Páginas

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

PROGRAMA CARTA DA TERRA EM AÇÃO

Formação de Agentes Socioambientais Urbanos

Turma 3

Estão abertas as inscrições para os interessados no curso de Formação de Agentes Socioambientais Urbanos, que será realizado pela UMAPAZ (Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz), localizada na Av. IV Centenário, 1268, Parque Ibirapuera, em São Paulo, no período de 08 de março a 18 de maio de 2010.

A participação é gratuita. São 50 vagas e haverá seleção. Os candidatos devem inscrever-se inicialmente para o Módulo Básico. Informações e inscrições pelo e-mail inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

O curso integra o Programa CARTA DA TERRA EM AÇÃO e tem por objetivo reunir pessoas dispostas a refletir sobre as diferentes dimensões da sustentabilidade, interessadas em desenvolver a capacidade de observação; compartilhar conhecimentos e modos de vida urbana sustentável e a gerar mudanças, considerando que "devemos ser a mudança que queremos ver no mundo" (Gandhi).

O Programa Carta da Terra em Ação é coordenado pela Profa. Eveline Limaverde, designer de sustentabilidade e docente da UMAPAZ.

O processo de formação tem um total de 120 horas, composto por 20 horas do módulo básico Carta da Terra; 60 horas dos módulos específicos Diversidade Humana e Sustentabilidade, Cultura de Paz e Sustentabilidade e Integridade Ecológica e Sustentabilidade, para aprofundando aspectos tratados no módulo básico, e o módulo livre Percurso de Aprendizagem, com orientador, até completar 120 horas e desenvolver a expressão da aprendizagem.

A apresentação da expressão da aprendizagem de cada participante, por texto, aula, performance ou outro formato, deverá ser feita até junho/julho de 2010. Após a aceitação do trabalho, o participante fará jus ao certificado de Agente Socioambiental Urbano, que será fornecido pela UMAPAZ em agosto de 2010.

A metodologia adota a transdisciplinaridade dos conteúdos e práticas, visando à produção conjunta de conhecimentos e tendo como apoio aulas expositivas, diálogos, vídeos e dinâmicas.

As leituras e pesquisas fazem parte da formação. A biblioteca da UMAPAZ - Espaço Sapucaia - está à disposição dos participantes, de segunda a sexta, das 09 às 19 horas, e aos sábados, das 09 às 13 horas. Os participantes terão duas semanas, a contar da data de conclusão do módulo básico para apresentar seu relatório de aproveitamento do Módulo Básico.


1 - MÓDULO BÁSICO: CARTA DA TERRA (pré-requisito para o programa)

O Módulo Básico tem por objetivo iniciar a formação dos agentes socioambientais urbanos, tendo como base os princípios da Carta da Terra e estimular a articulação de uma rede entre os participantes. A Carta é um documento acolhido pela Organização das Nações Unidas, que começou a ser escrita na Conferência Rio 92 e percorreu o mundo até seu formato final. É um código de ética do planeta, trazendo princípios necessários para uma sociedade global, justa, equilibrada, sustentável e pacífica. Diante das complexidades globais e locais, sociais e ambientais, de valores e comportamentos que implicam a interdependência entre os seres humanos e na comunidade da vida, a Carta da Terra apresenta um diagnóstico amplo dos desafios presentes e futuros e é um chamado a novas escolhas e à responsabilidade coletiva.

Carga Horária: 20 horas (05 aulas de 4 horas)
Datas e Horário: 08,09,10,11 e12 de março de 2010 horário das 8:30 às 12:30h.

PROGRAMA:
Aula 1 (08/03) - Tema: Do Universo à Identidade Planetária
Prof. Dr. Walmir Thomazi Cardoso, Físico (docente da UMAPAZ)
Referências:
PRIGOGINE, Ilya Carta às Futuras Gerações, Folha de S.Paulo, Caderno Mais, 30/01/2000
FROIS, Katja Plotz Uma breve história do fim das certezas ou o paradoxo de Janus, Cadernos de Pesquisa Interdisciplinares em Ciências Humandas, 63, FPolis, dez.2004, disponível em www.cfh.ufsc.br/~dich/TextoCaderno63.pdf
MORIN, Edgar & KERN Anne B. Terra Pátria, Porto Alegre: Salina, 2005

Aula 2 (09/03) - Tema: Declaração de Interdependência: a Carta da Terra
Prof. André Luiz Moura de Alcântara (sociólogo) e Vitor Otávio Lucato(Biólogo)
A Carta da Terra, documento da ONU (disponível em www.cartadaterra.org)
Referência: DORST, Jean, Antes que a natureza morra
GOMES, Mércio Pereira, Antropologia – Ciência do homem –Filosofia da cultura. São Paulo: Ed. Contexto, 2008

Aula 3 (10/03) - Tema: Sustentabilidade: Múltiplas Abordagens
Prof. Valério Igor Príncipe (sociólogo) e Engenheiro Eduardo Coelho e Mello Aulicino
WOLTMANN, A & ARAÚJO, Luiz E. B. Desenvolvimento x Sustentabilidade: uma abordagem transdisciplinar. Panóptica, ano 1, n 8, maio-junho 2007, p.461-481
www.panoptica.org/maio_junto2007/N.8_020_Woltmann.p.461-482.pdf

Aula 4 (11/03) - Tema:Conflitos e Diálogos Socioambientais
Profª Rose Marie Inojosa (comunicadora social)
Referência: BUCKLES (org) Cultivar la paz - conflicto y colaboración en el manejo de los recursos naturales. [s.l.], 2000 - disponível em inglês, francês e espanhol para download em www.idrc.ca/es/ev-9398-201-1-DO_TOPIC.html.

Aula 5 (12/03) -Tema: Educação e Transformação
Profª Glacilda Pinheiro Correa (pedagoga)
Referência: MORIN, Edgard Os sete saberes necessários à educação do Futuro, São Paulo: Cortez, 2000- e artigo disponível em www.centrorefeducacional.com.br/setesaberes.htm
GADOTTI, Moacir Pedagogia da Terra, São Paulo: Peirópolis, 2000,p.131-146

2 - MÓDULOS ESPECÍFICOS
O papel dos Módulos Específicos é aprofundar a reflexão sobre os princípios da Carta da Terra relacionando-os ao contexto histórico atual e às realidades locais. Apenas os alunos que realizarem o Módulo Básico poderão inscrever-se nos Módulos Específicos :

• Integridade Ecológica e Sustentabilidade
Objetivos:
• Explorar o conhecimento sobre o funcionamento dos ecossistemas e biomas da Terra.
. Construir conhecimento de forma conjunta, visando promover ações transformadoras na relação com o meio ambiente.
• Trabalhar conceitos de responsabilidade socioambiental, visando minimizar os impactos sobre os ecossistemas.
• Estimular os participantes a se tornarem agentes multiplicadores de boas práticas ambientais.
Carga Horária: 20 horas (05 aulas de 4 horas)
Datas e Horário: 16,18,23,25 e 30/03 das 8:30 às 12:30h.
Temas: O Sistema Solar e o Planeta Terra; Biodiversidade e Evolução; Biogeografia da Terra; Biomas do Brasil; Mudanças Climáticas e desafios do século XXI
Coordenação:Prof. Vitor Otávio Lucato, biólogo, ecólogo, docente da UMAPAZ.

• Diversidade Humana e Sustentabilidade
Objetivos:
• Propiciar a construção coletiva de conhecimentos, visando auxiliar o fortalecimento de valores e comportamentos humanos sustentáveis entre si e em relação ao meio Ambiente.
• Contribuir para o fortalecimento da responsabilidade socioambiental individual e coletiva, frente aos impactos das ações humanas sobre o meio.
• Discutir as potencialidades e desafios para a construção da Cidadania Planetária.
Carga Horária: 20 horas (05 aulas de 4 horas)
Datas e Horário: 06,08,13,15 e 22/04 das 8:30 às 12:30h.
Conteúdo programático: Antropologia Cultural e Diversidade Biológica; A família humana e sua pegada ecológica no planeta e no Brasil; Diversidade e convivência na Cidade de São Paulo; Redes sociais e relações humanas; Direitos humanos e cidadania planetária
Coordenação:Prof. André Luiz Moura de Alcântara, sociólogo, docente da UMAPAZ.

• Cultura de Paz e Sustentabilidade
Objetivos:
• Estimular o diálogo, a solidariedade e a cooperação entre as pessoas, construindo saberes e práticas e fortalecendo valores humanos em busca de uma convivência pacífica com os outros seres vivos;
• Partilhar saberes e experiências, reconhecendo e preservando os conhecimentos tradicionais e a sabedoria espiritual em todas as culturas contribuindo para a proteção ambiental e o bem estar humano;
• Promover a pedagogia da convivência, a paz consigo mesmo, com os outros e com a natureza respeitando a diversidade, desenvolvendo uma cultura de cooperação, incentivando a participação.
Carga Horária: 20 horas (05 aulas de 4 horas)
Datas e Horário:4,6,11,13,18/05 das 8:30h as 1230h.
Temas: Paz e Sobrevivência: a cultura de paz na mediação dos conflitos socioambientais; A paz como caminho: o diálogo entre as concepções pedagógicas; A paz como desafio nas grandes metrópoles; Pedagogia da Convivência; Educação para a paz no século XXI
Coordenação:Profª Glacilda Pinheiro Corrêa Pedroso, pedagoga, docente da UMAPAZ

3 - MÓDULO LIVRE PERCURSO DE APRENDIZAGEM
Cursos e atividades: mediante orientação (até completar 120 horas)
Período: junho a agosto 2010.

AGENDA RESUMO
PROGRAMA CARTA DA TERRA EM AÇÃO - TURMA 3

Local: UMAPAZ - Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz
Av. IV Centenário, 1268, Parque Ibirapuera, São Paulo, SP, Brasil. Tel. 55 11 5572 / 8037
Horário: das 8:30 às 12:30h
Carga Horária Total: 120 horas

Módulo-Base (pré-requisito - 20 horas): Dias: 08,09,10,11 e 12/03/2010.
Módulos Específicos:
Integridade Ecológica (20 horas): Dias16,18,23,25 e 30/03/2010
Diversidade Humana (20 horas): Dias: 06,08,13,15 e 18/04/2010
Cultura de Paz e Sustentabilidade (20 horas): Dias: 04,06,11,13 e 18/05/2010
Livre Percurso de Aprendizagem: até completar 120 horas, com outros cursos e atividades, mediante orientação, no período de junho a agosto de 2010.
Apresentação de expressão da aprendizagem: Até final de agosto de 2010.
Certificação: agosto de 2010

Público focalizado: Educadores e outros interessados em preparar-se para contribuir para um viver mais sustentável, segundo os princípios da Carta da Terra, e a ser a mudança que queremos ver no mundo.

Informações: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br
Inscrições de 1 a 05/02 - Resultado dia 23 de fevereiro .
O Curso é ministrado em português e é gratuito para os interessados.
Os candidatos devem inscrever-se inicialmente para o Módulo Base.


FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
PROGRAMA CARTA DA TERRA EM AÇÃO TURMA 3 - MÓDULO BÁSICO

Envie preenchido para inscrições: umapaz@prefeitura.sp.gov.br

1. NOME COMPLETO:
2. Idade 3. Sexo ( ) M ( ) F
4 RG nº órgão: UF: 5. CPF nº
5 Escolaridade ( ) 2º grau completo ( ) 3º grau completo
6. Área de formação:

7. Setor em que trabalha:
Empresa privada ( ) Organização não governamental ( ) Estado ( )

8. Se servidor público, por favor, informe Nº RF

9. Profissão/atividade que exerce atualmente:
10 .Se educador, instituição em que exerce a função:

11. Endereço residencial:
12. Região ou bairro 13. CEP
14. E-mail:
15. Telefone fixo: 16. Telefone celular:

17. Por que deseja participar do Programa Carta da Terra em Ação?

Nenhum comentário:

Postar um comentário