Páginas

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Ciências: Tradições e rupturas – Antiguidade Clássica.

Curso "Ciências: Tradições e rupturas – Antiguidade Clássica"

Em janeiro, nos dias 26, 27, 28 e 31/01/2011, das 19h às 22h, a UMAPAZ oferece um curso introdutório à história das ciências naturais no ocidente.

Muito do que conhecemos na Ciência básica desenvolvida na atualidade se relaciona com modelos de interpretação da Natureza que remontam às origens das ciências naturais no ocidente. Alguns desses estudos revelam que há continuidades e rupturas importantes que influenciaram a maneira pela qual as Ciências procuram respostas dentro de metodologias determinadas, que fogem ao escopo de compreensão de muitas pessoas. Os antigos desenvolveram sofisticadas maneiras de explicar a natureza que ainda hoje nos deixam perplexos pela beleza e simplicidade de raciocínio. Esse curso pretende ser o primeiro de uma série sobre as Ciências: tradições e rupturas.
O curso será ministrado pelo professor Walmir Thomazi Cardoso, assessor especial dos Planetários de São Paulo e da UMAPAZ. Professor do Depto de Física da PUC-SP e Professor Convidado do Curso de História e Filosofia da Ciência da Universidad Nacional Tres de Febrero – Argentina. Especialista em História da Ciência pela UNICAMP, Mestre em História na Ciência pela PUC-SP e Doutor em Educação Matemática pela PUC-SP.



Programa:
1. Os pré-socráticos e a estrutura da Natureza.
Apesar de esparsos os fragmentos existentes das obras antes de Sócrates permitem entender um diálogo entre os conhecimentos de povos mais antigos e outros que apareciam nas cidades-Estado gregas do VI século antes de Cristo.

2. Platão: O Universo de Platão e a organização da matéria.
No diálogo conhecido como Timeo, Platão exibiu suas concepções sobre sua Cosmovisão. A Geometria foi uma linguagem importante que se constituiu como base para o entendimento e organização do universo platônico.

3. Aristóteles: classificação, organização e experiência.
Aspectos importantes da obra aristotélica marcaram profundamente a constituição da Ciência no Ocidente. Essas influências permanecem presentes em muitas concepções educacionais até os dias de hoje.

4. A Escola de Alexandria: divórcio entre modelos e realidade?
Nos últimos 30 anos uma grande revisão na História das Ciências tem mostrado que foi precipitado considerar que as explicações de pensadores entre o terceiro século antes de Cristo até o primeiro século depois de Cristo eram somente matemáticas.

                                                                                                                                                         
Serviço: Curso: Ciências: Tradições e Rupturas – A Antiguidade Clássica Público focalizado: Interessados, maiores de 18 anos.
Dias e Horário: 26, 27, 28 e 31/01/2011, das 19h às 22h.
Facilitador: Walmir Thomazi Cardoso
Vagas: 20 – Preenchidas entre os primeiros inscritos.
VAGAS ESGOTADAS
                                                                                                                                                         


Nenhum comentário:

Postar um comentário