Páginas

quinta-feira, 26 de julho de 2012

“Ciclo de palestras sobre flora e vegetação do Município de São Paulo”

Na Escola Municipal de Astrofísica

A UMAPAZ convida para o “Ciclo de Palestras sobre a Vegetação do Município de São Paulo”, a partir do dia 06 de agosto de 2012 e em mais dois encontros, na Escola Municipal de Astrofísica.
Nas palestras serão discutidas aplicações dos levantamentos florísticos, especialmente para as ações de conservação ambiental; técnicas, da coleta à documentação em herbário e estudo de caso: levantamento florístico do Sitio Roda d’água, Parelheiros – Projeto de reintrodução de bugios / FEMA.
Serão abordadas as causas da diversidade de vegetação, a diversidade de tipos de vegetação da Mata Atlântica e os tipos de vegetação encontrados no município de São Paulo. Também serão apresentadas as famílias botânicas mais representativas da Mata Atlântica, bem como a representatividade desta flora no contexto nacional (biomas).

1.      “Levantamentos florísticos: importância e metodologia”
Dia 6 de agosto, das 14h às 16h30.
Aplicações dos levantamentos florísticos, especialmente para as ações de conservação ambiental; técnicas, da coleta à documentação em herbário e estudo de caso: levantamento florístico do Sitio Roda d’água, Parelheiros – Projeto de reintrodução de bugios / FEMA.

2.      “Vegetação no Município de São Paulo”
Dia 13 de agosto, das 14h às 16h30.
As causas da diversidade de vegetação, a diversidade de tipos de vegetação da Mata Atlântica, e os tipos de vegetação encontrados no município de São Paulo.

3.       “Flora da Mata Atlântica: Diversidade”
Dia 20 de agosto, das 14h às 16h30.
As famílias botânicas mais representativas da Mata Atlântica e a representatividade desta flora no contexto nacional (biomas).


Palestrante: Ricardo José Francischetti Garcia - Doutor em Botânica pela Universidade de São Paulo, curador do Herbário Municipal (PMSP). Trabalha na Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente há 26 anos, tendo participado de estudos e ações em arborização urbana, educação ambiental, planejamento ambiental e pesquisa em flora.


Bibliografia recomendada:
FIDALGO, O.; BONONI, V. L. R. (coord.) Técnicas de coleta, preservação e herborização de material botânico. São Paulo: Instituto de Botânica, 1989.
FORZZA, R. C. et al. Catálogo de Plantas e Fungos do Brasil, 2 vol. Rio de Janeiro: Andréa Jakobsson Estúdio / Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2010.
GARCIA, R. J. F.; PIRANI, J. R. Análise florística, ecológica e fitogeográfica do Núcleo Curucutu, Parque Estadual da Serra do Mar (São Paulo, SP), com ênfase nos campos junto à crista da Serra do Mar. Hoehnea, São Paulo, v. 32, n. 1, p. 1-48, 2005.
GARCIA, R. J. F.; PEREIRA, F. G.. Conservação de áreas campestres em meio às florestas urbanas do município de São Paulo. In: CONGRESSO DE ÁREAS VERDES, 1, 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, 2011. p. 49-51.
GARCIA, R. J. F.; PIRANI, J. R. Revisão sobre o diagnóstico e caracterização da vegetação campestre junto à crista de serras, no Parque Estadual da Serra do Mar, São Paulo, SP, Brasil. Hoehnea, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 217-241, 2003.
IBGE. Mapa de Vegetação do Brasil. Escala 1:5.000.000. Rio de Janeiro: IBGE, 1093.
RIZZINI, C. T. Tratado de Fitogeografia do Brasil. Rio de Janeiro: Âmbito Cultural Ed., 1997.
SÃO PAULO (CIDADE). Atlas ambiental do Município de São Paulo – o verde, o território, o ser humano: diagnóstico e bases para a definição de políticas públicas para as áreas verdes no município de São Paulo. São Paulo: SVMA, 2002.
USTERI. A. Flora der Umgebung von Stadt São Paulo in Brasilien. Jena: Verlag & Gustav Fischer, 1911.
BICUDO, C. E. M.; SHEPHERD, G. J. Biodiversidade do Estado de São Paulo: síntese do conhecimento ao final do século XX, vol.2. São Paulo: FAPESP, 1998.
FORZZA, R. C. et al. Catálogo de Plantas e Fungos do Brasil, 2 vol. Rio de Janeiro: Andréa Jakobsson Estúdio / Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2010.
SOUZA, V, C.; LORENZI, H. Botânica sistemática: guia ilustrado para identificação das famílias de Angiospermas da flora brasileira, baseado em APG II. Nova Odessa: Instituto Plantarum, 2005.
WANDERLEY, M. G. L. et al. Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo, 7 vol. São Paulo: Instituto de Botânica / FAPESP / Hucitec / RiMa, 2001-2012.

Serviço: “Ciclo de palestras sobre flora e vegetação do Município de São Paulo”
Facilitador: Ricardo José Francischetti Garcia
Coordenador: Vitor Otavio Lucato.
Público focalizado: Agrônomos, biólogos, estudantes, educadores e pessoas interessadas com ensino médio completo.
Dias e horário: 06, 13 e 20 de agosto, das 14h às 16h30.
Vagas: 60, serão contemplados os primeiros inscritos.
Local: Escola Municipal de Astrofísica (ao lado do Planetário) Avenida Pedro Álvares Cabral. s/n, Parque Ibirapuera. (Portão 10, somente para pedestres. Portão 3, estacionamento com Zona Azul).
Inscrições: Preencher a ficha de inscrição e enviar por email para: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br



FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

“Ciclo de palestras sobre flora e vegetação do Município de São Paulo”

INDIQUE A PALESTRA QUE DESEJA SE INSCREVER:

(   ) 1. “Levantamentos florísticos: importância e metodologia”
(   ) 2. “Vegetação no Município de São Paulo”
(   ) 3. “Flora da Mata Atlântica: Diversidade”
(   ) Todas


1. NOME COMPLETO:  
2. Idade:
3. Sexo  (    ) M    (     ) F
4. RG nº                       órgão:     UF: 
4.1. CPF nº
5. Escolaridade        (      ) Ensino Médio  (     ) Ensino Superior
6. Área de formação:
7. Setor em que trabalha:
Empresa privada (    ) Organização não governamental (    ) Estado  (     )
8. Se servidor público, por favor, informe Nº RF
9. Profissão/atividade que exerce atualmente:
10.  Se educador, instituição em que exerce a função:  
11. Endereço residencial:
12. Região ou bairro                           13. CEP
14. E-mail:
15. Telefone fixo:
 16. Telefone celular:
17. Por que deseja participar destas palestras?


18. Você já desenvolve algum trabalho relacionado aos temas das palestras?
Qual? 





Nenhum comentário:

Postar um comentário