Páginas

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL / UMAPAZ

RELATÓRIO SUMÁRIO DE 2010

Em 2010 a UMAPAZ completou seu quinto ano de atividades, desde a fundação em janeiro de 2006, e o segundo ano como Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, pois em janeiro de 2009 uniram-se à UMAPAZ, como Divisão de Formação, a Escola Municipal de Jardinagem, a Divisão de Astronomia e Astrofísica e a Divisão de Projetos Especiais.

Em termos de metodologia, a UMAPAZ tem como objetivo acionar as “caixas de brinquedos e de ferramentas” dos participantes dos seus programas e atividades. Não uma ou outra, mas uma e outra, transformando brinquedos em ferramentas e vice-versa, de modo a despertar e desenvolver o prazer dessa aventura compartilhada do ensinar e aprender. Trata-se de trabalhar as idéias e instrumentos da ordem do “uti”, do que é útil, utilizável, ferramenta de intervenção no cotidiano e da ordem do “frui”, do fruir, usufruir, da sensibilização que leva à vontade de transformar nossa visão de mundo, hábitos e relações na comunidade da vida. Cada um começa por onde puder e quiser para construir seus conhecimentos. Assim, os cursos, programas e atividades oferecidos pela UMAPAZ procuram alcançar as pessoas tanto pelo encantamento e sensibilização como pelo entendimento, possibilitando que cada uma delas monte seu livre percurso de aprendizagem, dentre as opções oferecidas.

O resumo da produção quantitativa do Departamento de Educação Ambiental / UMAPAZ , mostra que o Departamento atendeu um total de 191.743 pessoas em atividades de educação ambiental.

Em 2010 a Divisão de Formação do DEA/UMAPAZ atendeu 29.615 pessoas em sua programação de:

62 cursos, com um total de 2.519 horas/aula;
67 oficinas, encontros e palestras, com 196 horas de atividades;
10 programas continuados e 8 em parceria, com 1052 horas de atividades;
701 horas de cursos e atividades descentralizadas, em 11 subprefeituras.

Nesse ano foi iniciado o primeiro Curso de Especialização “latu sensu”, com 360 horas, uma parceria com o Instituto de Artes da UNESP. O Curso de “Ecologia, Arte e Sustentabilidade” está sendo realizado com duas turmas de 50 alunos cada uma. Seu término está previsto para o final de 2011.

Também foram realizadas mais duas turmas do Curso Carta da Terra em Ação (120 horas), de formação de agentes socioambientais urbanos, com formação de 99 agentes e três turmas simultâneas do Curso Educação Gaia São Paulo (120 horas), com um total de 120 alunos.

O Programa Aventura Ambiental no Parque do Ibirapuera, para grupos, atendeu 4.815 crianças e seus acompanhantes.

A Divisão de Formação ofereceu, ainda, 36 cursos e programas descentralizados em 11 Subprefeituras (Santo Amaro, Aricanduva/Formosa/Carrão, Pirituba/Jaraguá; Butantã; Ipiranga, Jabaquara; Sé; Ermelino Matarazzo; Itaquera; Campo Limpo; Santana/Tucuruvi), atendendo 3576 pessoas.

Em 2010 a Divisão de Projetos Especiais de Educação Ambiental do DEA/UMAPAZ trabalhou com o Programa A 3P em Secretarias e órgãos municipais e o programa Trilhas Urbanas, com a produção de folders de trilhas auto-guiadas para Parques Municipais.

Foram realizadas:
63 apresentações do Programa A3P para órgãos municipais, alcançando 1143 servidores públicos;
3 cursos de Compras Sustentáveis, com 202 participantes
4º Seminário da A3P, que reuniu 257 representantes de Comissões Municipais de A3P

Em 2010, a Divisão Escola Municipal de Jardinagem do DEA/UMAPAZ atendeu 10.541 pessoas em sua programação de:
• 53 cursos e oficinas, com um total de 1956 horas/aula/atividades;
• 18 palestras, 8 trilhas oficinas, encontros e palestras, com 196 horas de atividades;
• 3 programas continuados, com 700 horas de atividades;
• 117 mini-cursos, oficinas e programas descentralizados, com 1427 horas/atividades, em 25 Subprefeituras.

O Curso de Jardinagem, tradicional da Escola, teve 13 edições em 2010 e foi publicado o livro que traz todo o material apresentado no Curso. Os alunos que fazem o curso recebem também o livro, de modo a que possam aplicar os conhecimentos gerados no processo de ensino/aprendizagem.

Em 2010, a Escola Municipal de Jardinagem fez a formação de 624 Zeladores de Praça, com um total de 900 horas/aula (60 por turma) programa em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho e as Sub Prefeituras: Itaim Paulista; Jabaquara; Vila Mariana; Santo Amaro; Penha; Pirituba/Jaguará; Sé; Vila Maria: Butantã; Pinheiros

Destacam-se, também, as duas edições do Curso de Plantas Medicinais (60 horas) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, para capacitação de 132 profissionais de saúde. Desse curso resultou a publicação Plantas Medicinais, com conteúdo produzido pelos professores.

Em 2010, a Divisão de Astronomia e Astrofísica do DEA/UMAPAZ, composto pelos Planetários do Carmo (em reforma) e do Ibirapuera e da Escola de Astronomia e Astrofísica, atendeu 150.187 pessoas na sua programação, sendo;
598 sessões do Planetário do Ibirapuera, com um total de 121.115 pessoas;
programas – Família do Universo; Banho de Lua; Sábado Astronômico; Sarau Astronômico - e cursos da Escola de Astronomia e Astrofísica, com um total de 158 horas/atividade e atendimento de 6098 pessoas;
atividades como aulas especiais, exibição de filmes, palestras, com 150 horas e 3.838 pessoas;
exposição “Paisagens Cósmicas” que recebeu 19.336 visitantes.

Finalmente, merece destaque especial a assinatura de convênios para 20 projetos a serem realizados por Organizações da Sociedade Civil sem fins lucrativos, que resultaram do Edital 07/2009 do FEMA, preparado pela UMAPAZ para o chamamento para projetos de educação ambiental na Cidade de São Paulo.

Esse chamamento de projetos de educação ambiental a serem realizados por organizações da sociedade civil sem fins lucrativos tem dois propósitos principais:
tecer uma rede de projetos de educação ambiental com organizações da sociedade civil sem fins lucrativos, contribuindo para capilarizar ações e atividades de educação ambiental no município;
possibilitar a introdução e o compartilhamento de inovações, abordagens e metodologias no campo da educação ambiental.

Foram recebidas cerca de 300 propostas de projetos e, destas, as comissões de avaliações de projetos, formadas por técnicos do DEA/UMAPAZ e técnicos das Divisões de Gestão Descentralizada, indicaram 50 para o CONFEMA.

Progressivamente, os projetos aprovados pelo CONFEMA estão sendo conveniados e serão realizados em 2011.

São Paulo, dezembro de 2010
Rose Marie Inojosa
Diretora do DEA/UMAPAZ
Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente de São Paulo
                                                       
[1] Referência à metáfora utilizada por Rubem Alves em texto disponível em www.rubemalves.com.br/resumindo.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário