Páginas

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Palestra na UMAPAZ

“Pescadores Artesanais e o Desenvolvimento Econômico”

Dia 30 de novembro, das 19h às 21h


A UMAPAZ, Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz, convida para a palestra “Pescadores Artesanais e o Desenvolvimento Econômico” dia 30 de novembro, quarta-feira, das 19h às 21h. A palestra será realizada por Lais Biasoli Moler, psicóloga, economista social, mestre em psicologia social e professora universitária.

A palestra faz parte de uma pesquisa cujo objetivo está na investigação e a análise sob o prisma da Psicologia Social, dos impactos psicossociais advindos das pressões do sistema socioeconômico vigente por meio de um estudo de caso de um grupo de pescadores maranhenses: "Filhos do Boqueirão", praticantes da atividade pesqueira de forma artesanal na Praia do Boqueirão, na cidade de São Luís, capital do estado do Maranhão, local onde é realizada a obra de ampliação do Complexo Portuário Ponta da Madeira.

A metodologia está pautada na observação-participante e pesquisa-ação, que visa à contextualização da realidade social, econômica, histórica e cultural dos entrevistados e dos grupos, de forma a valorizar seus conhecimentos e experiências na construção do debate, bem como trazer elementos para uma análise dos discursos visando à apreensão dos aspectos subjetivos através da livre expressão dos participantes da pesquisa. A análise dos dados indica que as transformações socioambientais decorrentes das pressões do sistema econômico capitalista transcendem a problemática das alterações ambientais, alastrando-se pelas relações sociais e reconfigurando objetividades e subjetividades a partir de uma nova lógica marcada pela dialética da inclusão-exclusão.

Serviço
Palestra: Pescadores Artesanais e o Desenvolvimento Econômico
Dia e Horário: dia 30 de novembro, das 19h às 21h
Local: UMAPAZ – Av. Quarto Centenário, 1268 – portão 7A - Parque Ibirapuera
Informações: 11 5572-1004
Não é preciso se inscrever. Pede-se chegar com 15 minutos de antecedência

Nenhum comentário:

Postar um comentário