Páginas

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Informativo Mensal

 



Amigos da UMAPAZ,

De acordo com a UNESCO, “Cultura de Paz é paz em ação; é o respeito aos direitos humanos no dia-a-dia; é um poder gerado por um triângulo interativo de paz, desenvolvimento e democracia. Enquanto cultura de vida trata de tornar diferentes indivíduos capazes de viverem juntos, de criarem um novo sentido de compartilhar, ouvir e zelar uns pelos outros, e de assumir responsabilidades por sua participação numa sociedade democrática que luta contra a pobreza e a exclusão; ao mesmo tempo em que garante igualdade política, equidade social e diversidade cultural.”.

Se pensarmos em nossa própria história, podemos afirmar que, em diversos momentos, falhamos em respeitar os direitos do próximo, a Vida, a natureza, as diferenças, os limites sociais e éticos das nossas ações, entre outras coisas. Vivemos num momento delicado onde os esforços unidos dos povos da terra se faz necessário para que possamos marchar em busca do que há muito tempo perdemos, a humanidade.

Colaborando com isso, o preâmbulo da Carta da Terra diz que “estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que no meio de uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que, nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações.”.

A Cultura de Paz não pretende que os instintos agressivos que fazem parte da nossa natureza sejam erradicados totalmente, tarefa aparentemente impossível e até  totalitária, e sim que outras tendências nossas de altruísmo, solidariedade e amor, sejam predominantes nas nossas relações. Com estas tendências assumidas, poderemos contribuir para a ampliação da percepção e compreensão das questões socioambientais, além de construir uma sociedade global justa, sustentável, pacífica e harmônica.

A UMAPAZ prega esse modelo de vida e contribui para a autonomia do pensamento, estimulando a criatividade, a responsabilidade com o planeta e a solidariedade entre os seres humanos e, agora, convida você a participar dessa rede.

Equipe UMAPAZ
Saiba mais: www.prefeitura.sp.gov.br/umapaz
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário