Páginas

sexta-feira, 1 de julho de 2011

APOIO NA DIVULGAÇÃO - INFORMATIVO MENSAL ESCOLA DE JARDINAGEM

JULHO 2011
Vamos dar boas vindas ao inverno!
No dia 21 de junho, começou o inverno e, por isso, neste informativo de julho vamos dar boas vindas à sua chegada que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, é tempo de várias plantas florescerem, entre elas: azaléia (Rhododendron indicum), bico-de-papagaio (Euphorbia pulcherrima), caliandra (Calliandra tweedii), ciclame (Cyclamen persicum), congéia (Congea tomentosa), cravo (Dianthus caryophyllus), delfínio ou esporinha (Delphinium ajacis), giesta (Spartium junceum), glicínia (Wisteria sinensis), ipê amarelo (Tabebuia chrysotricha), ipê rosa (Tabebuia pentaphylla), jasmim-amarelo (Jasminum primulinum), jasmim-manga (Plumeria sp.), kalanchoe ou gordinha (Kalanchoe blossfeldiana), orquídea cymbídio (Cymbidium híbrido), suinã candelabro ou eritrina (Erythrina speciosa).

Redação: Patricia Morales Bertucci (Arquiteta Paisagista/UMAPAZ-1).
Imagem: azaléia (Rhododendron indicum)- fonte: http://www.ag.auburn.edu/hort/landscape/dbpages/269.html - data: 22/06/2011.

O detalhamento da programação, com atualização ao longo do ano, é divulgado mensalmente pelo Boletim Informativo da Escola Municipal de Jardinagem e fica disponível no site www.prefeitura.sp.gov.br/escoladejardinagem.

  SERVIÇOS A COMUNIDADE 
• PAP – PROGRAMA DE ATENDIMENTO ÀS PLANTAS

Se você tem dúvidas de como cuidar de sua planta ou se ela apresenta algum tipo de doença, NÃO HESITE EM CONSULTAR O PAP! Através do e-mail papjardim@prefeitura.sp.gov.br e do telefone (11) 5539-5291 você poderá esclarecer suas dúvidas ou até mesmo agendar uma visita para obter orientações mais adequadas.

• RESPEITE AS ÁRVORES DE SÃO PAULO
A poda irregular é considerada crime ambiental! Conheça a Campanha “Respeite as árvores de São Paulo” da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente – S.V.M.A./P.M.S.P. contra a poda radical. E veja como é possível denunciar! www.prefeitura.sp.gov.br/meio_ambiente, no link CAMPANHAS.

 DICAS DO PAP: 
  AMOR-PERFEITO 

A Viola tricolor L., pertencente à família Violaceae, também conhecida como amor-perfeito, é uma delicada flor de origem européia e asiática (Vietnã) e de ciclo de vida anual. Herbácia de até 25cm de altura, tem caule flexível e ramificado, folhas opostas de bordas denteadas e flores achatadas de perfeita simetria. Encontramos amor-perfeito de diversas cores, algumas bicolores e outras com manchas escuras no centro.
Curiosidade: Na França, é conhecida por “pensée” (pensamento), porque os amantes se presenteavam com ela como garantia de que não seriam esquecidos, quando se ausentavam.
Dicas de cultivo: O amor-perfeito pode ser cultivado em jardins, canteiros, vasos etc. Gosta de climas amenos (alguns tipos toleram climas quentes e úmidos). Prefere ambientes à meia-sombra e com muita luz durante o verão, apesar de não suportar sol direto entre 10 e 17 horas. Também deve ser protegido de ventos fortes.
O solo ideal deve ser rico em matéria orgânica e umedecido de duas a três vezes por semana nos meses quentes e uma vez por semana, nas épocas frias.
Para plantio, devemos preparar o substrato da seguinte maneira: 1/3 de terra comum, 1/3 de areia e 1/3 de matéria orgânica.

Redação: Juliana Meira (Graduanda em Gestão Ambiental/UMAPAZ-1).
  INSCRIÇÕES:  
  OFICINA, PALESTRA, TRILHA E MINICURSO 
As inscrições são feitas mediante preenchimento de ficha própria para cada oficina, palestra ou minicurso, eventos estes que são divulgados/disponibilizados através de e-mail enviado com pelo menos cinco dias de antecedência à data de suas realizações.

  PROGRAMAÇÃO DO MÊS NA ESCOLA MUNICIPAL DE JARDINAGEM 

• Trilha Conhecendo Forrações e Floríferas do Parque Ibirapuera
Objetivo: Apresentar aos participantes conhecimentos de algumas espécies de plantas geralmente utilizadas no Parque Ibirapuera.
Facilitadora: Elaine Martinez Dias (Eng. Agrônoma/UMAPAZ-1).
Público focalizado/Quantidade de vagas: Todos os interessados. Serão oferecidas 30 vagas.
Data, horário e local: 07 de julho, quinta-feira, das 14h às 17h. Encontro em frente à Escola Municipal de Jardinagem.
Nota: O participante deverá estar com roupas e calçados confortáveis para realizar a trilha e poderá trazer máquina fotográfica. Em caso de chuva ou garoa, o evento será cancelado.

• Oficina Como Cultivar Plantas dentro de CasaObjetivo: Apresentar os conceitos e conhecimentos sobre o cultivo de plantas em ambientes internos.
Facilitadoras: Juliana Meira e Thamyres Soares de S. Costa (Graduandas em Gestão Ambiental/UMAPAZ-1).
Público focalizado/Quantidade de vagas: Todos os interessados. Serão oferecidas 30 vagas.
Data, horário e local: 12 de julho, terça-feira, das 14h às 17h, campo 01.

• Oficina Pragas e Doenças
Objetivo: Apresentar aos participantes noções básicas sobre as principais pragas e doenças que ocorrem em jardins e os métodos de controle utilizados.
Facilitadora: Creunícia Pereira Marques (Professora de Jardinagem/UMAPAZ-1).
Público focalizado/Quantidade de vagas: Todos os interessados. Serão oferecidas 30 vagas.
Data, horário e local: 14 de julho, quinta-feira, das 9h às 12h, campo 01.

• Oficina Ervas Aromáticas em Vasos
Objetivo: Ensinar técnicas de cultivo de ervas aromáticas em vasos.
Facilitadoras: Juliana Meira e Thamyres Soares de S. Costa (Graduandas em Gestão Ambiental/UMAPAZ-1).
Público focalizado/Quantidade de vagas: Todos os interessados. Serão oferecidas 30 vagas.
Data, horário e local: 19 de julho, terça-feira, das 14h às 17h, campo 01.

• Oficina Aprenda a Fazer sua Horta
Objetivo: Apresentar aos participantes técnicas de cultivo de plantas em locais de pouco espaço – drenagem, preparo do substrato, seleção e preparo de mudas, semeaduras etc. Haverá enfoque especial sobre o uso de recipientes alternativos.
Facilitador: Roberto Martin (Eng. Agrônomo/UMAPAZ-1).
Público focalizado/Quantidade de vagas: Todos os interessados. Serão oferecidas 30 vagas.
Data, horário e local: 21 de julho, quinta-feira, das 9h às 12h, campo 01.

• Trilha Conhecendo as Árvores do Parque Ibirapuera
Objetivo: Apresentar conhecimentos básicos sobre as árvores em uma trilha no Parque Ibirapuera.
Facilitador: Mário do Nascimento Júnior (Eng. Agrônomo/UMAPAZ-1)
Público focalizado/Quantidade de vagas: Todos os interessados. Serão oferecidas 30 vagas.
Data, horário e local: 28 de julho, quinta-feira, das 9h às 12h. Encontro em frente à Escola Municipal de Jardinagem.
Nota: O participante deverá estar com roupas e calçados confortáveis para realizar a trilha e poderá trazer máquina fotográfica. Em caso de chuva ou garoa, o evento será cancelado.

• Oficina Como Cultivar Plantas dentro de Casa
Objetivo: Apresentar os conceitos e conhecimentos sobre o cultivo de plantas em ambientes internos.
Facilitadoras: Juliana Meira e Thamyres Soares de S. Costa (Graduandas em Gestão Ambiental/UMAPAZ-1).
Público focalizado/Quantidade de vagas: Todos os interessados. Serão oferecidas 30 vagas.
Data, horário e local: 30 de julho, sábado, das 10h às 13h, campo 01.
ACONTECEU
• Passeio Noturno com Lanternas - Virada Sustentável no Parque Ibirapuera
Olhar, ouvir e tocar o parque, explorando nossos sentidos
No dia 04 de junho, sábado, o Parque Ibirapuera contou com diversas atividades especiais constantes do evento Virada Sustentável 2011. Entre as atrações, a Escola de Jardinagem / UMAPAZ-1, atendendo ao convite do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) e em parceria com o mesmo, proporcionou aos interessados um Passeio Noturno do qual participaram adultos e crianças que, além de trabalhar os sentidos de olhar, ouvir e tocar o parque, puderam aprender mais sobre ele, observando e recebendo informações sobre sua flora.
Imagem: Participantes do Passeio Noturno, portando lanternas. Da Escola, estiveram presentes a bióloga Assucena Tupiassú e os estagiários Luciano A. Costa e Wagner G. Ramalho.

• O Projeto Crer-Ser na 4ª edição da Conferência da Rede C40!
No dia 29 de junho, a 4ª edição da Conferência da Rede C40, maior evento de sustentabilidade das grandes cidades do mundo, iniciou as atividades em São Paulo. Alunos do Projeto Crer-Ser da nossa Escola de Jardinagem participaram deste momento auxiliando os representantes de 34 cidades no plantio de 59 mudas de 12 diferentes espécies de árvores no Parque Ibirapuera.
Imagem: Alunos do Projeto Crer-Ser 2011, bióloga Assucena Tupiassú, estagiários Wagner G. Ramalho, todos vestindo a camiseta da Conferência da Rede C40.

• Semana do meio ambiente
No dia 05 de junho, celebrou-se o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia e, em comemoração, foram realizadas algumas atividades fora da Escola. No dia 10 de junho, houve duas oficinas sobre Ervas Aromáticas em Vasos ministradas por Juliana Meira e Thamyres Soares de S. Costa (Graduandas em Gestão Ambiental/UMAPAZ-1) para 50 alunos da Escola Estadual Vila Bela, também em comemoração à semana do meio ambiente. Outra atividade comemorativa aconteceu no dia 15 de junho: palestra sobre Cultivo de Orquídeas dada por nosso professor Juscelino Nobuo Shiraki (Eng. Agrônomo-UMAPAZ-1) no Parque Esportivo dos Trabalhadores, atendendo à solicitação do DGD Leste 2/SVMA.
Imagem: Alunos da Escola Estadual Vila Bela, nas oficinas de Ervas Aromáticas em Vasos
                                                                                                          
A Divisão Técnica Escola Municipal de Jardinagem é uma unidade da UMAPAZ, Departamento da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) da Prefeitura do Município de São Paulo. Em funcionamento desde 1975, o seu objetivo é ministrar cursos e oficinas relacionadas à jardinagem e ao paisagismo, tornando estes, elementos de sensibilização à educação ambiental, ao meio ambiente e à qualidade de vida.

Informativo Mensal da Divisão Técnica Escola Municipal de Jardinagem – UMAPAZ-1 / SVMA
Secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente: Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho
Coordenação UMAPAZ-G: Rose Marie Inojosa
Diretora da Divisão Técnica Escola Municipal de Jardinagem – UMAPAZ-1: Cristina Pereira de Araujo
Redação: Patricia Morales Bertucci
                                                                                                        







Nenhum comentário:

Postar um comentário