Páginas

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

CONVITE:

PROGRAMA MEIO AMBIENTE E SAÚDE - CUIDANDO DA ECOLOGIA INTEGRAL

2º Encontro

Dia 10 de setembro, das 14h às 16h30, na UMAPAZ

Danças Circulares e a Natureza


Foto: UMAPAZ

Segundo Leonardo Boff, “A saúde não é um estado, mas um processo permanente de busca de equilíbrio dinâmico de todos os fatores que compõem a vida humana. Todos esses fatores estão a serviço da pessoa para que tenha força de ser pessoa, autônoma, livre, aberta e criativa face às várias injunções que vier a enfrentar”.

A partir da perspectiva da integralidade do ser enquanto parte do universo, a UMAPAZ iniciou no mês de agosto, o programa “Meio Ambiente e Saúde – Cuidando da Ecologia Integral”, com o objetivo de oferecer caminhos de reflexão e práticas físico-meditativas e outras esferas que propiciam o desenvolvimento da qualidade de vida, da preservação da saúde e do meio ambiente, garantindo uma vivência saudável entre o ser humano e a natureza.

A proposta prevê a realização de encontros mensais onde serão abordados temas relacionados ao cuidado com a saúde, ambiente e cultura de paz, enfocando práticas corporais e meditativas de diversas tradições (chinesa, indiana, brasileira entre outras), alimentação, plantas medicinais, e outras esferas do cuidado humano em diferentes visões de mundo.

No primeiro encontro abordamos o Tai Chi Pai Lin e a sabedoria chinesa integrada à natureza e meio ambiente com a participação de Jerusha Chang e Vitor Lucato. Vivenciamos a prática do movimento e serenidade na sua alternância natural e sintonia com o universo do qual pertencemos.

Neste próximo encontro convidamos a ampliar nossa percepção do movimento e da serenidade através da vivência e reflexão sobre a sabedoria dos povos e o movimento das Danças Circulares Sagradas. A presença da música como canal de expressão da alegria de celebrar a vida e a possibilidade de meditação através de movimentos suaves que se espelham no movimento da natureza. A atividade será conduzida por Estela Maria Guidi Pereira Gomes, focalizadora de Danças Circulares, fonoaudióloga e docente da UMAPAZ. Estela trabalhou de 1990 a 2004 na Secretaria Municipal de Saúde (CECCO, UBS, Hospital do Servidor Público Municipal e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) introduzindo as Danças Circulares como recurso para o trabalho terapêutico com a voz. Na UMAPAZ promove vários cursos de formação nas Danças Circulares enquanto valioso instrumento para o trabalho com os valores da Cultura de Paz e com as questões socioambientais e coordena desde 2009 o Programa “Dançando e Convivendo nos Parques Públicos de São Paulo” que leva as Danças Circulares para diversos parques do município.

As Danças Circulares fazem parte de um movimento iniciado pelo bailarino, coreógrafo e artista plástico alemão Bernhard Wosien que, ao resgatar as Danças dos Povos expressas pelas diversas comunidades da Terra, observou o sentido de irmandade, alegria e união partilhadas pelos grupos que dançavam. As Danças Circulares foram levadas para a Comunidade de Findhorn, no norte da Escócia em 1976 e daí se espalharam por todo planeta juntamente com muitas outras danças contemporâneas que foram incorporadas ao repertório conhecido atualmente como “Danças Circulares Sagradas”, “Danças Circulares dos Povos” ou simplesmente “Danças Circulares”.

A participação é aberta aos profissionais da saúde, educadores e interessados no tema.

Vitor Lucato é biólogo e ecólogo, pós-graduado em Gestão Ambiental; compõe a equipe técnica da UMAPAZ onde coordena e ministra diversos cursos, entre eles Integridade Ecológica, Lições da Árvore, Água – Recurso Estratégico para a vida, etc. Professor dos cursos do Instituto de Botânica na área de jardinagem.


Serviço: Programa Meio Ambiente e Saúde - Cuidando da Ecologia Integral
Segundo Encontro: Danças Circulares e a Natureza
Dia e horário: 10 de setembro (sexta-feira), das 14h às 16h30
Palestrantes: Estela Gomes e Vitor Lucato
Público focalizado: profissionais da saúde, educadores e interessados no tema.
Coordenação: Suely Feldman Bassi e Vitor Lucato
Local: UMAPAZ - Av. IV Centenário, 1268, portão 7-A - Parque Ibirapuera
Número de vagas: 80 - primeiros inscritos
Inscrições: via e-mail: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário