Páginas

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Informativo Novembro


INFORMATIVO MENSAL
Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz
ANO 7 - NOVEMBRO DE 2012

                                                   


 "- São as minha memórias, dona Benta.
- Que memórias, Emília?
- As memórias que o Visconde começou e eu estou concluindo. Neste momento estou contando o que se passou comigo em Hollywood, com a Shirley Temple, o anjinho e o sabugo. É um ensaio duma fita para a Paramount.
- Emília! exclamou dona Benta. Você quer nos tapear. Em memórias a gente só conta a verdade, o que houve, o que se passou. Você nunca esteve em Hollywood, nem conhece a Shirley. Como então se põe a inventar tudo isso?
- Minhas memórias, explicou Emília, são diferentes de todas as outras. Eu conto o que houve e o que deveria haver[...]" (Monteiro Lobato, 1950, p.129)
Reproduzimos esse trecho delicioso de Memórias de Emília para falar da contação de histórias, uma das abordagens utilizadas no processo de construção do conhecimento socioambiental. Com a metodologia do livre percurso de aprendizagem, a UMAPAZ procura alcançar as pessoas por duas vias, que dialogam o tempo todo: encantamento e entendimento. Nessa empreitada, é preciso contar histórias, usar parábolas, metáforas sobre o que houve e o que deveria haver, para despertar interesse e estimular a visão crítica das situações, trabalhando no interstício entre razão e sensibilidade. Com a imaginação criamos futuros, preparamo-nos para a ação. Por isso a contação de histórias não é apenas para as crianças, mas para educadores, pais e todos nós.
Contamos com especialistas muito bem preparados para isso. Neste mês de novembro, estão em ação, em diferentes parques da cidade, Irene Mitsue Tanabe, graduada em Comunicação Social, com Histórias da Mata Atlântica, contadas com origamis; Nadime Boueri, bibliotecária, educadora da equipe da UMAPAZ, com Semeando cultura de paz com histórias, jogos e cantigas para crianças; Miriam Winiaver Garini, cientista social, atriz e professora, que já apresentou histórias de Shakespeare em vários parques e agora oferece Histórias de Árvores do Brasil e do Mundo e Cecília Martin Ferri, fonoaudióloga pós-graduada em Terapia Ramain pelo IAL- Instituto ASRI-Labyrinthe e Universidade Metodista, construindo com os participantes as muitas formas de contar e de elaborar histórias de modo participativo, com a confecção de tapetes contadores e outras estratégias.


Flickr da UMAPAZ: www.flickr.com/photos/umapaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário