Páginas

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Boletim Extra


INFORMATIVO EXTRA
Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz – UMAPAZ
DEZEMBRO DE 2012



AMIGOS DA UMAPAZ

Este boletim extraordinário é para entregar a vocês a história – até aqui - de um sonho coletivo, empreendimento socioambiental público da Cidade de São Paulo: a Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz – UMAPAZ, Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente de São Paulo. A coletânea Aprendizagem Socioambiental em Livre Percurso – a experiência da UMAPAZ está disponível, em pdf, no seguinte endereço:
Convidamos para o lançamento da publicação e para uma sessão de homenagens do Programa Vidas Inspiradoras, no dia 20 de dezembro de 2012, das 10 às 12 horas, na Escola Municipal de Astrofísica, ao lado do Planetário do Parque do Ibirapuera.
EQUIPE DA UMAPAZ



APRENDIZAGEM SOCIOAMBIENTAL EM LIVRE PERCURSO –
A EXPERIÊNCIA DA UMAPAZ

A publicação Aprendizagem Socioambiental em Livre Percurso tem o propósito de expor a experiência e a abordagem metodológica da UMAPAZ, que incorporaram princípios e orientações contemporâneos para a educação ambiental, crítica e inclusiva, os valores da cultura de paz e da Carta da Terra, a inspiração da Educação Gaia, buscando construir o seu próprio invento, um modo de ser no mundo pautado pela recomposição do sentimento de pertencimento, da visão da interdependência sistêmica da vida, das espécies, uns dos outros, e pelo reconhecimento dos componentes éticos dessa teia.
Em meio ao processo das mudanças climáticas e suas possíveis consequências, a visão de que o estilo de vida de parte da humanidade vem contribuindo para riscos planetários e localizados, ao reconhecimento da intolerável situação de vulnerabilidade de muitas espécies e grupos humanos, consideramos que é preciso e possível transformar riscos em oportunidades, mitigar efeitos e promover adaptações, transmutar vulnerabilidades em resiliência, acomodação em mudança. E, sobretudo, entendemos que educação é fundamental para compreender, respeitar, mover, amar.

Com essa singela produção vai uma imensa esperança de que, ao lado de outros empreendimentos sociais que nos inspiraram e dos que eventualmente possamos inspirar, compartilhemos um renovado respeito à vida, capaz de sustentar e fortalecer nossa coragem para transformar indiferença em amor.


VIDAS INSPIRADORAS - HOMENAGEM A:
ANDRÉ REBOUÇAS, VIVEKANANDA, ELLEN G. WHITE E NICHOLAS ROERICH

Programa Vidas Inspiradoras 
O propósito do Programa Vidas Inspiradoras é divulgar a obra de pessoas de várias partes do mundo, oriundas de diferentes culturas, filosofias de vida, ocupações, formações, que contribuíram, de algum modo, para uma forma de convivência, de pensar e de agir compatíveis com os valores da cultura de paz. Exemplos que, na sua diversidade, podem nos inspirar e ajudar a fazer um mundo melhor.
De 2008 a 2012, foram homenageadas 26 personalidades, com as quais foi composto um painel com os respectivos retratos, no prédio sede da UMAPAZ: Aracy Guimarães Rosa; Betinho, Chiara Lubich; Chico Mendes, Daisaku Ikeda, Dalai Lama, Ellen Johnson Sirleaf, Francisco de Assis, Francisco José de Abreu Matos, Helder Câmara, Irena Sendler, Irmãos Villas Boas, Marina Silva, John Lenon, José Goldenberg, Marechal Rondon, Mahatma Gandhi, Leon Tolstoi. Leimah Gbowee, Martin Luther King, Nelson Mandela, Paulo Evaristo Arns, Paulo Freire, Rudolf Steiner, Sérgio Vieira de Mello, Tagore, Tawakkul Karman, Tatiana Berlinky, Wangari Maathai e Zilda Arns.
Em novembro de 2012 recebemos do artista Rodrigo Schiavoni, doação dos direitos autorais de desenhos dessas personalidades homenageadas pelo Programa, para uma futura publicação, destinada à distribuição gratuita.

Os homenageados do dia 20 de dezembro de 2012 são:
André Pinto Rebouças, Abolicionista brasileiro, engenheiro, inventor, nasceu em Cachoeira, Bahia, em 13 de janeiro de 1838 e faleceu em 09 de maio de 1898. Dele disse Joaquim Nabuco: “Rebouças encarnou, como nenhum outro de nós, o espírito antiescravagista” (NABUCO,1977:199). André Rebouças defendeu igualmente a abolição da miséria.
Swami Vivekananda, Fundador da ordem monástica vedanta Hamakrishna, formado em filosofia e história, profundo conhecedor da história da Índia. Vivekananda teve papel decisivo na introdução da Vedanta e da Yoga no Ocidente, contribuindo para o crescimento da consciência interreligiosa. Ficou conhecido seu inspirador discurso no Parlamento das Religiões do Mundo, em Chicago, 1893, iniciado com a expressão “irmãs e irmãos da América”. Nasceu Narendranath Dutta, em 12 de janeiro de 1863, na Índia e faleceu em 4 de julho de 1902.
Ellen G. White, liderança adventista, escritora, viajou pelos EUA, Europa  e Austrália, difundindo temas espirituais e questões relacionadas à saúde, bem-estar e qualidade de vida em numerosos livros e discursos. É do seu livro Educação o pensamento de que “Todo estudante precisa compreender a relação entre a maneira simples de viver e a norma elevada no pensar” (WHITE, 2003:22,9ª Ed). Nasceu em 26 de novembro de 1827, em Gorham, Maine, EUA e faleceu em 16 de julho de 1915
Nikolai K. Roerich, formado em direito e artes, disseminou, com sua esposa Helena Roerich, conhecimentos e práticas espiritualistas, e deixou vasta produção artística. Por sua proposição foi assinado, em 1935, um Pacto, por 21 nações das Américas, como Tratado de União Cultural, que considera neutros e passíveis de proteção e respeito, em tempo de guerra e em tempo de paz, os monumentos históricos, museus, instituições científicas, artísticas, educacionais e culturais, bem como os funcionários dessas instituições, e institui uma bandeira distintiva (círculo vermelho com três esferas vermelhas dentro do círculo, em fundo branco), para sinalizar esses locais. Roerich nasceu em São Petersburgo, Rússia, em 19 de outubro de 1874 e faleceu em  13 de dezembro de 1947, no Vale Kulu – Himalia.

Coordenação do Programa: Nadime Boueri e André Luiz Moura de Alcântara
Dia: 20 de dezembro de 2012
Horário: das 10h às 11h45
Local: Escola Municipal de Astrofísica (ao lado do Planetário) – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Parque Ibirapuera. Portão 10, somente para pedestres e Portão 3 estacionamento (Zona Azul).

ACONTECEU

08 e 09 de dezembro de 2012, das 10h às 17h, realizou-se a Celebração da UMAPAZ
O Programa contou com a participação dos seguintes facilitadores: Adriano Galhardo, Agni Muller, Alessandra Vilhena, Ana André, Arlenice Juliani (Nice), Cecília Ferri, Eliete Ramos, Elizete Buriti (Lindinha), Estela Gomes, Eveline Limaverde, Fã-clube Star Wars – Conselho Jedi de São Paulo, Fernando Neme, Graça de Micco, Jerusha Chang, Marcio Grou, Miriam Winiaver Garini, Renata Maitino, Rivelene Waldvogel (Riva), Robson Santos, Rodrigo Vitale, Rony Cássio, Rose Inojosa, Tatyana Ramalho, Vanessa Barum, equipe UMAPAZ e com a parceira do Instituto de Geociências da USP (professores e alunos-monitores)
A organização foi realizada pela equipe da UMAPAZ.
As atividades foram livres e gratuitas para os interessados. Estima-se que passaram pela celebração 146 adultos, jovens e crianças.

_______________________________________________________________

A UMAPAZ é um Departamento da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) da Prefeitura do Município de São Paulo. Em funcionamento desde 2006, aUMAPAZ tem por objetivo o fomento e a facilitação da formação de pessoas para a convivência socioambiental sustentável e pacífica, transdisciplinaridade e interculturalidade, cultura de paz e não-violência e acesso universal à informação.


Informativo Mensal da Divisão de Formação da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz – DEA/UMAPAZ/SVMA.
Redação do informativo mensal: Danilo Scudilio Maranho, Mayra Maris e Raquel Borges (estagiárias).

Nenhum comentário:

Postar um comentário