalho de conflitos. São Paulo: Palas Athena, 2006.
GOMES, M. P. Antropologia: Ciência do Homem: Filosofia da Cultura, São Paulo: Contexto, 2008.
KING Jr. Martin Luther A Casa Mundial, www.comitepaz.org.br/Textos_MLK.htm.
MINER, Horace Ritos Corporais entre os Nacirama, www.aguaforte.com/antropologia/nacirema.htm.
LORENZI, Harri. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil, Vol 1, 5ª ed., Nova Odessa, São Paulo: Instituto Plantarum, 2008.
MORIN, Edgar & KERN Anne B. Terra Pátria, Porto Alegre: Salina, 2005.
MORIN, Edgard Os sete saberes necessários à educação do Futuro, São Paulo: Cortez, 2000 - e artigo publicado no Boletim da SEM TEC MEC, 1, 4, 2000, disponível em: www.centrorefeducacional.com.br/setesaberes.htm.
NOBRE, Marcos; AMAZONAS, Maurício C. (Orgs). Desenvolvimento Sustentável: A institucionalização de um Conceito. Edições IBAMA, Brasília: 2002.
OLIVEIRA, Kepler & SARAIVA, Maria de Fátima Astronomia e Astrofísica, São Paulo: EDUSP, 2008.
PRIGOGINE, Ilya Carta às Futuras Gerações, Folhas de S.Paulo, Caderno Mais, 30/01/2000.
RIDDATH, Ian Guia de Astronomia. Rio de Janeiro, Zahar, 2007.
VEIGA, José E. Desenvolvimento sustentável – desafio do século XXI. Garamond Rio de Janeiro: 2005.
SÃO PAULO (Cidade). 2005. Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. Manual Técnico de Arborização. Disponível em: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/manual_arborizacao_1253202256.pdf
WOLTMANN, A & ARAÚJO, Luiz E. B. Desenvolvimento x Sustentabilidade: uma abordagem transdisciplinar. Panóptica, ano 1, n 8, maio-junho 2007, p.461-481

                                                                                                  
Serviço: Curso CARTA DA TERRA EM AÇÃO – TURMA 5
Datas: 15 de março a 16 de junho de 2011.
Dias e Horário: terças e quintas-feiras, das 08h30 às 12h30.
Público focalizado: profissionais e estudiosos da área ambiental dos setores público, privado e de organizações não-governamentais; conselheiros de meio ambiente, desenvolvimento sustentável e cultura de paz, educadores, profissionais de saúde e outros interessados.
Coordenação: Eveline Limaverde
Vagas: 60 – HAVERÁ SELEÇÃO
                                                                                                  

                                                                                                     
UMAPAZ
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
CURSO: CARTA DA TERRA EM AÇÃO

1. NOME COMPLETO:
2. Idade 3. Sexo ( ) M ( ) F
4 RG nº órgão: UF: 5. CPF nº
6. Se é servidor público, por favor, informe
6.1 Nº RF
6.2 Secretaria e órgão de lotação:
7. Escolaridade ( ) 2º grau completo ( ) superior (curso)
8. É Conselheiro de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz?
( ) Sim ( ) Não
Se sim, de qual Conselho:
9. Profissão ou atividade que exerce atualmente
10. Setor em que trabalha
( ) Empresa privada ( ) ONG ( ) Estado ( ) Prof. Liberal
11. Se Educador, em que instituição exerce sua função?
12. Endereço residencial completo
Rua:
Número:
CEP:
Bairro:
Cidade:
Região: ( ) Norte ( ) Sul ( ) Leste ( ) Oeste ( ) Centro ( ) Outro Município
13. E-mail:
14. Telefone fixo
15.Telefone celular
16. Por que deseja participar do Curso CARTA DA TERRA EM AÇÃO:
                                                                                                     


Nenhum comentário:

Postar um comentário