Páginas

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

INFORMATIVO MENSAL ESCOLA DE JARDINAGEM - SETEMBRO 2010

PARA INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES ENVIE E-MAIL PARA: oficinasjardim@prefeitura.sp.gov.br

Informativo de setembro

A primavera já vem chegando, aproveite nossas atividades!

No dia 23 de setembro, começa a primavera, também conhecida como estação das flores. É a época em que a paisagem da cidade se transforma, ficando com uma beleza peculiar. As mudanças climáticas, trazidas pela nova estação, afetam nossa vida e de todos os seres vivos do planeta terra, inclusive das plantas.

Percebemos a chegada da primavera com a mudança no regime de chuvas e temperaturas na maior parte do Brasil. Os dias são mais compridos e a luminosidade é muito maior. Começa o plantio em geral; a maioria das espécies procriam e produzem frutos como o jequitibá-rosa árvore símbolo do estado de São Paulo. Especialmente as flores se fazem presentes neste período, desabrocham, crescem, enfeitam e perfumam tudo à nossa volta. Entre elas, florescem o pau-brasil, árvore símbolo do Brasil, e o Cambuci, árvore símbolo da cidade de São Paulo (ver imagem à esquerda).

Além disso, em 21 de setembro, deste mês celebramos o dia da árvore. As árvores nos proporcionam flores, frutos, abrigo para os pássaros, sombra para os transeuntes, além de fornecer oxigênio para nossa respiração.

A primavera é uma estação especial, dá à vida um clima de otimismo e renovação, no canto dos pássaros, na beleza dos jardins, em cada pessoa, em cada sorriso. Aproveite o sol no rosto, o vento nos cabelos, o perfume e a beleza das flores. Curta o clima nas ruas e parques, pise na grama e sinta a natureza ao seu redor.

Fonte - http://lproweb.procempa.com.br/ – 19/08/2001.
Fonte imagem - http://arvoresdesaopaulo.files.wordpress.com/ – 19/08/2001.
Redação - Patrícia M. Bertucci e Roberto Martin.

Atenção: As atividades descentralizadas têm prosseguimento neste mês. São minicursos e oficinas que irão ocorrer em diversos parques. É bom lembrar que as inscrições devem ser realizadas no próprio parque onde será realizado o evento. Confira!

O detalhamento da programação, com atualização ao longo do ano, é divulgado mensalmente pelo Boletim Informativo da Escola Municipal de Jardinagem e fica disponível no site www.prefeitura.sp.gov.br/escoladejardinagem.


SERVIÇOS À COMUNIDADE

• PAP – PROGRAMA DE ATENDIMENTO ÀS PLANTAS
Se você tem dúvidas de como cuidar de sua planta ou se ela apresenta algum tipo de doença, NÃO HESITE EM CONSULTAR O PAP! Através do e-mail papjardim@prefeitura.sp.gov.br e do telefone (11) 5539-5291 você poderá esclarecer suas dúvidas ou até mesmo agendar uma visita para obter orientações mais adequadas.

• RESPEITE AS ÁRVORES DE SÃO PAULO
A poda irregular é considerada crime ambiental! Conheça a Campanha “Respeite as árvores de São Paulo” da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente – S.V.M.A./P.M.S.P. contra a poda radical. E veja como é possível denunciar! www.prefeitura.sp.gov.br/meio_ambiente, no link CAMPANHAS.


INSCRIÇÕES: OFICINAS, PALESTRAS E TRILHAS

Para inscrever-se, o interessado deverá preencher o formulário de inscrição próprio (link) e enviá-lo através do e-mail oficinasjardim@prefeitura.sp.gov.br. O formulário está disponível no site www.prefeitura.sp.gov.br/escoladejardinagem - link: Oficinas/palestras e Informativo Escola de Jardinagem.

Em caso de dúvida, ligar para a Secretaria da Escola de Jardinagem, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h, pelo telefone (11) 5539-5291.

Atenção: A inscrição não garante a vaga; é necessário que o interessado confirme sua presença através do e-mail acima, impreterivelmente nas datas informadas em cada atividade, até às 16h. Não havendo esta confirmação, as vagas serão cedidas aos pretendentes incluídos em lista de espera, cabendo a eles, entretanto, ligar dois dias úteis antes do evento, na Secretaria da Escola, para verificar se existem vagas por desistência.

Se o número mínimo de participantes não for atingido, haverá o cancelamento da atividade e os inscritos serão avisados no dia anterior. Cabe assinalar que, para as oficinas/trilhas, o mínimo é de 15 pessoas e o máximo, de 30; já para palestras, o mínimo é de 20 e o máximo, de 40.


CARDÁPIO












• Palestra “Plantio de Orquídeas em Árvores”
Objetivo: Apresentar critérios para escolha correta das árvores para plantio de orquídeas epífitas.
Facilitador: Juscelino Nobuo Shiraki (Eng. Agrônomo/UMAPAZ-1).
Público focalizado: Todos os interessados.
Data, horário e local: 08 de setembro, quarta-feira, das 9h às 12h, sala 2.
Obs.: Lista principal a ser confirmada no dia 01/09 e lista de espera a ser confirmada no dia 02/09; ambas até às 16h.

• Palestra ”Compostagem Doméstica”
Objetivo: Mostrar como produzir composto orgânico com resíduos gerados diariamente em casa, contribuindo assim para a saúde de suas plantas e diminuindo a quantidade de lixo encaminhado para os aterros da cidade. Busca fornecer aos participantes conhecimentos teóricos e práticos com a consequente incorporação de atitudes e valores.
Facilitadora: Fabianna dos Santos Bracco (Graduanda em Gestão Ambiental/UMAPAZ-1).
Público focalizado: Todos os interessados.
Data, horário e local: 11 de setembro, sábado, das 14h às 17h, sala 2.
Obs.: Lista principal a ser confirmada no dia 08/09 e lista de espera a ser confirmada no dia 09/09; ambas até às 16h.

• Oficina “Arranjos Florais na Primavera”
Objetivo: Aprender técnicas de montagem de arranjos florais utilizando flores da estação.
Facilitadora: Creunícia Pereira Marques (Professora - UMAPAZ-1)
Público focalizado: Todos os interessados.
Data, horário e local: 21 de setembro, terça-feira, das 14h às 17h, campo 1.
Obs.: Lista principal a ser confirmada no dia 16/09 e lista de espera a ser confirmada no dia 17/09; ambas até às 16h.

• Trilha “Árvores da Primavera”
Objetivo: Apresentar conhecimentos básicos sobre as árvores, com foco nas que florescem na primavera, em uma trilha no Parque Ibirapuera.
Facilitador: Mário do Nascimento Júnior (Eng. Agrônomo/UMAPAZ-1).
Público focalizado: Todos os interessados.
Data e horário: 23 de setembro, quinta-feira, das 9h às 12h.
Nota: O participante deverá estar com roupas e calçados confortáveis para realizar a trilha e poderá trazer máquina fotográfica. Em caso de chuva ou garoa, o evento será cancelado.
Obs.: Lista principal a ser confirmada no dia 20/09 e lista de espera a ser confirmada no dia 21/09; ambas até às 16h.

• Trilha “Primavera”
Objetivo: Apresentar conhecimentos básicos sobre as plantas, com foco nas que florescem na primavera, em uma trilha no Parque Ibirapuera e no Viveiro Manequinho Lopes.
Facilitadoras: Maria de Lourdes da Costa (Bióloga-UMAPAZ-1) e Juliana Ferrari Oliveira Mazzi (Gestora Ambiental).
Público focalizado: Todos os interessados.
Data e horário: 24 de setembro, sexta-feira, das 9h às 12h.
Nota: O participante deverá estar com roupas e calçados confortáveis para realizar a trilha e poderá trazer máquina fotográfica. Em caso de chuva ou garoa, o evento será cancelado.
Obs.: Lista principal a ser confirmada no dia 21/09 e lista de espera a ser confirmada no dia 22/09; ambas até às 16h.

• Oficina “Como Fazer Mudas de suas Plantas”
Objetivo: Apresentar aos interessados informações básicas sobre como multiplicar plantas a partir de estruturas vegetais existentes.
Facilitador: Oswaldo Barretto de Carvalho (Eng. Agrônomo/UMAPAZ-1).
Público focalizado: Todos os interessados.
Data, horário e local: 27 de setembro, segunda-feira, das 9h às 12h, campo 1.
Obs.: Lista principal a ser confirmada no dia 22/09 e lista de espera a ser confirmada no dia 23/09; ambas até às 16h.


ACONTECEU DENTRO DA ESCOLA


• 16ª Turma do Curso “Orquídea: Noções Básicas de Cultivo”
No dia 5 de agosto, teve início a 16ª turma do Curso “Orquídeas: Noções Básicas de Cultivo”. Este curso é aberto a munícipes em geral e a funcionários públicos municipais interessados no tema. Tem por objetivo fornecer subsídios técnicos sobre diversos aspectos relacionados ao reconhecimento e cultivo de orquídeas.

• 4ª Turma do Curso de Plantas Medicinais
No dia 6 de agosto, começou a 4ª turma do Curso de Plantas Medicinais. Com o objetivo de colaborar nas Políticas Públicas de Saúde e Meio Ambiente e auxiliar na implantação do Programa de Produção de Fitoterápicos e Plantas Medicinais do Município de São Paulo. Além de promover a Educação Ambiental e em Saúde para multiplicadores, visando à garantia de acesso seguro às plantas medicinais, com segurança, eficácia e qualidade, bem como ao uso adequado e manejo sustentável dos recursos ambientais e da biodiversidade. O Público Alvo deste curso são Profissionais da Saúde, Meio Ambiente e Áreas Afins.


ACONTECEU FORA DA ESCOLA


• Curso: “Germinar e Florescer na Escola”
De 16 a 30 de agosto, a UMAPAZ oferece o Curso: “Germinar e Florescer na Escola”, com o objetivo de motivar e ensinar técnicas de jardinagem para profissionais da área de educação, para que possam ser agentes multiplicadores no ambiente escolar. O curso será ministrado por Assucena Tupiassú, bióloga, especialista em controle ambiental e paisagismo, e professora da Escola Municipal de Jardinagem do Parque Ibirapuera. As aulas serão realizadas nos dias 16, 23 e 30 de agosto, às segundas-feiras, das 13h30 às 16h30.


ATIVIDADES DESCENTRALIZADAS
OFICINAS E MINICURSOS EM PARQUES

No mês de setembro terão prosseguimento as atividades descentralizadas que irão ocorrer nos parques indicados a seguir, devendo as inscrições ser feitas no próprio parque onde será realizado o evento. Ver adiante:

• Oficina “Compostagem Doméstica e Minhocário”
Objetivo: Aula demonstrativa de como produzir composto orgânico.

• Oficina “Cultivo de Ervas Aromáticas em Jardineiras”
Objetivo: Ensinar técnicas de cultivo de ervas aromáticas. O munícipe deverá trazer uma jardineira de pequenas dimensões, aproximadamente 30cm de comprimento, para sua participação.

• Oficina “Como Cuidar de Plantas dentro de Casa”
Objetivo: Ensinar técnicas de cultivo de plantas dentro de casa. O munícipe deverá trazer um vaso pequeno (12cm de altura por 14cm de diâmetro) para sua participação.

• Oficina “Aprenda a Fazer um Terrário”
Objetivo: Apresentar conceitos básicos sobre o funcionamento dos ciclos da natureza a partir da criação de um ambiente que simule, em pequena escala, as condições naturais do Planeta Terra. O participante deverá trazer um pote de plástico, vidro ou acrílico, transparente, de no mínimo 10cm de altura, com tampa, que será usado como recipiente para montagem do terrário; por exemplo, embalagem de café, maionese, etc.

• Minicurso de “Horta”
Objetivo: Apresentar aos participantes noções básicas das técnicas de cultivo de hortaliças. O participante deverá trazer uma sementeira e envelopes de sementes de hortaliças para a realização do plantio.

• Minicurso de “Jardinagem”
Objetivo: Apresentar uma versão condensada e de perfil prático do Curso Municipal de Jardinagem. O participante deverá trazer um vaso pequeno (12cm de altura por 14cm de diâmetro).
 
 
PROGRAMAÇÃO GERAL DAS ATIVIDADES
 
Confira a programação geral das atividades no site: www.prefeitura.sp.gov.br/escoladejardinagem
 
A Divisão Técnica Escola Municipal de Jardinagem é uma unidade da UMAPAZ, Departamento da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) da Prefeitura do Município de São Paulo. Em funcionamento desde 1975, o seu objetivo é ministrar cursos e oficinas relacionadas à jardinagem e ao paisagismo, tornando estes, elementos de sensibilização à educação ambiental, ao meio ambiente e à qualidade de vida.


Informativo Mensal da Divisão Técnica Escola Municipal de Jardinagem – UMAPAZ-1 / SVMA
Secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente: Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho
Coordenação UMAPAZ-G: Rose Marie Inojosa
Diretora da Divisão Técnica Escola Municipal de Jardinagem – UMAPAZ-1: Cristina Pereira de Araujo
Redação: Patricia Morales Bertucci


Divisão Técnica Escola Municipal de Jardinagem – UMAPAZ-1

Parque Ibirapuera, Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº
Prédio da Administração - Entrada pelos portões 3 ou 4
(em frente ao antigo Detran) - Telefone: 5539-5291
www.prefeitura.sp.gov.br/escoladejardinagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário