Páginas

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Informativo Mensal


ANO 8 | OUTUBRO DE 2013

Amigos da UMAPAZ,

Alimentação e Meio Ambiente

O Dia Mundial da Alimentação é celebrado anualmente em 16 de outubro. A data foi escolhida pelas Nações Unidas e a cada ano um novo tema é selecionado com o objetivo de chamar a atenção para importantes questões envolvendo a segurança alimentar e nutrição. É uma oportunidade de dar foco ao tema e permitir a compreensão além da busca de soluções para a questão da fome e desnutrição no mundo.

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) definiu como tema para 2013 “Sistemas Alimentares Saudáveis” e propõe uma análise dos impactos dos sistemas alimentares para o meio ambiente. Da plantação à colheita, do processamento às embalagens, do transporte até as prateleiras de comercialização, a comida que chega às nossas mesas passa por diversas fases e para isso utiliza grande quantidade de água e energia, cria perigosos gases de efeito estufa e termina afetando cada planta e animal do planeta.

Recentes estudos apontam e chamam a atenção para o volume impressionante de alimentos desperdiçados anualmente que causam não só grandes perdas econômicas como impacto significativo nos recursos naturais dos quais a humanidade depende para se alimentar, com conseqüências no clima, na água, na terra, ameaçando ecossistemas e a biodiversidade, fatores fundamentais para garantir a produção de alimentos no futuro.

Enquanto a fome ainda é um grande problema para milhões de pessoas em todo o mundo, grande parte dos alimentos produzidos é desperdiçada ou perdida por práticas inadequadas. Toda a cadeia alimentar humana desde a produção ao consumo pode desenvolver formas de impedir que isso ocorra como um desafio a ser seguido. (fonte: site FAO Brasil).

Como poderia ser um sistema alimentar sustentável e como caminhar nessa direção são questões importantes para refletirmos.

Na UMAPAZ desenvolvemos o Programa Alimentação e Meio Ambiente que propõe a reflexão e apreensão de práticas que permitam a incorporação e multiplicação de atitudes favoráveis relacionadas às questões socioambientais em todas as etapas do ciclo de produção, consumo e destinação final de resíduos, levando em consideração aspectos da diversidade cultural da nossa população. Visa ainda o reconhecimento de práticas conscientes de consumo como estratégias de promoção de saúde individual, coletiva e ambiental com impactos sociais e ambientais positivos, além das atividades práticas e teóricas ligadas à cozinha sustentável e saudável.

Neste sentido o programa tem o objetivo de desenvolver na UMAPAZ um espaço de educação que possibilite a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos visando à integração das diversas dimensões que constituem o reconhecimento da Alimentação Sustentável no nosso contexto atual. As atividades são oferecidas por meio de palestras, cursos e oficinas direcionados a educadores, profissionais da saúde e público em geral.

Neste mês organizamos um ciclo de palestras que tem o objetivo de abordar diversos aspectos da temática que possibilitem a reflexão e diálogo na perspectiva de uma alimentação compatível com o momento atual, na direção da sustentabilidade e também do prazer de comer e conviver.


Saiba mais clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário