Páginas

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Informativo Mensal - ANO 6 - OUTUBRO DE 2011

CULTURA DE PAZ

Desde o dia 21 de setembro e pelo mês de outubro várias oportunidades nos mobilizam para refletir sobre a cultura de paz.

Na UMAPAZ tivemos em setembro uma celebração com as árvores, avivando nosso sentido de pertencimento e irmandade com os que têm “pernas, patas, asas e raízes” (E. Galeano) e lembramos, nesse início de outubro, São Francisco de Assis, que concretizou na sua vida a igualdade com todos os seres.

Homenageando um franciscano, D. Paulo Evaristo Arns, refletimos sobre a coragem, que constrói “diques para conter a correnteza do medo” (M. Luther King Jr.) e tem assim a capacidade de transformar pacífica e corajosamente grandes conflitos sociais e socioambientais. É também em outubro que lembramos Gandhi, para quem “a primeira qualidade do caminho da espiritualidade é a coragem (…) os covardes acabam construindo as grades da própria prisão”.

A paz, na dimensão da convivência entre os membros da família humana, na sua igualdade e na sua diversidade, e a paz na convivência entre os integrantes da comunidade da vida no Planeta, é um valor e uma prática – por isso cultura. Ou melhor, contracultura, que emerge da falência do paradigma da violência e do confronto que tem prevalecido na sociedade humana.

Para que essa contracultura possa penetrar no cotidiano da cidade é preciso que indivíduos, grupos e também instituições se mobilizem e se articulem na disseminação desses valores e práticas e, sobretudo, vivam esses valores e práticas. Com coragem para “falar e fazer, fazer e falar” (Eduardo Jorge), a cultura de paz é uma construção coletiva, perseverante, continua.

Saiba mais: www.prefeitura.sp.gov.br e http://blogumapaz.blogspot.com/.
Siga a UMAPAZ em www.twitter.com/umapaz


                     DESTAQUES                          
• Seminário: Riscos Ambientais Urbanos: Percepção, adaptação e mitigação
Dia 06 de outubro, das 9h às 17h

Promovido pela UMAPAZ e o Departamento de Gestão Descentralizada, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, em conjunto com a Defesa Civil do Município, o Seminário tem por objetivo refletir sobre a informação e as possibilidades de participação da comunidade face aos riscos e eventos decorrentes das mudanças climáticas na cidade de São Paulo. Com isso, se pretende propiciar aos agentes socioambientais um entendimento integrado sobre a dinâmica dos processos para a criação de ações preventivas a partir da percepção do risco, mitigando a magnitude dos eventos e possibilitando mais rápida recuperação das áreas atingidas.
VAGAS ESGOTADAS
·                       Visitante: No dia 04 de outubro, às 14h, a UMAPAZ receberá a visita do Prof. Dr. Brendan Mackey, PHD em Ecologia das florestas tropicais da Australian National University, Presidente da União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN) e  Co-presidente, juntamente com Razeena Omar (África do Sul) e Alide Roerink (Holanda), da Iniciativa Internacional Carta da Terra (The Earth Charter Initiative).

 
 
 
 
 
      CURSOS DE FORMAÇÃO EM ANDAMENTO     
·         6ª TURMA DA CARTA DA TERRA EM AÇÃO
 
Capacitação de Agentes Urbanos de Sustentabilidade Socioambiental.
Público Focalizado: Pessoas com mais de 18 anos e escolaridade média ou superior que desejam se preparar para atuar na comunidade. Corpo docente: Educadores, sociólogos, biólogos, comunicadores sociais da UMAPAZ e convidados. Saiba mais: www.youtube.com/watch?v=64iOUgPXga4

                   CURSOS E OFICINAS                          
• Curso: Educação Transdiciplinar e Cidadania Planetária em Prática
O curso tem por objetivo oferecer aos educadores, estudantes de pedagogia e arte educadores uma opção de formação acerca de um dos mais atuais e emergenciais temas em Educação: a Transdisciplinaridade.
Dias e horários: 01 e 22 de outubro, e 26 de novembro, sábado, 9h às 13h e das 14h às 18h.
Facilitadora: Patricia Limaverde Nascimento – Coordenação: Rose Marie Inojosa.
INSCRIÇÕES ENCERRADAS

• Curso: Introdução sobre o Meio Físico e o Manuseio de Mapas
Introdução ao conhecimento relativo à representação cartográfica do meio físico (geologia, relevo etc.) e das intervenções antrópicas no meio urbano (habitação, infra-estrutura, transportes etc.), bem como sua aplicação no planejamento urbano e ambiental. Dinâmicas e atividades práticas de manuseio de mapas, interpretação e sua aplicação.
Dias e Horário: de 04 de outubro a 01 de novembro de 2011, terças-feiras, das 9h e 13h00.
Publico focalizado: estudantes e demais interessados.
Facilitadores: Geólogo Gustavo (Agni) Beuttenmuller, docente da UMAPAZ, Mariza Fernanda da Silva (estudante de Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental).
Coordenação geral: Gustavo (Agni) Beuttenmuller.
INSCRIÇÕES ENCERRADAS

• Curso: Ética no Dia a Dia – Uma reflexão prática sobre as nossas atitudes.
Tem como objetivos abordar e refletir de forma prática sobre as nossas atitudes no cotidiano e em relação aos ambientes e esferas com as quais convivemos (família, escola, trabalho, consumo, lazer, alimentação, saúde, meio ambiente, comunidade etc.) a partir da visão da ética e da cultura de paz, ajudando no autoconhecimento, na ampliação da consciência e no entendimento da interdependência das coisas.
Dias e Horário: 07, 10, 14, 17, 21 e 24 de outubro (2ª e 6ª), das 13h30 às 17h30.
Público focalizado: Maiores de 16 anos (estudantes, profissionais, empresários, donas de casa etc) realmente interessados em entender e atuar de forma mais ética no dia a dia de forma consciente e responsável.
Facilitador: Eduardo Farah - Coordenação: Gustavo (Agni) Beuttenmuller
INSCRIÇÕES ENCERRADAS

• Curso: “Tai Chi – equilíbrio dos cinco elementos”
Será enfocada a visão holística do Tai Chi conforme transmitida pelo Mestre Liu Pai Lin e da medicina do equilíbrio que considera fundamental a auto-preservação do ser humano através da harmonização de suas energias com a Natureza, com o conhecimento da teoria dos 5 elementos e vivência nas práticas de auto-equilíbrio dos órgãos-emoções.
Dias e Horário: 20 e 27 de outubro; 03, 10 e 17 de novembro, quintas-feiras, das 9h às 12h.
Facilitadora: Jerusha Chang - Coordenação: Suely Feldman Bassi e Thereza Christina Rosa.
Público Focalizado: adultos, educadores, profissionais da saúde e interessados no tema.
Vagas: 40 – Haverá seleção - Inscrições: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br
               PALESTRAS, ENCONTROS e EVENTOS            
Vivências: Roda de Histórias em Família
Tem por objetivo estimular, por meio da contação de historias e atividades lúdicas, o universo da fantasia e da imaginação, enriquecendo o mundo interior. Histórias transmitidas de pai para filho estreitam os laços familiares e podem promover sabedoria, harmonia e paz. As brincadeiras, por sua vez, são vitais para a humanização das crianças, auxiliando o desenvolvimento cognitivo e cinético, aguçando a sensibilidade e as aptidões linguísticas.
Dias e Horário: 22/10 e 05/11, sábados, das 14h às 17h.
Público focalizado: pais e filhos.
Facilitadora: Maria Cecilia Ferri – Coordenação: Maricy Montenegro.

• Palestra: "Livrando-se da vaquinha magrela - a espiritualidade e o autoconhecimento como ferramentas para uma vida mais plena"
Dia e Horário: 14 de outubro, sexta-feira das 10h às 12h.
Palestrante: Lauro Henrique Jr., autor do livro Palavras de Poder.
A palestra propõe uma reflexão sobre a espiritualidade/autoconhecimento como ferramentas de transformação no nosso dia a dia, algo que é acessível a todos nós. O livro Palavras de Poder traz entrevistas feitas pelo autor com alguns dos principais nomes da espiritualidade e do autoconhecimento no Brasil e no mundo hoje, os quais há anos têm exercido enorme influência na vida de milhares de outras pessoas.
Coordenação: Suely Feldman Bassi e Estela Maria Guidi Pereira Gomes.
Não é necessário inscrição. Pede-se chegar com 15 minutos de antecedência.

Projeto EducaCine Ambiental
Sociedade do Automóvel é um documentário produzido por alunos do Curso de Jornalismo PUCSP em 2004 e reeditado em 2005. Traz a discussão crítica sobre uma poderosa e dominante cultura que permeia nossa sociedade: o uso do automóvel, mostrando o depoimento de inúmeras pessoas que convivem nesta metrópole, tanto ciclistas, pedestres, usuários de transporte coletivo e motoristas.
Dia e Horário: 24 de outubro, das 14h às 17h.
Coordenação: Valério Igor Victorino e Nadime Boueri Netto Costa.
Não é necessária inscrição. Pede-se chegar com 15 minutos de antecedência.

• 42º Fórum Aliança pela Infância
Espaço de discussão, reflexão e aprendizagem que tem como objetivo ampliar e aprofundar a compreensão da infância através do diálogo entre diferentes perspectivas com o olhar voltado para a situação atual da infância, interligando temas com foco no desenvolvimento integral e saudável do ser humano e na promoção de uma cultura de paz e respeito à essência de cada criança.
Dia e Horário: 08 de outubro, das 9h às 12h.
Público focalizado: educadores.
Informações e inscrições no site: http://www.aliancapelainfancia.org.br/eventos.php
Realização: Parceria Aliança pela Infância e UMAPAZ.

• Programa Meio Ambiente e Saúde – Cuidando da Ecologia Integral
Palestra: “O Zoneamento Ecológico Econômico enquanto instrumento de subsídio para a elaboração de Planos Diretores Municipais”.
Dia e Horário: 21 de outubro, sexta-feira, das 14h às 17h.
Será apresentado o Decreto Federal 4297/02, que estabelece critério para o Zoneamento Ecológico Econômico - ZEE Brasil. Instrumento de planejamento ambiental, executado em escala estadual e/ou regional, a legislação pode contribuir na elaboração dos Planos Diretores Municipais, já que sua amplitude de escala traz uma visão mais integrada das fragilidades e potencialidades ambientais, sociais e econômicas.
Palestrante: Cristina Pereira de Araújo - Coordenação: Suely Feldman Bassi e Vitor Lucato.

• Fazendo Arte na Biblioteca
Dia 22 de outubro (sábado), das 10h às 12h
Atividades ludopedagógicas para crianças. Brincadeiras, teatro e contação de histórias. Evento mensal promovido pela UMAPAZ e a Aliança pela Infância.

           CURSOS E OFICINAS        
       Em andamento – Inscrições encerradas       
• Curso: Criando Empresas Sociais
Propõe um modelo possível para a sociedade e para o mercado. Além de viável, caracteriza-se como um importante instrumento de desenvolvimento social, pois gera empregos, distribui renda e desenvolve econômica e socialmente comunidades.
Datas e Horário: de 25 de agosto a 27 de outubro (quintas-feiras), das 14h às 18h.
Facilitador: Odair Silva Soares - Coordenação: Georges Fouad Kharlakian Jr.

• Curso: A Jornada Pacífica do Herói
Tem o objetivo de inspirar e ampliar a visão de mundo e auxiliar os participantes nas possibilidades de jornadas pacíficas no dia a dia. Identificar os estágios de “O Herói de Mil Faces” em seu cotidiano e estimular o autoconhecimento e os valores da Cultura de Paz.
Período: de 29 de setembro a 03 de novembro, às quintas-feiras, das 9h às 12h.
Facilitador: Samuel Souza de Paula.
Coordenação: Angélica Berenice de Almeida e Thereza Christina Rosa.

• Curso: Alimentação Sustentável
O programa alimentação e meio ambiente visa o reconhecimento de práticas conscientes de consumo como estratégias de promoção de saúde individual, coletiva e ambiental através de cursos, palestras e oficinas baseadas na dieta vegetariana e suas vertentes.
Período: de 05 de setembro a 03 de outubro, das 13h30 às 16h30.
Focalizadora: Denise Haddad.
Coordenação: Angélica Berenice de Almeida e Suely Feldman Bassi.

• Curso: Vida Integral e Cultura de Paz
O curso tem como objetivo promover o bem estar em todas as dimensões (Físico, Ambiental, Profissional, Cultural, Emocional e Mental) por adoção de práticas que as integrem e promovam mudança do comportamento e do estilo de vida para uma vida saudável e plena.
Período: de 08 de setembro a 20 de outubro, quintas-feiras, das 18h às 21h.
Facilitadora: Roberta Ribeiro - Coordenação: Márcia Amélia Moura e Suely Feldman Bassi.

• Curso: O Diálogo com o Barro – O encontro com o criativo
O diálogo dos quatro elementos no barro faz a energia fluir abrindo-se à fonte energética da natureza. Para que haja uma conexão com o ritmo da natureza é preciso deixar a energia em movimento, em ritmo de criação para expandir a consciência, uma consciência ecológica que sustenta o emocional, que liberta e transforma a matéria.
Período: de 26 de setembro a 28 de novembro, segundas-feiras, das 12h30 às 17h30.
Facilitadora: Regina Chiesa - Coordenação: Márcia Amélia Moura, docente da UMAPAZ.

• Curso: Educação Ambiental com Tai Chi nos Parques Municipais
O curso visa articular o Tai Chi Pai Lin como prática milenar de união e equilíbrio do homem com a Natureza, com os temas da educação ambiental e os valores da cultura de paz, em vivências e palestras. Tem como objetivo contribuir para promover práticas cotidianas de auto-cuidado e preservação da Natureza.
Período: de 05 de setembro a 17 de outubro, segundas-feiras, das 10h30 às 12h30.
Palestrantes: Jerusha Chang e Vitor Lucato - Coordenação: Suely F. Bassi e Vitor Lucato.

• Curso: Do Despertar para o Agir: Perspectivas da Carta da Terra
Refletir, em conjunto, sobre como transitar do momento do despertar para o momento de agir, considerando as problemáticas socioambientais atuais, na perspectiva da Carta da Terra.
Período: de 19 de setembro a 03 de outubro, segundas-feiras, das 9h às 17h.
Facilitador: Paulo K Fonseca - Coordenação: Eveline Limaverde.

• Curso: Mandalas – Construindo Novos Caminhos
A produção de mandalas é um processo de transformação que amplia a consciência no diálogo do mundo externo (círculo) com o interno (centro). As mandalas servem como base, âncora para que seja possível construir novos caminhos.
Período: de 27 de setembro a 30 de novembro, quartas-feiras, das 12h30 às 17h.
Facilitadora: Regina Chiesa - Coordenação: Márcia Amélia Moura, docente da UMAPAZ.

• Curso: Danças da Lua Nova - O poder feminino harmonizando o planeta
“Danças da Lua Nova” são encontros de mulheres que visam, a partir da ativação do poder feminino, atuar criativamente de forma a harmonizar todo tipo de relações do nosso cotidiano.
Período: de 30 de setembro a 25 de novembro, sextas-feiras, das 9h às 17h.
Facilitadora: Patricia Limaverde Nascimento - Coordenação: Estela M. Guidi Pereira Gomes.

• Curso: Comunicação no Processo de Aprendizagem
Os encontros têm por objetivo mediar a aprendizagem dos educadores sobre o desenvolvimento físico, comunicativo, cognitivo e emocional de adolescentes e jovens no ensino fundamental e médio.
Período: de 05 de setembro a 03 de outubro, segundas-feiras, das 8h30 às 12h30.
Focalizadora: Tânia Bello - Coordenação: Glacilda Pinheiro Corrêa.

• Curso: Semeando Meio Ambiente e Cultura de Paz na Educação Infantil
Tem o objetivo de sensibilizar sobre a importância do meio ambiente e da cultura de paz e instrumentalizar para a realização de projetos e atividades com crianças, famílias e comunidades, propiciando maior conscientização para as questões socioambientais e a construção de um mundo sustentável e pacífico.
Período: de 25 de agosto a 13 de outubro, quintas-feiras, das 9h às 12h.
Coordenação: Angélica Berenice de Almeida e Thereza Christina Rosa.
• Curso: As Energias Renováveis: Necessidades ambientais e/ou econômicas?
Os objetivos do curso são discutir modelos para instrumentalizar, o repensar da atual estrutura energética, sustentada no paradigma das energias fósseis e refletir sobre o uso das energias renováveis, bem como programas de eficiência energética, entre as propostas tecnicamente possíveis.
Período: de 22 de agosto a 31 de outubro, segundas-feiras, das 19h às 22h.
Palestrante: Prof. Leandro Belini - Coordenação: Georges Fouad Kharlakian Jr.

• Curso: Direito e Cidadania Socioambiental: Instrumentos jurídicos e políticos para a prática do novo direito da sustentabilidade
A fim de sensibilizar os participantes para a crise e os desafios socioambientais contemporâneos e fomentar o uso de instrumentos jurídicos e políticos como prática de cidadania socioambiental, com vistas a uma melhor prática de governança multissetorial e participativa, entre outros objetivos.
Professor/Palestrante: Professor - doutor Ricardo Stanziola Vieira.
Coordenação: Georges Fouad Kharlakian Jr.
Período: de 23 de agosto a 29 de novembro, às terças-feiras, das 19h às 22h.
Seminários: dias 22 de outubro e 26 de novembro, sábados, das 9h às 13h e das 14h às 18h.

• Curso “Plantar Sementes - do cultivo à elaboração dos alimentos na escola”
O curso tem como proposta ampliar o repertório da educação ambiental, permitindo aos educadores estabelecer contato com os elementos vitais do planeta, como base para uma compreensão ampla de sua existência e de suas origens.
Período: de 31 de agosto as 05 de outubro, quartas-feiras, das 13h30 às 16h30.
Professora: Denise Haddad - Coordenação: Angélica B. de Almeida e Suely Feldman Bassi.
    PROGRAMAS E ATIVIDADES CONTINUADAS  
Aventura Ambiental no Parque Ibirapuera
Oferecido pela UMAPAZ desde 2006. A visitação prevê visita monitorada, apresentação do histórico-cultural do Parque, informações sobre sua flora e fauna. Também inclui vivências e reflexões que possibilitam vínculo afetivo com a natureza e o despertar de valores humanos. Aberto a usuários, escolas e organizações locais, em grupos de 15 a 40 pessoas (crianças, jovens e adultos). Agendamento: Tel. (11) 5572-1004.
Coordenação: Angélica Berenice de Almeida e Thereza Christina Rosa.

• Danças Circulares
As danças circulares fazem parte de um movimento mundial de resgate de danças tradicionais e contemporâneas dos povos, buscando a convivência cooperativa, o respeito por si mesmo, pelo outro e pelo planeta.
Dia e horário: Às quartas-feiras, das 9h às 11h.
Coordenação: Estela Maria G. Gomes, focalizadora de Danças Circulares da UMAPAZ.

• Meditação
Prática que conduz à permanência na quietude e no centro do equilíbrio do Ser.
Coordenação: Suely Feldman Bassi - Facilitação: Jerusha Chang – educadora e discípula do mestre Taoista Liu Pai Lin.
Às quartas-feiras, das 11h às 12h30.

• Tai Chi
Prática milenar de origem chinesa para a integração do Céu da Terra e do Ser Humano, que propicia saúde e paz.
Coordenação: Suely Feldman Bassi. Facilitadora: Jerusha Chang – educadora e discípula do mestre Taoista Liu Pai Lin.
Às segundas-feiras, das 10h30 às 12h30.

• Videoconferências Palavras de Paz – “A Paz e o Contentamento Interior”
Conferências em vídeo sobre "Paz e Contentamento Interior". Exibição de vídeos da série "Palavras de Paz" de Prem Rawat, seguida de roda de conversa sobre a paz, o autoconhecimento e o contentamento interior.
Aberto aos interessados. Atividade em parceria com a Sociedade de Apoio à Paz Interior.
Dias e horário: 13 e 27 de Setembro; 11 e 25 de Outubro, terças-feiras, das 19h às 20h.

• Trilhas Urbanas nos Parques Municipais
Atuando em Educação Ambiental, o programa Trilhas Urbanas oferece aos paulistanos a oportunidade de conhecer e interagir com importantes espaços públicos da cidade por meio de trilhas interpretativas realizadas nos parques Municipais. Promove a integração entre o homem e o meio ambiente, a partir de uma metodologia interdisciplinar que articulando diversas áreas do conhecimento, enseja abordagens transversais da temática ambiental. Os parques contemplados com a trilha são: Parque Aclimação, Parque Alfredo Volpi, Parque Trianon, Parque Independência, Parque Jardim da Luz e Parque do Piqueri.
Agendamento: equipetrilhasurbanas@gmail.com

• Grupo Experimental de Diálogo
A proposta, que integra o projeto “A Prática do Diálogo para o Fortalecimento das Redes de Convivência”, tem por objetivo a reflexão conjunta e a prática continuada do diálogo. Os encontros são quinzenais.
Coordenação: Márcia Amélia Moura, docente da UMAPAZ.
Público Focalizado: ter concluído um dos cursos ou workshop de Diálogo ou oficina de Introdução ao Diálogo.
Dias e Horários: 06, 20 e 27 de outubro (quintas-feiras), das 14h30 às 16h30.
              ATIVIDADES DESCENTRALIZADAS         
• Vila Brasilândia – Educação Gaia: Curso de Sustentabilidade, com Mônica Picavéa, de 3 de setembro a 6 de novembro (aos finais de semana).

• Curso: Articulação Local para o Desenvolvimento Sustentável
Um curso rico em conceitos e ferramentas de educação ambiental que possibilitam aos participantes o reconhecimento de sua inseparabilidade com a natureza.
Parque do Piqueri – 05 de setembro a 10 de outubro.
DGD Sul 1 - Parque Jardim Herculano: 14 de setembro a 26 de outubro.
DGD Sul 1 - Jardim Ângela: 21 de outubro a 25 de novembro.

• Programa TAI CHI nos Parques
Prática milenar de origem chinesa para a integração do Céu da Terra e do Ser Humano, que propicia saúde e paz.
Público focalizado: Aberto a todos os interessados - Coordenação: Suely Feldman Bassi, docente da UMAPAZ.
- Parque Lions Club Tucuruvi – R. Alcindo Bueno de Assis, alt. No. 500 – Tucuruvi.
Às quartas-feiras, às 7h - Facilitadora: Emi Miura.
- Parque Lina e Paulo Raia – Rua Volkswagen, s/n - Jabaquara – Tel. (11) 5017-6522.
Às quartas-feiras, das 8h às 12h - Facilitadora: Arlenice Juliani - Início: 05/10
- Parque Raul Seixas – Rua dos Murmúrios da Tarde, 211 – Cohab 2 – Cj. José Bonifácio.
Às quartas e sextas-feiras, das 7h às 9h – Facilitadora: Emília Miura.
- CEU Caminho do Mar - Av. Engº Armando de Arruda Pereira, 5.241 – Cidade Ademar.
Às quintas-feiras, das 7h30 às 9h30 - Facilitadora: Arlenice Juliani - Início: 06/10.

• Curso: Era Uma Vez e Ainda É – CEU Parque Bristol
Local: CEU Parque Bristol – Rua Professor Artur Primavesi, s/nº.
Através de curiosas narrativas, permeadas de afazeres artesanais, iremos contemplar a sabedoria e o encantamento da arte de contar histórias. A metodologia prevê encontros com apresentação de teoria e vivências partilhadas.
Dias e Horários: 30 de setembro; 07, 14, 21 de outubro; 04 e 11 de novembro, às sextas-feiras, das 14h às 18h.
Facilitadora: Maria Cecilia Ferri – Coordenação: Maricy Montenegro (UMAPAZ).
Vagas: 40 - Inscrições: Pelo e-mail: ceupqbristolcultura@prefeitura.sp.gov.br ou pessoalmente na biblioteca do CEU de segunda a sexta, das 10h às 20h.

• Curso: Alfabetizando pela Paz – Parque Aclimação
Local: Rua Muniz de Souza, 1119 – Aclimação.
A alfabetização é um marco na vida de uma criança. Decifrar o código alfabético apreendendo e estruturando conteúdos pode ser um processo prazeroso quando o educador se torna um verdadeiro mediador da paz, integrando pensamento, afetividade, percepção, intuição e imaginação. Ao aprender a ler a criança alça vôo por todos os cantos ampliando seu mundo. Ao aprender a escrever concede voz aos pensamentos partilhando-os. A metodologia prevê encontros com apresentação de teoria e vivências partilhadas.
Dias e Horário: 23, 30/09 e 07, 14, 21/10 e 4/11, sextas-feiras, das 8h às 12h.
Facilitadora: Maria Cecília Ferri – Coordenação: Maricy Montenegro.
Vagas: 50 - Inscrições: por telefone 3208-4042, e-mail: parqueaclimacao@gmail.com ou pessoalmente na administração do parque.

• Curso: Alfabetizando pela Paz – Parque Jardim da Luz
Local: Rua Ribeiro de Lima, 99 – Bom Retiro - Tel. (11) 3227-3545.
A alfabetização é um marco na vida de uma criança. Decifrar o código alfabético apreendendo e estruturando conteúdos pode ser um processo prazeroso quando o educador se torna um verdadeiro mediador da paz, integrando pensamento, afetividade, percepção, intuição e imaginação. Ao aprender a ler a criança alça vôo por todos os cantos ampliando seu mundo. Ao aprender a escrever concede voz aos pensamentos partilhando-os. A metodologia prevê encontros com apresentação de teoria e vivências partilhadas.
Dias e Horário: 01, 8, 15, 22 de outubro e 05 de novembro, aos sábados, das 8h às 12h.
Facilitadora: Maria Cecília Ferri – Coordenação: Maricy Montenegro

• Contação de Histórias com Origamis
Local: Parque Jardim da Luz - Rua Ribeiro de Lima, 99 – Bom Retiro.
Tem o objetivo de contribuir para o respeito à biodiversidade, à diversidade cultural e humana e o incentivo à cultura de paz.
Horário: 10h30 às 12h30.
Público focalizado: Crianças, acompanhantes e interessados em geral.
Facilitadora: Irene Tanabe - Coordenação geral: Márcia Amélia Moura.
Informações: Tel. (11) 3227-3545 - Obs: Não é necessário se inscrever.

• Histórias Contadas com Origamis de Animais da Mata Atlântica
Local: CEU Jaçanã - R. Dr. Antonio César Neto, nº 105, Jaçanã.
Tem o objetivo de contribuir para o respeito à biodiversidade, à diversidade cultural e humana e o incentivo à cultura de paz.
Datas e Horário: 11, 18 e 25 de outubro, terças-feiras, das 9h às 12h.
Público focalizado: Crianças, acompanhantes e interessados em geral.
Facilitadora: Irene Tanabe - Coordenação geral: Márcia Amélia Moura
Vagas: 30 - Inscrições: Tel.: (11) 2951-3508 ou pelo e-mail edambiental.n2@gmail.com

• O Território do Olhar: Fotografia contemplativa
Local: Parque Previdência - Rua Pedro Peccinini, 88 - Jd. Previdência – Tel.: 3721-8951.
O curso tem como objetivo estimular a reflexão sobre a percepção sensível dos diferentes ambientes dentro do bairro, da cidade, dos ritmos e das relações entre o ser humano e a natureza e a estrutura física da cidade e vice versa. Propõe reintegrar capacidades do olhar e da percepção da realidade.
Dias e Horário: de 20 de setembro a 15 de dezembro, das 8h30 às 12h30.
Facilitadora: M. Christina Belfort - Coordenação: Nadime Boueri Netto Costa.
Público focalizado: educadores, arte educadores, estudantes e outros interessados.

• Curso: Lições da Árvore
Cada árvore, como ser vivo integrante da comunidade da vida, está em relação com os seres humanos num processo de ensino-aprendizagem. Esse processo passa pelo conhecimento científico e cultural acumulado sobre a espécie e sobre suas relações, despertando percepções resultantes do contato direto entre o ser humano e o ser vegetal.
Coordenação: Débora Pontalti.
DGD Sul 1: 23 de setembro a 14 de outubro, das 9h às 12h.
Parque Lions Club Tucuruvi: 20 de outubro a 10 de novembro, das 8h às 11h.

• Curso: Compostagem nas Escolas
O processo de compostagem tem sido uma das melhores alternativas a serem adotadas, pois nesta, há um destino adequado para o material descartado, contribuindo para a redução do volume original de resíduos, evitando a degradação ambiental e permitindo a obtenção de fertilizantes (húmus), atuando como recondicionador de solos.
Coordenação: Débora Pontalti e Lia Salomão Lopes.
Turma 1 - EMEI Ignácio Henrique Romeiro – 01 de setembro a 03 de novembro.
Turma 2 - EMEF Arq. Vilanova Artigas – 09 de setembro a 11 de novembro.
Turma 3 - EMEI Anita Costa – 8 de setembro a 10 de novembro.
Turma 4 - EMEF Antonio Duarte de Almeida - 16 de setembro a 18 de novembro.
Turma 5 - EMEI Regente Feijó – 15 de setembro a 17 de novembro.
Turma 6 - EMEI Olandya Peres Ribeiro – 22 de setembro a 24 de novembro.
Turma 7 - EMEI Norimar Teixeira – 02 de setembro a 04 de novembro.
Turma 8 - EMEI Profª Denise Mercier Rodrigues Aguiar – de 23 de setembro a 25 de novembro.

• A Carta da Terra: Mapa da Convivência Socioambiental
A SME, por meio das suas Diretorias Regionais e a UMAPAZ promovem Encontros entre educadores da rede municipal de educação e educadores socioambientais, realizados nas respectivas DRE. O Programa se pauta pelos princípios da Carta da Terra, visando estimular sua difusão na comunidade escolar. Em outubro os encontros acontecem em:
Dia 03: DREs: Butantã, Campo Limpo, Capela do Socorro, Freguesia do Ó e Guaianases.
Dia 10: DREs: Ipiranga, Jaçanã, Penha e Pirituba.
Dia 17: DREs:São Mateus e São Miguel.
Dia 19: DRE Itaquera.
Dia 24: DRE Santo Amaro.

• Dança Circular no CEU Butantã
Local: CEU Butantã – Av. Heitor Antonia Eiras Garcia, 1700 (Rio Pequeno). Tel.: 3732-4560.
As Danças Circulares propõem a vivência grupal pelo exercício da dança de diversos povos da terra, estimulando o autoconhecimento, respeito às diferenças e o cultivo da cooperação. A sabedoria de diversos povos também promove a reflexão, de forma a modificar atitudes individuais e grupais que fortaleçam valores da Cultura de Paz, tais como respeito, ética, diversidade, afetividade e a inclusão.
Período: de 02 de setembro a 25 de novembro, às sextas-feiras às 15 horas.
Informações e Inscrições: pelo e-mail educaceubt@gmail.com
Focalizadora: Alessandra Romagnoli.
Coordenação: Estela Maria Guidi Pereira Gomes e Silvia R. Salvador Abramant Souza.

• Danças Circulares nos Parques
As danças circulares fazem parte de um movimento mundial de resgate de danças tradicionais e contemporâneas dos povos, buscando a convivência cooperativa, o respeito por si mesmo, pelo outro e pelo planeta. Sua prática trabalha a convivência harmoniosa, a cooperação e o cultivo da amorosidade, além de promover o autoconhecimento, a tolerância, a inclusão e a diversidade. A participação é gratuita. Os interessados podem obter mais informações nas Administrações dos parques.
Abaixo locais e datas:
OBS: A UMAPAZ também apoia rodas de danças circulares com focalizadores voluntários.
Parque Ibirapuera 1° domingo de cada mês às 10h (próximo à Casa da Leitura).
Parque Trianon 3° domingo de cada mês às 10h.
      BIBLIOTECA – ESPAÇO SAPUCAIA     
Com mais de 3500 livros com títulos voltados ao meio ambiente e cultura de paz, reunindo livros, teses, trabalhos técnicos, periódicos, CD’s, DVD’s, VHS e fotografias.
Aberta para pesquisa, consulta e empréstimo, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h e aos sábados, das 9h às 13h. O acervo pode ser conhecido no site http://www.umapaz.phlweb.com.br/
Informações: (11) 5083-1928 ou pelo e-mail: bibliotecaumapaz@prefeitura.sp.gov.br
A Biblioteca da UMAPAZ acabou receber a 110 novas publicações adquiridas, disponíveis ao público a partir de Outubro. Entre os títulos estão:
CAPRA, Fritjof. O ponto de mutação. São Paulo: Cultrix, 1982. 447 p.
CAPRA, Fritjof. As conexões ocultas: ciência para uma vida sustentável. São Paulo: Cultrix, 2005. 296 p.
CAPRA, Fritjof. Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. São Paulo: Cultrix, 2006. 312 p.
MENDONÇA, Rita. Conservar e criar: natureza, cultura e complexidade. São Paulo: Senac, 2005. 255 p.


      ACONTECEU       
21 de setembro - Celebração do Dia Internacional da Árvore
O evento, coordenado por Estela Maria Guidi Pereira Gomes, reuniu mais de 150 pessoas em uma grande celebração com as Danças Circulares no espaço da Serraria. Entre os convidados muito especiais: Judy McAlister, Jerusha Chang, Vitor Lucato e Sandra Siciliano. Na ocasião foram plantadas quatro mudas de Guanandi, árvore nativa da Mata Atlântica.

21 de Setembro: Marco da Paz
A UMAPAZ foi homenageada com o Marco da Paz, como “Mensageira da Paz”, em cerimônia realizada pela Associação Comercial de São Paulo, no Páteo do Colégio, com a participação de representantes de instituições que trabalham pela cultura de paz em São Paulo.

22 de Setembro
Recebemos a visita do Dr. Marcelo Rodrigues, Secretário Municipal do Meio Ambiente da cidade de Recife (PE).

30 de Setembro – Homenagem a Dom Paulo Evaristo Arns.
A UMAPAZ incorporou na galeria Vidas Inspiradoras, da entrada da UMAPAZ, o retrato de Paulo Evaristo Arns, figura luminar da história política do país e, especialmente, de São Paulo. Pela manhã, foi realizada uma mesa em homenagem ao Cardeal Arcebispo de São Paulo, com as manifestações do Dr. José Gregori, secretário de Direitos Humanos do Município; Dr Belisário, jurista e militante dos Direitos Humanos e Volf Steinbaum, sociólogo, assessor do Secretário Municipal do Verde e Meio Ambiente de São Paulo.

30 setembro – Homenagem a Daisaku Ikeda


No mesmo dia, à tarde, foi homenageado o filósofo e escritor Daisaku Ikeda, que contou com a parceria da Associação Brasil Soka Gakkai Internacional – BSGI. Daisaku Ikeda, que anualmente divulga, mundialmente, uma mensagem de paz, teve seu retrato incorporado à galeria de Vidas Inspiradoras da UMAPAZ. O Presidente da BSGI em São Paulo, Sr. Julio Kosaka, e o Vice-Presidente, Sr. Naoto Yoshikawa, compuseram a mesa, com o Secretário Municipal do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge. O Sr. Kosaka leu mensagem enviada do Japão pelo Dr. Daisaku Ikeda (disponível no www.blogumapaz.blogspot.com, seção Opinião).


A UMAPAZ é um Departamento da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) da Prefeitura do Município de São Paulo. Em funcionamento desde o final de 2005, a UMAPAZ tem por objetivo o fomento e a facilitação da formação de pessoas para a convivência socioambiental sustentável e pacífica, transdisciplinariedade e interculturalidade, cultura de paz e não-violência e acesso universal à informação.
Veja também:
Programação Planetário e Escola Municipal de Astrofísica Prof° Aristóteles Orsini
Programação da Escola Municipal de Jardinagem
Informativo Mensal da Divisão de Formação da UNIVERSIDADE ABERTA DO MEIO AMBIENTE E CULTURA DE PAZ – DEA/UMAPAZ / SVMA
Redação: Cássia A. V. Domingues e Mariana Belmont - Direção: Rose Marie Inojosa
                                                                                                                                                            

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário