Páginas

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

VIVÊNCIA NO PARQUE LIONS CLUBE TUCURUVI ‘SABEDORIA ANCESTRAL E ECOLOGIA INTERIOR’

VIVÊNCIA NO PARQUE LIONS CLUBE TUCURUVI
‘SABEDORIA ANCESTRAL E ECOLOGIA INTERIOR’
11/12/2010

No dia 11 de dezembro, sábado, das 14 às 17h, o Parque Lions Clube Tucuruvi em parceria com a Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ) realiza a vivência “Sabedoria Ancestral e Ecologia Interior”. Esta vivência trabalhará a história de 'Pesa a Verdade', uma das matriarcas apresentada no livro “The 13 Original Clan Mothers”, de Jamie Sans, que resgata as lendas de tribos indígenas norte-americanas.
Conta a lenda que, em tempos remotos, havia abundância de alimentos e igualdade entre os sexos e as raças. Mas, aos poucos, a ganância levou à competição e à agressão. Com o intuito de restabelecer o equilíbrio perdido, a Mãe Cósmica deu à humanidade um legado de amor, perdão e compaixão, resguardado no coração das mulheres e representado como treze partes do Todo, as treze lunações de um ciclo solar. Cada uma por si só e todas em conjunto, começaram a agir para devolver às mulheres a força do amor e o bálsamo do perdão e da compaixão que iriam redimir a humanidade. (fragmentos do texto de Mirella Faur no site http://teiadethea.org/).

'Pesa a Verdade' traz consigo verdade, sabedoria, compaixão, justiça, valorizando a ética do cuidado e a interdependência entre tudo e todos. Trata de medos e carências tão comuns nos dias de hoje e que geram insatisfação e insegurança, entre outras coisas. O encontro tem o propósito de estimular reflexões que contribuam para a melhoria das inter-relações: consigo mesmo, com a comunidade, com o meio ambiente.
Os objetivos deste trabalho são inspirar educadores para o trabalho com mediação de histórias e danças circulares, vivenciar e conscientizar sobre a ecologia interna e oferecer um contato com a sabedoria ancestral, valorizando o poder e o papel da energia feminina, presente nas mulheres e nos homens, incentivando o cuidado com o planeta e o desenvolvimento da cultura de paz.
O encontro tem duração de 3 horas, incluindo a mediação da história com as danças circulares, dinâmicas relacionadas com o tema e partilha entre os participantes. São 30 vagas e é necessário fazer inscrição.
Mediadoras:  
     Daniela Kolhy Ferraz - bióloga e educadora. Voluntária da Fundação Dixtal. Formação como focalizadora de danças circulares com Cristiana Menezes e no Grupo Rodas da Lua. Dançou com Maria Grabriele Wosien, Fido Wagler, Peter Vallance, Estela Gomes, Kaká Werá, entre outros. Participa da formação em Danças da Paz Universal com Anahata Iradah.
     Eliane Mieko Ueda - massoterapeuta, reikiana, com relação de mais de 30 anos com diversos tipos de dança, incluindo o jazz, o ballet e a dança do ventre. Dançou com Renata Ramos, Peter Valance, M. Gabriele Wosien, Ray Price, Andrea Leoncini, Estela Gomes, Kaká Werá, entre outros. Participa da formação em Danças da Paz Universal com Anahata Iradah e da formação em Danças Circulares na TRIOM.

BIBLIOGRAFIA
Bragança, C. Apostila do Programa 1 Milhão de Rodas. Fundação Dixtal. 2008.
Estés, C. P. Mulheres que correm com os lobos. Editora Rocco. 1994.
Macy, J. e Brown, M. Y. Nossa Vida como Gaia. Práticas para reconectar nossas vidas e nosso mundo. Editora Gaia. 2004.
Sans, J. As cartas do caminho sagrado. Editora Rocco. 1997.
_______. The 13 Original Clan Mothers. Harper Collins Editions. 1994.
Sans, J. e Carson, D. Cartas Xamânicas. Editora Rocco. 2000.
Wosien, B. Dança: um caminho para a totalidade. Editora TRIOM. 2000.
_____________________________________________________________________
Serviço: Vivência “Sabedoria Ancestral e Ecologia Interior”
Público: jovens e adultos interessados no tema
Mediadoras: Daniela Kolhy Ferraz e Eliane Mieko Ueda
Coordenação: Ieda Varejão
Dias e Horário: 11 de dezembro de 2010, sábado, das 14 às 17h (3 horas)
Local: Parque Lions Clube Tucuruvi, Rua Alcindo Bueno de Assis, 500 – Palmas do Tremembé (próximo aos prédios do IPESP).
Vagas: 30
Inscrições: De segunda-feira a sábado, das 10 às 17 horas, podem ser feitas pelo telefone: 2203-5837; por e-mail: parquelionsclubetucuruvi@yahoo.com.br ou pessoalmente no Parque Lions Clube Tucuruvi.


_____________________________________________________________________










Nenhum comentário:

Postar um comentário